Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Pérola Negra do Piratas do Caribe - Revell 1/150 Model Set

Fórum dedicado aos modelos de Naval que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Naval

Xucro
Novato
Nome: Daniel Carpter
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

GTs em Andamento:
GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Millennium Falcon (Star Wars) Bandai 1/144 - versão Os Últimos Jedi

Re: RE: Re: Pérola Negra do Piratas do Caribe - Revell 1/150 Model Set

Mensagem por Xucro »

Pacheco escreveu:O mar está perfeito.
Parabéns.
Buenas Pacheco! Obrigado!
O mar está dando mais trabalho e tempo que o kit Imagem
Ainda tenho de fazer as ondas e espumas do mar no barco e terminar o Pérola Negra pois no kit não dizia pra colocar cordas mas achei que faltava então comecei a colocar. As bandeiras piratas que vem no kit são adesivos plásticos, não dão a noção de movimento que penso então também tenho de pensar o que fazer com elas, como deixar mais realista.
Vamos adiante...

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Re: Pérola Negra do Piratas do Caribe - Revell 1/150 Model Set

Mensagem por Hary »

Sensacional esse mar. :clap: Qual material vc usou? Poderia criar um tutorial pra galera. :D
Na bancada
Imagem
Xucro
Novato
Contato:

GTs em Andamento:
GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Millennium Falcon (Star Wars) Bandai 1/144 - versão Os Últimos Jedi

Re: RE: Re: Pérola Negra do Piratas do Caribe - Revell 1/150 Model Set

Mensagem por Xucro »

Hary escreveu:Sensacional esse mar. :clap: Qual material vc usou? Poderia criar um tutorial pra galera. :D
Buenas, Hary!

Sim, claro que posso compartilhar. Vim até o fórum para aprender mas se posso auxiliar com algo, fico contente e honrado.

Minha versão de mar foi a mistura de algumas técnicas de dioramas de mar que vi no YouTube. Dentre várias, uma delas é desse vídeo gringo https://youtu.be/p6uQ5_Aa51c que achei bem interessante pelas diversas texturas, luzes e sombras e a outra desse vídeo brasileiro https://youtu.be/tijIyMpGwnk que me impressionou pela solução simples e criativa para uma textura tão difícil quanto o mar. Achei que poderia utilizar o melhor das duas técnicas e mais o que vi em outros vídeos e, até o momento, o resultado está bastante do meu agrado.

Tentarei descrever o modo que fiz com os materiais:

Primeiro, fiz uma base de isopor colando duas folhas para ter uma boa espessura.

Com esta base alta e retangular, coloquei o barco ao centro, na diagonal, e desenhei a silhueta do casco para marcar onde ele iria ficar (a ideia é que o barco pareça estar dentro da água, com boa parte do casco dentro do isopor).

Com a área marcada, comecei a esculpir as ondas do mar no bloco de isopor com estilete, mais ou menos como mostra no primeiro vídeo que citei, para dar a ideia das vagas num mar revolto (como o Pérola Negra é um navio pirata preto, mágico e misterioso, achei que tinha de estar num mar agitado e ameaçador então tentei fazer boas depressões na hora de esculpir as ondas do mar). Depois de fazer as ondas com estilete, cortei o local onde o barco iria ficar, marcado anteriormente.

Feita a base de isopor, peguei um papel cartão na cor azul e pincelei bastante uma mistura de cola escolar e água, para hidratar o papel e tornar ele maleável. Quando senti que estava no ponto de flexibilidade que queria, apliquei cola na base de isopor e o papel cartão por cima. Já aproveitei que o papel estava amolecido e fiz o furo onde iria ficar o barco (esta fase até dá pra ver em duas das fotos do início do post). Deixei ele secando de um dia para o outro.

No dia seguinte, com o papel cartão já seco e colado na base, comecei a trabalhar as luzes e sombras na pintura. Nas partes mais fundas pintei com uma mistura de tinta azul com preto (não sei dizer as proporções mas o bastante para ficar bem escuro) e nas partes mais altas pincelei tinta branca como se fossem as espumas do mar. Nesta fase, como era minha primeira experiência e nem sabia se daria certo, poupei minhas tintas Tamiya, Vallejo e Revell e utilizei as tintas acrílicas da Acrilex, que tem um excelente resultado.

Após a secagem das tintas, apliquei generosas porções de silicone em gel (destes que se compram para vedação de box de banheiros). Utilizei quase a bisnaga inteira. Espalhei ela bem, respeitando as depressões das vagas e com um palito largo de picolé comecei a "puxar" as ondas (como mostra no segundo video que citei), sempre tendo em mente que meu barco tem as velas cheias, como se estivesse a todo pano, e que o vento no mar do diorama teria de reproduzir essa mesma ideia e direção. Também fiz o "rastro" do navio na água mais salpicado, como acontece no mar de verdade. Nesta fase tive de ser rápido pois o secamento do gel começa aos 4 minutos então é melhor planejar as atividades antes de aplicar. Para curar bem, deixei descansar de um dia para o outro.

