Opa Roland,
Me atualizei no seu tópico, esse problema com tintas acontece com todo mundo! Só que tem gente que não divulga...
Eu uso de tudo, acrílicas, esmalte (enamel) e as minhas favoritas laca (lacquer), mas cada uma tem seu ponto forte e seu ponto fraco. Vc deve aprender isso.
De uma olhada nesse link:
http://www.swannysmodels.com/Alclad.html
Apesar do autor estar falando da ALCLAD, que é "laca", ele dá uma explicação de como as outras tintas reagem com o plástico. Vc verá que a tinta acrílica é como se fosse uma "parede feita de entulhos" sobre o plástico, fácil de ser quebrada, o que significa que a aderência ao plástico não é das melhores.
Já o Esmalte fica igual a um muro de tijolos. É preciso algum esforço para removê-lo do plástico.
A LACA (lacquer) quase que se funde ao plástico, e para retirá-la do plástico é preciso lixar à s vezes!
Mas vc precisa saber o que vc quer fazer e como funcionam os diluentes. A laca é a melhor tinta do mundo? Claro que não! O cheiro é forte e é meio chato de pintar usando com pincel pois ela seca muito rápido. Eu, por exemplo, qdo preciso pintar algo no pincel uso esmalte.
Agora, com relação aos washes, que são na verdade uma tinta extremamente diluída, vc não pode usar um diluente que ataque a tinta debaixo!
Por exemplo, no painel do Lightning que estou montando, eu pintei inicialmente com tinta acrílica, depois cobri com tinta esmalte e depois retirei a tinta esmalte da parte em alto relevo com um cotonete embebido no solvente sintético (a base de petróleo, ou seja o vulgo thinner, águarraz etc...) e a técnica deu certo!
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... 7&start=60
Aqui onde eu moro eu poderia ter removido o esmalte até com gasolina! No entanto, se vc tentasse fazer isso no Brasil com gasolina, vc iria remover as duas tintas (acrilica e esmalte), sabe pq?
Pq no Brasil a gasolina contém álcool. E o álcool é solvente da tinta acrílica. Entendeu onde eu quero chegar?
O solvente das lacas é o thinner celulósico, acetona e etc... se vc passar sobre uma tinta acrílica teoricamente não aconteceria nada, mas a acetona de farmácia tem álcool e aí diluíria as duas!
Entendendo desse princípio vc pode fazer os washes a seu gosto, mas sempre trabalhando com solventes que não ataquem a tinta de baixo.
Essa é uma das razões do pessoal "selar" o modelo com a cera FUTURE, pq o solvente da FUTURE é o amoníaco.
Álcool, aguarraz, etc não atacam a cera permitido que vc retire o wash todo sem que tenha a pintura de baixo comprometida!
O outro motivo é deixar a pintura lisa para evitar que o wash entranhe onde não deve.
Espero ter contribuído e não ter falado besteira, afinal de contas sempre estamos aprendendo e tudo o que eu disse foi baseado na minha experiência e pesquisa. Pode ser que alguém consiga provar o contrário.
E bora mandar

que tá ficando bonito!