Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Empresa nacional

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
ThalesVaz
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2020, 11:07
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Empresa nacional

Mensagem por ThalesVaz »

Estou pensando na possibilidade de montar uma pequena empresa de fundo de quintal de plastimodelismo daqui a algum tempo (em outras palavras, quando sobrar dinheiro). Não compartilho do hobby mas conheço um pouco de mêtodos de fabricação e sempre gostei de dioramas. A idéia seria vender apenas as partes plásticas e acrilicas, sem o kit de tintas e afins. Qual a opinião de vocês?
Avatar do usuário
CCRider
Super Membro
Mensagens: 1264
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72
 

Re: Empresa nacional

Mensagem por CCRider »

ThalesVaz escreveu:Estou pensando na possibilidade de montar uma pequena empresa de fundo de quintal de plastimodelismo daqui a algum tempo (em outras palavras, quando sobrar dinheiro). Não compartilho do hobby mas conheço um pouco de mêtodos de fabricação e sempre gostei de dioramas. A idéia seria vender apenas as partes plásticas e acrilicas, sem o kit de tintas e afins. Qual a opinião de vocês?
Qual o plano, exatamente? Vender kits em plástico injetado, como das marcas tradicionais? Isso envolve o desenvolvimento e fabricação de matrizes de injeção, que costumam ter um valor astronômico, e não sei se o mercado nacional justificaria (ou mesmo uma eventual venda internacional, visto que o "custo Brasil" provavelmente tornaria o preço muito pouco - ou nada - competitivo).

Uma alternativa seria modelos em resina, visto que já existem marcas nacionais (Duarte, GIIC) que, de uma forma ou outra, se sustentam.
Avatar do usuário
ThalesVaz
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2020, 11:07
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Empresa nacional

Mensagem por ThalesVaz »

O plano é impressão 3d, não injeção. Extrusão do próprio filamento e usar bico de 0.1. Com isso da p investir na customização. Exemplo: no caso dos aviões, dar a opção de escala, de fazer a fuselagem aberta mostrando o interior, de motor exposto como se em manutenção, etc...
Avatar do usuário
CCRider
Super Membro
Mensagens: 1264
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72
 

Re: Empresa nacional

Mensagem por CCRider »

Desconheço resultados de impressão 3D a contento para o plastimodelismo.

Mas, se tiveres uns exemplos para postar aqui... :thumbup:
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Empresa nacional

Mensagem por TioDrakul »

Hum... Eu devo avisar que fazer um bom modelo é difícil e caro (as Trumpeters da vida ganham no volume de vendas). Mas eu arrisco dizer que teria um mercado razoável se você conseguisse produzir partes de qualidade, ainda mais se você pode fazer elas sob medida e sob demanda (por exemplo, alguém precisa de uma parte pouco conhecida para fazer uma versão incomum de uma aeronave qualquer).
Avatar do usuário
ThalesVaz
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2020, 11:07
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Empresa nacional

Mensagem por ThalesVaz »

Ainda é só uma idéia. Estou fazendo uma espécie de "pesquisa de mercado" aq. Ainda tenho q pesquisar o equipamento (bicos de 0.1 mm exigem uma impressora e filamentos especiais), contratar um modelador 3d, checar o acabamento, fazer testes com plásticos e produtos como solvente de tinta...
Oq preciso saber é se o mercado está aberto a isso e se a idéia é boa. Se for, eu corro atrás do protótipo e mando p um divulgador do youtube avaliar (quando sobrar algum dinheiro).
Avatar do usuário
ThalesVaz
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2020, 11:07
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Empresa nacional

Mensagem por ThalesVaz »

TioDrakul escreveu:Hum... Eu devo avisar que fazer um bom modelo é difícil e caro (as Trumpeters da vida ganham no volume de vendas). Mas eu arrisco dizer que teria um mercado razoável se você conseguisse produzir partes de qualidade, ainda mais se você pode fazer elas sob medida e sob demanda (por exemplo, alguém precisa de uma parte pouco conhecida para fazer uma versão incomum de uma aeronave qualquer).
Obrigado, não tinha pensado em fazer peças por encomenda, é uma ótima idéia. O que eu tinha em mente era mais proximo a um B-17 sem asas ou fuselagem em escala 1:25 (1,20 m) em uma estante. Com todos os detalhes internos e tripulação. Compraria algo assim?
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3384
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: Empresa nacional

Mensagem por Flying Pancake »

ThalesVaz escreveu:O plano é impressão 3d, não injeção. Extrusão do próprio filamento e usar bico de 0.1. Com isso da p investir na customização. Exemplo: no caso dos aviões, dar a opção de escala, de fazer a fuselagem aberta mostrando o interior, de motor exposto como se em manutenção, etc...
Fala Thales

Cara, tem uma empresa hoje no Brasil que faz bastante coisa impressa em 3D para o modelismo em geral.

Eu já comprei coisa deles, impressas em plástico e em resina.

Vou te dizer que a grande maioria do que ele faz são ferramentas e acessórios, e peças por encomenda.

Quanto ao B-17 com a lateral aberta, eu acho esse tipo de modelo super interessante e compraria um, mas na escala 1/72, pois só monto essa escala. Mas você tendo o arquivo, poderia imprimir em qualquer tamanho.

Minha outra experiência com peças e modelos impressos em 3D é que o acabamento nunca fica perfeito por conta das camadas da impressão. Em modelos maiores isso passa a não aparecer tanto, mas pelo menos eu nunca peguei uma peça que isso não fosse perceptível...

Não sei o quanto você já pesquisou por isso, mas no YouTube tem o canal do Miniac, em um vídeo ele mostra todo o processo de desenho, contratação de um escultor 3D, impressão, recasting em resina e comercialização de uma figura personalizada. Vale a pena dar uma olhada.

Espero ter ajudado :thumbup:

Abs
Avatar do usuário
ThalesVaz
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2020, 11:07
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Empresa nacional

Mensagem por ThalesVaz »

Vc ajudou muito YuriUB. Obrigado pelo feedback.
A impressora q planejo comprar consegue fazer camadas de 0.05mm (isso é o diametro de um fio de cabelo). Se puder me passar o contato dessa empresa p poder ver se a impressora deles também é de precisão, eu agradeceria.
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Empresa nacional

Mensagem por Foks »

A questão não é fazer algo que o mercado esteja disposto a comprar e, sim, algo que considerem o preço justo.

Todo mundo falou um monte do Ipanema da Elaga; o coitado foi lá, e lançou o kit que todo mundo falou que ia comprar.

Conclusão: ninguém queria pagar o preço do kit. Vendeu pouco e acabou o sonho de fazer kit no Brasil.

A realidade é uma só:
Ninguém vai comprar kit 1/72 que custe mais que R$50 de um tema incomum (Ipanema da Elaga).
Quem comprar, vai ficar em uma unidade.
Tema comum concorre com kits já conhecidos no mercado.

A sua ideia não é ruim. Um kit de interior de aeronave. Mas, é incomum.
Eu, honestamente, não me interesso.

O "preço final x qualidade" é que vai ditar o rumo.

Impressão 3d tem a vantagem da venda por encomenda.
Você vai gastar no desenvolvimento, mas, não em estoque.

Eu, particularmente, não investiria em modelismo no Brasil por "n" razões.

Mas, sonho é sonho.

Desejo muita sorte!

Enviado de meu SM-T510 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Dúvidas”