HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Compressor Sagyma S18

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Ruggiero
Novato
Nome: Fabio Ruggiero Manente
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Compressor Sagyma S18

Mensagem por Ruggiero »

Pessoal, quem tem esse compressor ou conhece por favor me ajudem ...

Imagem

Chegou o meu compressor e liguei para testar, mas diferentemente de como eu vi os videos, o compressor fica ligando e desligando sozinho ...

Mesmo eu nao acionando o Aerografo, ele faz a pressao ate uns 60psi e desliga ... depois a pressao vai caindo e quando chega nuns 30psi ele liga novamente, nao sei se isso é normal ou nao ... achei que ele esquentou um pouco tbm ...

Nos videos o pessoal dizia que enquanto o aerografo estivesse desligado ele nao funcionaria e depois que apertasse o botao ai sim ele funcionava.

Outra duvida, qdo aciono a pressao fica por volta de 20psi, é o suficiente ? Testei um pouco de tinta e percebi que só saia mesmo quando eu praticamente colocava todo o gatilho para tras.

E esta alavanca funciona como ??? de abrir e fechar ?
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Compressor Sagyma S18

Mensagem por Lessa »

Ruggiero,

Você regulou a pressão no manômetro para quanto?
Quanto à temperatura do compressor, relaxe que é assim mesmo. Ele esquenta bastante mesmo.
A pressão de 20 PSI pode ser suficiente ou não, depende da tinta que você está usando, da diluição, da distância em que você está aplicando da peça, do quanto você está puxando o gatilho do aerógrafo... :thumbup:
Que aerógrafo você está usando? Alguns possuem regulagem no copo para o fluxo de tinta. Que tinta você usou e quanto você diluiu?
Que alavanca é esta que você se refere? :pensando:
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Ruggiero
Novato
Nome: Fabio Ruggiero Manente

Mensagem por Ruggiero »

Lessa tudo blz ? Valeu pela força, nas perguntas eu ainda estava no calor da emoção de usar a primeira vez, mas vamos lá vou tentar explicar com calma.

Você regulou a pressão no manômetro para quanto?

:? Para ser honesto ainda nem regulei, deixei como veio de fábrica.
Quando ligo o compressor, ele vai até uns 60PSI, após isso ele desliga. O que me estranhou foi que quando desce por volta de uns 40psi ele volta a ligar sozinho novamente. Minha dúvida é, mesmo eu não usando o aerogrago, esta la parado, o compressor é normal ficar fazendo esse trabalho de aumentar o psi, desligar e depois ligar novamente.

Desligamento em 60 PSI 4,3 BAR-Religamento 40PSI 2,8 BAR

:? A pergunta disso é que eu vi em alguns videos e sites falando do compressor, que ele só voltaria a ligar novamente quando acionamos o aerografo (2 tempos) ou seja quando apertamos o botão para sair o ar.

Quanto à temperatura do compressor, relaxe que é assim mesmo. Ele esquenta bastante mesmo.

:thumbup: Ótimo, assim é só controlar o tempo de uso para não exagerar.

Que aerógrafo você está usando? Alguns possuem regulagem no copo para o fluxo de tinta. Que tinta você usou e quanto você diluiu?
Que alavanca é esta que você se refere? :pensando:

Comprei exatamente este aqui http://www.piataborrachas.com.br/ecomme ... ofissional

O Aerógrafo Steula.

A tinta que usei foi a Revell(Esmalte) e dilui com Ecosolv. Achei que a diluição ficou boa, bem parecido com leite.

Quanto a alavanca, na verdade é o controle de abrir e fechar do compressor.

O que realmente me preocupou foi o liga e desliga do aparelho, queria entender se posso controlar isso, e só fazer ele ligar quando aperto o botão do aerografo, pois, muitas vezes estamos lá mexendo com a peça que será pintada e o compressor já esta trabalhando ligando e desligando. A não ser que eu tenha que ficar desligando manualmente, mas não foi bem isso que entendi nos videos.

Vocês tem muito mais experiencia no assunto, sabem como funciona r como é com vocês. Valeu pela força ... :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Ruggiero escreveu:Pessoal, quem tem esse compressor ou conhece por favor me ajudem ...

Imagem

Chegou o meu compressor e liguei para testar, mas diferentemente de como eu vi os videos, o compressor fica ligando e desligando sozinho ...

Mesmo eu nao acionando o Aerografo, ele faz a pressao ate uns 60psi e desliga ... depois a pressao vai caindo e quando chega nuns 30psi ele liga novamente, nao sei se isso é normal ou nao ... achei que ele esquentou um pouco tbm ...

Nos videos o pessoal dizia que enquanto o aerografo estivesse desligado ele nao funcionaria e depois que apertasse o botao ai sim ele funcionava.

Outra duvida, qdo aciono a pressao fica por volta de 20psi, é o suficiente ? Testei um pouco de tinta e percebi que só saia mesmo quando eu praticamente colocava todo o gatilho para tras.

E esta alavanca funciona como ??? de abrir e fechar ?
Este comportamento é normal, Ruggiero.
Tive um compressor igual a este antes do meu atual, que é o com reservatório de 3 litros. Este aguenta mais tempo sem ligar ou desligar (enquanto tem ar suficiente no tanque). Acabei trocando ele por um kit do Rafale B da Revell 1/48, pois comprei o modelo que uso hoje, com tanque de 3 litros.
A pressão de 20 PSi também é adequada. Eu usava entre 15 e 30 PSi neste modelo. No atual, consigo trabalhar, em média, com 10 Psi.
Sobre a questão do gatilho do aerógrafo não posso dizer nada pois cada aerógrafo é uma experiência diferente, conforme a qualidade do modelo.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Em relação à temperatura, não precisa se preocupar muito. Ele esquenta mas ninguém no plastimodelismo precisa deixar ele ligado por tanto tempo a ponto da temperatura ser prejudicial ao seu compressor.

Em relação à pressão, puxe o knob de ajuste e gire para a esquerda para diminuir a pressão. Para a direita, você aumenta. Empurre para baixo o knob para trava-lo após chegar na pressão desejada (particularmente, meu compressor - que não é este, mas muito parecido - está sempre com este knob puxado).
É bem provável que ele esteja setado para 60 PSI.

Em relação aos 20 PSI, para mim é muito usando enamel. Mas, novamente, isto é preferência de cada modelista. Não uso mais que 10 PSI com esta tinta. É estranho sua tinta não ter saído com esta pressão. Está foi a primeira vez que você usou o aerógrafo? Você mostrou bem a tinta antes é durante a diluição? Para os 40 PSI que você testou, o esperado era que a tinta praticamente sumisse do copo se você puxasse todo o gatilho.

Lembre-se que, se a pressão que você pedir for muito alta, ele vai levar um tempinho até que ela seja atingida mesmo. E quanto maior for a sua mangueira, mais tempo levará, pois ela acabará fazendo o papel um reservatório de ar.

Faça uns testes ai e escreva os resultados pra gente. Se tiver outras dúvidas, estamos na escuta.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”