No último Open GPC, diversos modelistas me perguntaram como eu pinto minhas "tradicionais" plaquetas que coloco junto aos kits. Resolvi fazer um tutorial dedicado. Segue abaixo, espero que gostem.
O primeiro passo é uma fina camada de primer para ver se temos alguma imperfeição, já que a tinta metálica pode destacar bastante qualquer pequeno defeito.
As marquinhas mais evidentes são preenchidas com Putty, estou utilizando a Putty Surfacer Thick da Ammo, que é perfeita para pequenos reparos deste tipo.
Em seguida faço a funilaria com uma lixa dágua bem fina, acima de 1000

Com a funilaria pronta, precisamos de uma base preto brilhante para a tinta metálica.
Neste caso, primer preto seguido de verniz brilhante acrílico.

Estou utilizando as novas A-Stand da Ammo, que são tintas Laca prontas para o aerógrafo. O efeito metálico desta linha é bem forte, mesmo diminuindo a exposição da câmera, ainda fica com a foto um pouco estourada.

Em seguida utilizei o Chipping Fluid Ammo, também com o aerógrafo, que é um produto que deve ser aplicado antes de qualquer tinta acrílica. Após a pintura com a tinta acrílica, o Chipping Fluid permitirá remover a tinta das áreas desejadas. Produto muito utilizado para weathering em geral.
Imediatamente após o Chipping Fluid secar na superfície da peça, apliquei RAL 7021, da nova linha ATOM acrílica.
Se você não conhece o Chipping Fluid ou quiser saber mais, pode conferir este vídeo: https://youtu.be/pA0SL-TWVpA?si=XCnn8kuZvq3dHM5d

Assim que a ATOM estiver seca ao toque, podemos seguir com a remoção da tinta no alto relevo, com um cotonete umedecido.
Importante ter um certo cuidado nesta etapa para não acabar removendo sem querer a tinta das partes que deverão permanecer em preto.

Segue meu resultado final, e alguns dos meus trabalhos anteriores utilizando essa ténica.