Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Onde adquirir materiais e ferramentas para plastimodelismo ?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

alexmd
Novato
Nome: Alexandre M.D.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Onde adquirir materiais e ferramentas para plastimodelismo ?

Mensagem por alexmd »

Olá a todos

Me apresentei recentemente no fórum e fui fazer a lição de casa. Me deparei com excelentes tópicos para iniciantes - por exemplo, "Ferramentas de Bancada" e "FAQs" - além de muitos tópicos nesse subfórum de Dúvidas.

Fazendo um "apanhado" deu para fazer uma listinha básica para começar, a qual se divide essencialmente em ferramentas, colas/putty, tintas e afins (primer, mascaramento, etc.).

Bom... de posse de minha listinha, fui às compras... ou pelo menos tentei. A parte de ferramenta, ok. Moro em São Paulo e tem umas "quinhocentas" opções de lojas de modo que nem me preocupei em ir em fornecedores virtuais, aqui ou fora - talvez eu chegue nesse estágio de procurar em algum outro lugar quando entrar na parte de aerógrafo e compressor.

Porém, quando se tratou de colas (Revell Contacta Pro), puttys, mascaramento, etc. - Tamiya - ou se encontrava a preços absurdos :espantado: ou não se encontrava. :(

Vi que muitos aqui do fórum compram no ebay. Particularmente, nunca comprei por lá além do que, por ser um "Mercado Livre", tem a questão da confiabiliade do vendedor.

Então pensei em abrir esse tópico para tentar facilitar a vida de quem vai às compras pela primeira vez - a começar da minha :mrgreen: - com as seguintes dúvidas:

1) Existiria no Brasil (e, especificamente, São Paulo-SP) - loja física e/ou virtual - algum lugar completo em termos de materiais e com preços não tão exorbitantes ? Isto poderia facilitar questões de entregas e frete. Porque, dependendo de onde vem e quanto custa vir de fora, pode ser que saia quase o mesmo custo se adquirido em território nacional.

2) Quem seriam vendedores no eBay que poderiam ser considerados confiáveis e que os colegas de fórum costumam mais comprar ?

Em tempo: a Amazon.com tem praticamente tudo. E a um preço bom. O problema é que ela normalmente não entrega esse tipo de produto no Brasil, de modo que precisaria de alguém lá fora (em trânsito ou fixo) para ser o receptor.
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Re: Onde adquirir materiais e ferramentas para plastimodelis

Mensagem por Hartmann »

As respostas para suas perguntas. Ao menos, boa parte delas:

Lojas internacionais
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=118&t=1681

Aqui tem algumas lojas no eBay, que o pessoal está cadastrando. Eu já comprei na Captain.Hobby, que vende produtos Tamiya, que tem ferramentas excelentes. A Cola Extra Thin, é excelente!

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=129&t=2536

Agora, o que eu acho essencial, você comprar:
1) Um jogo de pincéis e uma caixa de giz pastel seco (compra em qualquer boa papelaria)
2) Aerógrafo de Dupla Ação (eu comprei um Xing Ling na Hobby King, com duas agulhas e dois nozzle: 1 de 0,2mm e outra de 0,5mm. Custou US$ 18! É o aerógrafo que mais uso! Aposentei praticamente o Sagyma!
Veja aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=9294
3) Compressor... Aqui, por mais caro que seja, é melhor comprar no Brasil. O custo do frete não compensa trazer do exterior.
4) Pinças! Vá em loja que vende coisas de mulher: é o melhor lugar para comprar pinças e alguns tipos de pincéis de maquiagem que são ótimos para fazer weathering! :lol:
5) Limas e lixas: Um jogo de limas de ferro e um conjunto de lixas d'água de granas diversas: 600, 800, 1000, 1500 e 2000.
6) Um mini-mandril e um jogo de brocas pequenas, de 0,2mm a 1,2mm.
7) Estilete de modelista e lâminas do tipo 11 de reserva.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
alexmd
Novato

Mensagem por alexmd »

Olá Hartmann

Valeu ! Era desse tipo de orientação que eu precisava. :aeee:

Quanto a lista, é isso mesmo que tenho em mente. E lendo alguns posts no fórum - seus inclusive - já tinha pego as dicas do que dá para adquirir "internamente" de forma mais fácil. É bem provável que fora só devo adquirir produtos da Tamiya, além do Cutting Mat, que encontrei aqui em São Paulo custando por volta de R$ 120,00 :o

Além disso, lixas, estiletes e afins já tenho alguma coisa por conta do modelismo naval de madeira.

