SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Gostaria de tirar algumas dúvias sobre primer

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
rhapsodymipo
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jul 2020, 00:45
Nome: Afonso Zach
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Gostaria de tirar algumas dúvias sobre primer

Mensagem por rhapsodymipo »

Olá, sou novo nessa área e gostaria que me tirassem algumas dúvidas sobre primer PU se possível
Há a possibilidade de ser utilizado com aerógrafo ou é muito grossa mesmo diluída?
Pode ser estocada após diluída ou deve ser utilizada na hora mesmo sem adicionar o catalizador?
há alguma marca de primer universal ou laca nitrocelulose que se aproxime da qualidade da pu (mais viável que mr surfacer e tamiya)?
Primer de laca nitrocelulose pode ser sobreposta com massa plástica ou dissolve?
valeu pessoal
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8452
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Gostaria de tirar algumas dúvias sobre primer

Mensagem por NightRider »

rhapsodymipo escreveu:Olá, sou novo nessa área e gostaria que me tirassem algumas dúvidas sobre primer PU se possível
Há a possibilidade de ser utilizado com aerógrafo ou é muito grossa mesmo diluída?
Pode ser estocada após diluída ou deve ser utilizada na hora mesmo sem adicionar o catalizador?
há alguma marca de primer universal ou laca nitrocelulose que se aproxime da qualidade da pu (mais viável que mr surfacer e tamiya)?
Primer de laca nitrocelulose pode ser sobreposta com massa plástica ou dissolve?
valeu pessoal
Afonso, o primer PU pode ser utilizado em aerógrafo, mas você deverá diluí-lo um pouco mais do que o indicado pelo fabricante, pois em regra a diluição indicada é para uso em pistola de pintura e não aerógrafo. Depois de catalisado, o produto tem um tempo de vida útil, que varia conforme o produto, fabricante, temperatura, mas em média é de 1 à 2 horas. Quanto a indicação de uma marca de primer, não vou saber te dizer com precisão, mas sei que os primers da Sherwin Willians são muito bem recomendados. Espero ter ajudado.

Um abraço !
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3384
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: Gostaria de tirar algumas dúvias sobre primer

Mensagem por Flying Pancake »

rhapsodymipo escreveu:Olá, sou novo nessa área e gostaria que me tirassem algumas dúvidas sobre primer PU se possível
Há a possibilidade de ser utilizado com aerógrafo ou é muito grossa mesmo diluída?
Pode ser estocada após diluída ou deve ser utilizada na hora mesmo sem adicionar o catalizador?
há alguma marca de primer universal ou laca nitrocelulose que se aproxime da qualidade da pu (mais viável que mr surfacer e tamiya)?
Primer de laca nitrocelulose pode ser sobreposta com massa plástica ou dissolve?
valeu pessoal
Seja bem vindo rhapsodymipo

O primer PU pode sim ser usado no aerógrafo se você diluir bastante, como o Night disse, deixar mais fino do que o indicado na lata.

Você pode deixar ele diluído guardado desde que não adicione o catalizador na mistura. Deixe para adicionar o catalizador no momento que for usar no aerógrafo.

Eu uso o primer spray da Tek Bond. Colo um canudo no bico dele e coloco direto no aerógrafo com algumas gotas de Thinner PU para melhorar o fluxo, funciona que é uma beleza e o resultado fica extremamente liso. Nunca mais usei outro tipo de primer depois disso.

Eu particularmente não sei a respeito da massa plástica, mas nunca tive problema com as Puttys do hobby ou massa base água, como a F12.

Abs
Avatar do usuário
rhapsodymipo
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jul 2020, 00:45
Nome: Afonso Zach
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Gostaria de tirar algumas dúvias sobre primer

Mensagem por rhapsodymipo »

Pessoal, muito obrigado pelas respostas, ajudaram bastante. optei pelo pu 511 da maxi rubber porque o frete dói menos no bolso. depois posto contando minha experiência com ele.
Responder

Voltar para “Dúvidas”