SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Wash com enamel Tamiya

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Fernando
Super Membro
Nome: Fernando R Camargo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72

GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72

Wash com enamel Tamiya

Mensagem por Fernando »

Fala pessoal tudo blz ?

Surgiu uma dúvida e acho que aqui é o lugar para perguntar.

É possível usar tinta enamel Tamiya com diluente Ecosolv para fazer wash, em cima de cera Brilho Fácil ? :?: :?:

Antes eu fazia wash com tinta acrílica, mas fica difícil de retirar após seca, e leio sempre que com enamel é mais fácil, além da tinta preencher as linhas em baixo relevo mais fácilmente.

Alguém já usou essa combinação :?:

Grato pela ajuda.

Abs :thumbup:
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Wash com enamel Tamiya

Mensagem por Lessa »

Fernando,
Sim, você pode. Mas certifique-se que você tenha passado pelo menos duas demãos de cera (eu passo até mais) e que ela esteja bem seca, como após 24 horas. Se você fizer aquele wash que apenas deixa correr pelas linhas de painel, como eu eu entendi que você deseja fazer, não terá problemas. Mas se você quiser sujar todo o modelo para depois limpar o excesso, cuidado para não esfregar muitas vezes a mesma área pois uma hora a cera sair.
De resto, manda bala :bala:
Abraço!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Fernando
Super Membro
Nome: Fernando R Camargo
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72

GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72

Mensagem por Fernando »

Grande Lessa,

É isso mesmo, quero realçar as linhas :thumbup: Vou aplicar então mais umas duas demãos de BF, apliquei uma só ;)

Muito obrigado pela dica :thumbup:

Abs :tchau:
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

A regra que eu uso, completamente empírica, é deixar o Brilho Fácil ou Future secar até eu não sentir mais o cheiro dele no kit... talvez seja um exagero, mas enquanto isto vou tocando outras montagens.
Abraço!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Eu aplico duas ou três camadas de Future, deixo secar bem cada uma das camadas, e uso o Tamiya Pannel Accent Color para realçar as linhas de painéis. Depois que o wash secou, eu removo o excesso com toalhinhas de algodão umedecidos com removedor Varsol (que é bem fraquinho). Nos locais de acesso mais difícil ou onde esfregar com a toalhinha puder danificar peças, eu uso cotonetes também embebidos em Varsol. Quando eu digo embebido, quero dizer apenas umedecido, sem que esteja pingando. Dá para remover o Wash mesmo de pois de seco 24 horas.
Para quem usa tinta a óleo, pode-se usar querosene vendido em supermercados. Conheci um PLastimodelista do GAPFor (Fortaleza), o Ferreira, que faz um excelente wash com óleo e remove com querosene, passado com toalha de papel. :thumbup:
Claro que o pulo do gato é sempre selar bem o kit, com Future, Brilho Fácil ou Verniz. :mrgreen:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “Dúvidas”