Compressor eu já tenho da Sagyma e aerógrafo, da Lynce, dupla ação. E você está certo, não compensa importar, na época eu pesquisei muuuuito e cheguei a mesma conclusão que você. Mas essa parte de pintura com o aerógrafo eu tenho que pesquisar mais e aqui no fórum já vi que tem muitos artigos.

Mini-mandril eu tenho a Dremel e é outro artefato que é melhor comprar internamente também, pois tem em várias lojas, virtuais inclusive, com formas variadas de parcelamentos.

Aproveitando, deixo algumas dicas de compra também:

Brocas: certa vez precisei de uma broca muuuuito fina e nem a Dremel tinha. Inusitadamente minha dentista deu a ideia - comprar em lojas de artigos ortodônticos. Usei na Dremel e funcionou que foi uma beleza. Além disso, tem muitas variedades de brocas pequenas (afinal, é para dente) e o preço é baixíssimo.

Pinças: um lugar normalmente mais barato e tem todos os "sabores" são as lojas de artigos para dentistas e médicos. Além de ter de vários tipos, tamanhos e bicos, como a procura é grande por parte de hospitais, médicos, clínicas, etc. o preço é bem pequeno. Para quem mora em São Paulo, na Rua Borges Lagoa tem uma loja do lado da outra praticamente.

:thumbup:
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

alexmd escreveu:Olá Hartmann

Valeu ! Era desse tipo de orientação que eu precisava. :aeee:

Quanto a lista, é isso mesmo que tenho em mente. E lendo alguns posts no fórum - seus inclusive - já tinha pego as dicas do que dá para adquirir "internamente" de forma mais fácil. É bem provável que fora só devo adquirir produtos da Tamiya, além do Cutting Mat, que encontrei aqui em São Paulo custando por volta de R$ 120,00 :o

Além disso, lixas, estiletes e afins já tenho alguma coisa por conta do modelismo naval de madeira.

Compressor eu já tenho da Sagyma e aerógrafo, da Lynce, dupla ação. E você está certo, não compensa importar, na época eu pesquisei muuuuito e cheguei a mesma conclusão que você. Mas essa parte de pintura com o aerógrafo eu tenho que pesquisar mais e aqui no fórum já vi que tem muitos artigos.

Mini-mandril eu tenho a Dremel e é outro artefato que é melhor comprar internamente também, pois tem em várias lojas, virtuais inclusive, com formas variadas de parcelamentos.

Aproveitando, deixo algumas dicas de compra também:

Brocas: certa vez precisei de uma broca muuuuito fina e nem a Dremel tinha. Inusitadamente minha dentista deu a ideia - comprar em lojas de artigos ortodônticos. Usei na Dremel e funcionou que foi uma beleza. Além disso, tem muitas variedades de brocas pequenas (afinal, é para dente) e o preço é baixíssimo.

Pinças: um lugar normalmente mais barato e tem todos os "sabores" são as lojas de artigos para dentistas e médicos. Além de ter de vários tipos, tamanhos e bicos, como a procura é grande por parte de hospitais, médicos, clínicas, etc. o preço é bem pequeno. Para quem mora em São Paulo, na Rua Borges Lagoa tem uma loja do lado da outra praticamente.

Alexmd,

A Dremel resolve na hora de cortar resina e peças maiores, ou polir. Mas para furar peças delicadas, como canos de metralhadoras, ou escapes de motores, vá por mim, nada substitui um mini-mandril manual e um jogo de mini-brocas, como estes da foto. :thumbup:
Imagem
Editado pela última vez por Hartmann em 12 Fev 2013, 01:57, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
adolfocaetanonetto
Super Membro
Nome: Adolfo Caetano Netto

Mensagem por adolfocaetanonetto »

Olha, na minha humilde opinião acho que devia começar com coisas bem basicas. Existe o risco de não gostar do que está montando, ou mesmo não gostar do hobby! ;)
Acho que você devia escolher um modelo que lhe agrade; verifique que tipo de tintas precisa pra ele e compre; arrume alguns instrumentos de corte, tipo cuticuladores, tesoura, estiletes; algumas lixas, incluindo de unha. Acho que a pintura devia ser na base do pincel, a princípio - investir em aerógrafo e compressor já de cara, pode ser frustrante, caso não fique do jeito que você esperava.
Eu fui um cara que me meti de cara com um aeromodelo acrobático, motor a explosão de cara. Fiquei fulo quando não consegui os resultados que queria com o aeromodelo e abandonei o aeromodelismo. se tivesse começado com um motor elétrico, dois canais. Tinha ficado satisfeito, aprendido como voar o modelo e podia ter evoluído.
Mas essa é a minha opinião! :thumbup:
Não gostou...? Azar o seu 8-) !
alexmd
Novato

Mensagem por alexmd »

Hartmann

Tks pela dica. Você tem razão, a Dremel é bastante difícil de "pilotar". Só consegui contornar um pouco a "braveza" dela com aquele suporte vertical, daí os furos que eu fazia ficavam bons. O certo mesmo era eu já ter adquirido esse micro-mandril. :) (a Dremel para mim já era um mini-mandril :mrgreen: ) Mas como a Dremel ia dando conta do recado uma vez que os modelos que eu montava em madeira não era tão pequenos assim, fui deixando...

