Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Pintura e verniz

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Danielbinho
Novato
Nome: Daniel Coelho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Pintura e verniz

Mensagem por Danielbinho »

Ola, estou iniciando no plastimodelismo e pretendo montar um kit de militaria 1/72.A questao e que vou pintar todo ele com pincel.E a minha duvida e se eu pintar com tinta esmalte ,se posso ,apos pintura ,passar um verniz acetinado acrilex com pincel?
E gostaria de saber tambem como fazer efeito de desgaste ,como chipping,que cor posso usar para fazer efeito de ferrugem e tinta lascada?
Aguardo resposta,
Obrigado
profalexandre
Super Membro
Nome: Alexandre R T Souza
Contato:

Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144

GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700

Re: Pintura e verniz

Mensagem por profalexandre »

Olá, Daniel, tudo bem?

Seja bem vindo ao forum, tenho certeza que você vai gostar dele.
Cara, não sou o mais indicado para dar dicas sobre formulação de tintas e/ou vernizes. Deixo isso para os mestres, que logo vão aparecer por aqui pra te dar uma ajuda, com certeza.
No chipping, conheço a técnica do sal, que nunca usei, e a da esponja, que é bem simples, e por isso estou usando no momento. Como a do sal é mais complicada, pretendo tentar no futuro.
No chipping com esponja, você recorta um quadradinho pequeno de esponja (de lavar louça mesmo, ou mais fina, como aquelas espumas que vem envolvendo equipamentos eletrônicos nos estojos), prende ela na ponta de uma pinça, de forma que fique arredondada. Com o kit já pintado, vc molha na tinta pura, sem diluir, carimba algumas vezes em uma toalha de papel para tirar o excesso, e depois vai aplicando cuidadosamente nos cantos vivos, onde vc quer simular o desgaste. É bem fácil de fazer e fica bem legal.

Não se esqueça de abrir o tópico com a sua montagem, quando a iniciar. O pessoal costuma acompanhar as etapas e dar pitacos valiosos. Já aprendi muito assim.

Abraço!
Imagem
Danielbinho
Novato
Nome: Daniel Coelho

Re: Pintura e verniz

Mensagem por Danielbinho »

Obrigado profalexandre .Vou iniciar a montagem do SD. KFZ. 7 / 2 - Revell - 1/72 e pretendo caprichar na montagem e pintura.Assim que iniciar a montagem posto aqui.
Thunderbolt
Super Membro
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Curtiram: 17 vezes

Re: RE: Pintura e verniz

Mensagem por Thunderbolt »

Danielbinho escreveu:Ola, estou iniciando no plastimodelismo e pretendo montar um kit de militaria 1/72.A questao e que vou pintar todo ele com pincel.E a minha duvida e se eu pintar com tinta esmalte ,se posso ,apos pintura ,passar um verniz acetinado acrilex com pincel?
E gostaria de saber tambem como fazer efeito de desgaste ,como chipping,que cor posso usar para fazer efeito de ferrugem e tinta lascada?
Aguardo resposta,
Obrigado
Fala Daniel!
Se o verniz da Acrilex for acrílico (base água) não tem problema algum, pode aplicar com pincel sem problema.
O que você não pode fazer é utilizar tinta e verniz com mesmo diluente se for aplicar com pincel.
No aerógrafo não tem problema pois não existe atrito entre pincel e superfície pintada (só depósito do verniz sobre a tinta através do jato de ar).
Quanto a material para chipping pode usar grafite, carvão em barra (usado em desenho artístico), giz pastel seco, pigmentos próprios para essa função (AK, Mig, Vallejo), terra de verdade misturada com cola, etc.
Os arranhões na escala 1/72 faço com lápis de cor aquarelável na cor preta (molho a ponta do pincel e passo cuidadosamente nos lugares que quero simular o arranhão).
Ferrugem você pode fazer com giz pastel marrom avermelhado simulando uns escorridos.
Dá uma olhada no You Tube, tem muita coisa legal lá.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Militaria”