Lá vou eu com o meu primeiro modelo desse GT.
O objetivo é produzir um estudo das aeronaves da De Havilland Canada que foram utilizadas pelo Exército Americano durante a Guerra do Vietnã na 1/100.
O primeiro modelo escolhido é justamente o maior: o DHC-4 Caribou, conhecido também como Bufallo, ou com a designação militar C-7. Este bimotor foi desenhado no Canadá no final dos anos 50 para um requerimento do US Army para um transporte de carga e tropas tático de médio porte que tivesse grande capacidade STOL (pouso e decolagem curta). Após vencer a concorrência em 1958 a DHC passou a produzir o Caribou para USAF e o Exército dos Estados Unidos entrando em operação regular a partir de 1960.

Amplamente utilizado no Vietnã para transporte tático e MEDEVAC principalmente pelo US Army e pela Air America (O braço aéreo da CIA para operações clandestinas) o Caribou era muito apreciado por sua capacidade STOL (decola de uma pista de areia com 365 M / 1200 pés) e razoável capacidade de carga (dois jeeps ou veiculos similares / ou 32 soldados totalmente equipados, ou mais de 3500 kg de carga).

O Caribou foi usado também no conflito do Sudeste Asiático pela RAAF.

Muitos países ainda operam militarmente o C-7 entre eles o Brasil que está lentamente retirando os Buffalos (Nome dado pelo US Army) de serviço em favor dos novos CASA C295. Os C-7 ainda voam em pequenas forças aéreas e com muitos operadores civis.
O modelo que vou montar é da Murph's Models e representa um C-7 da USAF com motivos natalinos em 1968, era o avião que distribuía as cartas e encomendas de natal nas Bases americanas

Para orientar a minha montagem utilizarei o In Action sobre o C-7

Como sempre reduzo tudo para a escala 1/100. No próximo post uma análise do modelo. Até lá.