Você sabe me dizer se neste caso compensa mais trazer de fora ? É mais para gastar com o frete uma vez só.

Adolfo

Também partilho de sua opinião. Na minha apresentação no fórum até comentei sobre isso. Minha ideia é montar kits de naves da série Star Trek (Jornada nas Estrelas) e tenho alguns kits aqui em casa aguardando. Fiquei tentado a começar por um modelo lançamento especial da AMT. Mas o bom senso falou mais alto e é na linha do que você falou - começar por um modelo simples.

O modelo que escolhi é de um ônibus espacial a 1/144. Basicamente são 3 cores: branco, preto e cinza. E o modelo é tão básico que eu estou até pensando em incrementá-lo um pouco para ficar mais realista, mas para isso precisarei de opiniões. Pretendo abrir o tópico em breve. Na verdade, devo esperar chegar o material básico para começar. E aqui estamos falando de materiais que o pessoal tem indicado no fórum como de melhor qualidade. Por exemplo, eu já usei fita de mascaramento não tão boas em modelos estáticos de madeira onde há aquele irritante "escape" de tinta por baixo das bordas. E aqui no fórum encontrei dicas de fitas de mascaramento mais confiáveis.

Quanto ao aerógrafo/compressor eu os comprei há alguns anos, novamente por conta do modelismo de barcos de madeira. Mas usei pouco. Então, terei que fazer um "cursinho" antes de utilizá-los prá valer. Certamente se eu não os tivesse, não iria investir de cara neles, não só pelo custo mas também pela inexperiência. Mas já que os tenho, vejo que é uma oportunidade para aprender a usá-los, nem que seja praticando antes de usá-los no modelo.

As demais ferramentas de corte, lixamento e pintura em si deverei aproveitar quase na totalidade o que já tenho aqui por conta do modelismo em madeira. Até o cutting mat eu deparei com uma solução muito barata aqui no próprio fórum. Minha intenção é importar pouca coisa como colas, puttys, fita de mascaramento, primer indicados no fórum, os quais ou não tenho encontrado aqui em SP ou, quando encontro, é um absurdo se comparado com o preço lá fora, mesmo com frete e taxas.

alexmd
Novato

Mensagem por alexmd »

Hartmann escreveu:Alexmd,

A Dremel resolve na hora de cortar resina e peças maiores, ou polir. Mas para furar peças delicadas, como canos de metralhadoras, ou escapes de motores, vá por mim, nada substitui um mini-mandril manual e um jogo de mini-brocas, como estes da foto. :thumbup:
Olá Hartmann

Esse mini-mandril e jogo de brocas você adquiriu onde ?
Roland
Super Membro
Nome: Vinicius Roland
Curtiram: 4 vezes
Contato:

Mensagem por Roland »

Alex.

Te recomendo este jogo de pontas diamantadas.
Agilizei uma compra em grupo de mais de 30 peças no antigo Panzermodel, não visei lucro, apenas colaborei com uma boa parcela de amigos plastimodelistas.
Caso queira um jogo deste:

Imagem

Posso intermediar a transação.

À administração. espero não estar sendo incorreto em minha argumentação à respeito deste assunto, caso haja algum problema basta me dizer e retiro minha oferta.
Não coloco o link da loja pois, a mesma não vende pela net, ela fica próxima daqui de casa e estou sempre por lá.

Obrigado.

Vinícius Roland
Roland
Super Membro
Nome: Vinicius Roland
Curtiram: 4 vezes
Contato:

Mensagem por Roland »

Ahh... esqueci de um detalhe, um simples detalhe:

A qualidade não fica a dever a alguém! :espantado:
O preço é bem abaixo do que se vê pelos Mercadoslivres da vida!! :espantado:

alexmd
Novato

Mensagem por alexmd »

Olá Vinícius

Me interessou sim. Mas teria também um mini-mandril como o que o Hartman postou ?

:pensativo:

Voltar para “Dúvidas”