Com o gel silicone seco passei para as novas fases de pintura, seguindo a mesma ideia inicial de tons mais escuros nos fundos das ondas e tons mais claros nas partes onde as ondas "viram". Nesta fase fiz pinturas de tinta azul com preto, o azul natural e o azul com branco, todos pintados no silicone e sem diluição das tintas para auxiliar no volume e textura.

Por fim, utilizei a tinta branca para as espumas da água. Novamente pensei no navio com as velas cheias, com vento em popa na diagonal da minha base, então puxei as pinceladas todas na direção contrária do "vento" para obter a ideia de movimento.

Peço desculpas por não ter fotografado todas estas etapas para poder postar aqui. Realmente, não sabia se daria certo e como era um teste não me preocupei em fazer o registro fotográfico.

Se alguém utilizar esta minha técnica híbrida, adoraria ver o resultado também.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Novato
Contato:

GTs em Andamento:

Mensagem por Xucro »

Envio mais fotos, tentando pegar mais detalhes, para auxiliar no entendimento da explicação acima.ImagemImagemImagemImagemImagem

Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Mensagem por Hary »

Tutorial bem detalhado Daniel! Obrigado por compartilhar. Já anotei tudo. :lol:
E mais uma vez, Parabéns pelo trabalho! :clap: :clap:
Na bancada
Imagem
Valente
Super Membro
Nome: Carlos Valente Junior
Curtiram: 2 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA

GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model

Mensagem por Valente »

Trabalho super legal, o efeito do mar revolto está perfeito
Parabens Daniel :clap: :clap: :thumbup:
Xucro
Novato
Contato:

GTs em Andamento:

Mensagem por Xucro »

Hary escreveu:Tutorial bem detalhado Daniel! Obrigado por compartilhar. Já anotei tudo. :lol:
E mais uma vez, Parabéns pelo trabalho! :clap: :clap:
É um prazer poder auxiliar.
Agradeço pelo reconhecimento de meu trabalho bem amador e ainda inacabado :D
Espero concluir todas as etapas em breve para postar o resultado final.
Abraço!
Novato
Contato:

GTs em Andamento:

Mensagem por Xucro »

Valente escreveu:Trabalho super legal, o efeito do mar revolto está perfeito
Buenas, Valente! Obrigado!
Eu mesmo duvidei que ficaria legal :lol: :lol: :lol: mas até que está ficando bem honesto.
Espero terminar em breve o barco em si (tô enrolado nisso... botei na cabeça que quero fazer as bandeiras piratas de pano desbotado e ainda não sei ao certo como e isso acaba atrasando a finalização do projeto).
Também preciso inserir mais detalhes de água. Acho que um verniz brilhante em spray pode dar um aspecto "molhado" para este mar, que está com aparência um pouco seca. Preciso fazer as espumas ao redor do barco e tenho de testar os materiais para isso (tenho pensado em algodão ou guardanapos de papel picados, com algum selante)
Também estou pensando que poderia incluir uns rochedos e já estou tendo umas ideias de como fazer...

Vamos adiante
Super Membro
Nome: Carlos Valente Junior
Curtiram: 2 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA

GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model

Mensagem por Valente »

Xucro escreveu:
Valente escreveu:Trabalho super legal, o efeito do mar revolto está perfeito
Buenas, Valente! Obrigado!
Eu mesmo duvidei que ficaria legal :lol: :lol: :lol: mas até que está ficando bem honesto.
Espero terminar em breve o barco em si (tô enrolado nisso... botei na cabeça que quero fazer as bandeiras piratas de pano desbotado e ainda não sei ao certo como e isso acaba atrasando a finalização do projeto).
Também preciso inserir mais detalhes de água. Acho que um verniz brilhante em spray pode dar um aspecto "molhado" para este mar, que está com aparência um pouco seca. Preciso fazer as espumas ao redor do barco e tenho de testar os materiais para isso (tenho pensado em algodão ou guardanapos de papel picados, com algum selante)
Também estou pensando que poderia incluir uns rochedos e já estou tendo umas ideias de como fazer...

Vamos adiante
Quanto detalhe por vir
O pano desgastado voce consegue manchando com cafe, fica bem real e a ideia do algodão para a espuma é bem interessante :thumbup:
Xucro
Novato
Contato:

GTs em Andamento:

Mensagem por Xucro »

Pois então, estou intrigado com a textura do pano. Na minha cabeça tem de ser aqueles tecidos de N fios, para não ficar desproporcional no navio. Tenho de ver isso.
Quero ver se testo a espuma com laca hoje pra ver o que dá.

Voltar para “Naval”