Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

como se faz?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

SR da guerra
Membro
Nome: marcelo nacimento
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

como se faz?

Mensagem por SR da guerra »

saudação a todos amigos do plasti!

amigos ,tenho um kit (goiabinha) aqui na bancada que é o próximo da fila, e gostaria de criar esse mesmo efeito de desgaste desse sd.kfz ai da foto. que peguei na net. que alias tá show! parabéns ao modelista!

Imagem

esse efeito nas quinas do veiculo, que simula algo meio que enferrujado. então gostaria de saber:

1- como é feito? antes,ou depois da pintura?

2- e com qual cor?(me refiro aos desgastes)

confesso que é algo bem realista! e como nunca usei essa técnica, se algum modelista mais veterano puder me ensinar eu agradeço muito! e vou emprega-la na minha próxima montagem, que nesse momento encontra-se na faze das pesquisas.

fico no aguardo!
obrigado a todos! :thumbup:
"Qualquer modelo bem executado., em nada difere de uma obra de arte!
M. nascimento
ajcmac
Super Membro
Nome: António Machado

Re: como se faz?

Mensagem por ajcmac »

SR da guerra escreveu:saudação a todos amigos do plasti!

amigos ,tenho um kit (goiabinha) aqui na bancada que é o próximo da fila, e gostaria de criar esse mesmo efeito de desgaste desse sd.kfz ai da foto. que peguei na net. que alias tá show! parabéns ao modelista!

Imagem

esse efeito nas quinas do veiculo, que simula algo meio que enferrujado. então gostaria de saber:

1- como é feito? antes,ou depois da pintura?

2- e com qual cor?(me refiro aos desgastes)

confesso que é algo bem realista! e como nunca usei essa técnica, se algum modelista mais veterano puder me ensinar eu agradeço muito! e vou emprega-la na minha próxima montagem, que nesse momento encontra-se na faze das pesquisas.

fico no aguardo!
obrigado a todos! :thumbup:
SR da guerra

Conheço três maneiras de atingir o que pretende.

1ª - Depois da pintura pronta e com um pincel aplicar cor de ferrugem nos locais pretendidos. No entanto, não uso esta técnica porque acho que não dá um aspecto real. Ficam os rebordos muito redondinhos. Mas há quem a utilize e bem.

2ª - Começar com um primário de cor de ferrugem, aplicar maskol nos locais pretendidos, pintar da cor pretendida. No final retirar o maskol com uma borracha.

3ª - Esta, para mim, a que dá menos trabalho. Depois de pintar utilizar cor de ferrugem com uma esponja. No final pode passar mina de lápis (convém o nº2 ou HB) esfregando com um pincel ou directo com um lápis para lhe dar um tom metálico. Este é o meu preferido porque obtenho os mesmos resultados e com menos trabalho.

Ferrugem (utilizo um tom castanho avermelhado e junto um pouco de preto) aplicado directo com uma esponja.

Imagem

Imagem

Aqui não tem ferrugem mas o princípio é o mesmo. Depois de ter pintado com prata, apliquei o maskol e depois a cor definitiva. É só trocar o prata pela cor da ferrugem.

Imagem

Espero ter ajudado.

Um abraço

ajcmac
Dom
Super Membro
Nome: José Jonanthan Silva

Mensagem por Dom »

olá, olha eu aqui de novo :mrgreen:

seguinte, dá uma olhada nestes tópicos, explicam muito bem sobre pintura e wheatering(desgastes) de veículos militares. diversas técnicas.

p1:http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=28

p2: http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=28

p3: http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=28

esse daqui é específico para o que você quer; Existem várias técnicas: a do sal, spray de cabelo, chipping, e muitas outras. essa é a chipping com esponja, dá um efeito muito bom e é fácil de se fazer.

http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=28

não sou o altor de nenhum desses tópicos, mas já testei todos :lol:

qualquer dúvida pode entrar em contato por MP. :thumbup:
vou ver se encontro mais alguma coisa e posto aqui.
Colador de papel. :D
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Aprendo todos os dias aqui no PlastiBrasil!! :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
SR da guerra
Membro
Nome: marcelo nacimento

Mensagem por SR da guerra »

Ajmac,dom , obrigado pelas muitas dicas amigos! eu fico muito agradecido. algumas dessas técnicas eu já conheço : o chipping com esponja; o chipping com maskol que inclusive usei na minha ultima montagem de uma olhada ficou bem legal http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... &start=100, eu também tenho esse artigo do panzerserra, dom.mais eu imaginei que esse sd.kfz fosse feito de alguma outra maneira.

eu agradeço aos dois pela presteza das respostas. obrigado!

Lessa, dei uma olhada no teu blog; bem legal!

um abraço .
"Qualquer modelo bem executado., em nada difere de uma obra de arte!
M. nascimento
Dom
Super Membro
Nome: José Jonanthan Silva

Mensagem por Dom »

olha só, a técnica que mais se encaixa no que você quer é o chipping com maskol mesmo:
fica bem realista.

:thumbup:
Colador de papel. :D
Responder

Voltar para “Dúvidas”