Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Tutorial: Pintura de Plaqueta em Impressão 3D

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Flying Pancake
Conselheiro
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 126 vezes

Tutorial: Pintura de Plaqueta em Impressão 3D

Mensagem por Flying Pancake »

Imagem

No último Open GPC, diversos modelistas me perguntaram como eu pinto minhas "tradicionais" plaquetas que coloco junto aos kits. Resolvi fazer um tutorial dedicado. Segue abaixo, espero que gostem.

O primeiro passo é uma fina camada de primer para ver se temos alguma imperfeição, já que a tinta metálica pode destacar bastante qualquer pequeno defeito.

As marquinhas mais evidentes são preenchidas com Putty, estou utilizando a Putty Surfacer Thick da Ammo, que é perfeita para pequenos reparos deste tipo.

Em seguida faço a funilaria com uma lixa dágua bem fina, acima de 1000

Imagem

Imagem

Com a funilaria pronta, precisamos de uma base preto brilhante para a tinta metálica.

Neste caso, primer preto seguido de verniz brilhante acrílico.

Imagem

Estou utilizando as novas A-Stand da Ammo, que são tintas Laca prontas para o aerógrafo. O efeito metálico desta linha é bem forte, mesmo diminuindo a exposição da câmera, ainda fica com a foto um pouco estourada.

Imagem

Em seguida utilizei o Chipping Fluid Ammo, também com o aerógrafo, que é um produto que deve ser aplicado antes de qualquer tinta acrílica. Após a pintura com a tinta acrílica, o Chipping Fluid permitirá remover a tinta das áreas desejadas. Produto muito utilizado para weathering em geral.

Imediatamente após o Chipping Fluid secar na superfície da peça, apliquei RAL 7021, da nova linha ATOM acrílica.

Se você não conhece o Chipping Fluid ou quiser saber mais, pode conferir este vídeo: https://youtu.be/pA0SL-TWVpA?si=XCnn8kuZvq3dHM5d

Imagem

Assim que a ATOM estiver seca ao toque, podemos seguir com a remoção da tinta no alto relevo, com um cotonete umedecido.

Importante ter um certo cuidado nesta etapa para não acabar removendo sem querer a tinta das partes que deverão permanecer em preto.

Imagem

Segue meu resultado final, e alguns dos meus trabalhos anteriores utilizando essa ténica.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Estes usuários curtiram o post de Flying Pancake(total 2):
Kakadu (08 Set 2024, 16:55) • Gylber Soares (10 Set 2024, 00:48)
Chicabum
Conselheiro
Nome: Érico de Campos
Agradeceu: 74 vezes
Curtiram: 196 vezes

Re: Tutorial: Pintura de Plaqueta em Impressão 3D

Mensagem por Chicabum »

Muito legal essa técnica com o Chipping fluid.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Eu estou empacado em duas dessas plaquinhas justamente pelo trabalho que dava fazer do outro jeito.

Você embebe o cotonete com o quê? Água ou outro solvente?

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.

Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Mustang GT 1994 - viewtopic.php?t=14505

Na Estante:
Saturn V - viewtopic.php?t=13413
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Flying Pancake
Conselheiro
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 126 vezes

Re: Tutorial: Pintura de Plaqueta em Impressão 3D

Mensagem por Flying Pancake »

Chicabum escreveu: 10 Set 2024, 20:02 Muito legal essa técnica com o Chipping fluid.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Eu estou empacado em duas dessas plaquinhas justamente pelo trabalho que dava fazer do outro jeito.

Você embebe o cotonete com o quê? Água ou outro solvente?

Abraço!
Fala Érico!!

Com essa técnica é só água mesmo :thumbup:
Estes usuários curtiram o post de Flying Pancake:
Chicabum (12 Set 2024, 19:53)
Responder

Voltar para “Pintura”