Próximos Eventos Programados:
Frustrações, indignações e sentimentos de um novato!!
Moderador: Moderadores Tecnicas
- FelipeRS
- Novato
- Nome: Felipe Ohlweiler
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
- Contato:
Frustrações, indignações e sentimentos de um novato!!
Olá pessoal!
Resolvi criar esse tópico para expor várias frustrações, raivas, irritações, vontades de quebrar o kit, vontade de desistir e afins que um novato sofre.
Acredito que se os mais experientes responderem esse tópico com ajuda, dicas e apoio, os novatos se motivem e se empolgam mais, porque pelo menos comigo a vontade de desistir aparece com frequência.
Se por acaso um tópico desse tipo já foi criado, podem fechá-lo.
Bom, vendo várias montagens lindas e perfeitas aqui confesso que me desestimula um pouco comparando com as minhas. São tantos detalhes tão bem feitos que eu me pergunto: vou chegar lá? Vai demorar? Quanto tenho que me dedicar em termos de tempo e estudo para começar a ter montagens satisfatórias?
Decidi separar as situações e dúvidas por itens
INÃCIO DA MONTAGEM
- O que eu devo estudar sobre meu kit antes de abrir a caixa e porque é importante saber da história do kit?
- O passo a passo no manual de instruções deve ser seguido a risca? As vezes eu vejo que deveria ter feito um passo lá na frente antes para depois voltar ao início? Como tomar essa decisão?
- Como saber as ferramentas necessárias para montar determinado kit com resultado satisfatório?
PINTURA
- Devo pintar as peças antes de destacá-las? Se depende, como tomar a decisão de pintar antes ou depois de destacar?
- Novatos não tem aerógrafo. A pintura com pincéis consegue ser satisfatória comparando com aerógrafo? Mesmo em áreas grandes?
- Como pintar peças minúsculas? É simplesmente impossível pintar uma roda da frente de trem de pouso de um caça, nem consigo segurar a peça na mão e ainda o manual exige duas cores.
- Quando um avião civil por exemplo tem as peças brancas e o manual diz que ele é branco, devo pintá-lo de branco ou não faço nada já que as peças são brancas?
- Que tipos de tintas existem e como saber qual tipo é melhor para o seu kit? Eu comprei um kit da revell e também optei por tintas da revell já que eram da mesma marca do kit. Esse pensamento está correto?
- Nunca consigo um resultado satisfatório pintando. Ou fica muito aguado, tem que dar duzentas mãos, já dilui em terebintina mas faço uma bagunça.
- Como fazer todas aquelas pinturas camufladas de militaria? Aquele aspecto sujo de guerra? Acho tudo aquilo muito perfeito mas nem faço ideia de como fazer.
- Como mascarar áreas muito pequenas?
- É, pintura é um inferno pra mim e o que mais me frustra.
COLAGEM
- Sei que existem variados tipos de cola, mas como escolher a que melhor se encaixa no kit?
- Quando põe cola demais e escorre pelos cantos, tem o que fazer ou já era?
- Colou uma peça errada, como descolar para colar no lugar certo?
TERMOS QUE EU NÃO FAÇO IDEIA DO QUE SIGNIFICAM E PARA QUE SERVEM
- O que são dri-fits?
- O que são PEs?
- O que é putty?
- O que é shading ou pre shading?
Acho que essas são algumas dúvidas e situações que os novatos devem passar e eu confesso que comprei um kit novo e estou louco pra começar e não começo nunca porque, honestamente, não sei muito o que fazer e não quero estragar o kit.
Espero que as respostas desse tópico ajudem muitos novatos a progredirem nas suas montagens e a se motivarem a cada vez mais se interessarem pelo hobby.
Um grande abraço e desculpem ae se o tópico foi muito extenso, mas ando angustiado e louco para montar meu kit.
Resolvi criar esse tópico para expor várias frustrações, raivas, irritações, vontades de quebrar o kit, vontade de desistir e afins que um novato sofre.
Acredito que se os mais experientes responderem esse tópico com ajuda, dicas e apoio, os novatos se motivem e se empolgam mais, porque pelo menos comigo a vontade de desistir aparece com frequência.
Se por acaso um tópico desse tipo já foi criado, podem fechá-lo.
Bom, vendo várias montagens lindas e perfeitas aqui confesso que me desestimula um pouco comparando com as minhas. São tantos detalhes tão bem feitos que eu me pergunto: vou chegar lá? Vai demorar? Quanto tenho que me dedicar em termos de tempo e estudo para começar a ter montagens satisfatórias?
Decidi separar as situações e dúvidas por itens
INÃCIO DA MONTAGEM
- O que eu devo estudar sobre meu kit antes de abrir a caixa e porque é importante saber da história do kit?
- O passo a passo no manual de instruções deve ser seguido a risca? As vezes eu vejo que deveria ter feito um passo lá na frente antes para depois voltar ao início? Como tomar essa decisão?
- Como saber as ferramentas necessárias para montar determinado kit com resultado satisfatório?
PINTURA
- Devo pintar as peças antes de destacá-las? Se depende, como tomar a decisão de pintar antes ou depois de destacar?
- Novatos não tem aerógrafo. A pintura com pincéis consegue ser satisfatória comparando com aerógrafo? Mesmo em áreas grandes?
- Como pintar peças minúsculas? É simplesmente impossível pintar uma roda da frente de trem de pouso de um caça, nem consigo segurar a peça na mão e ainda o manual exige duas cores.
- Quando um avião civil por exemplo tem as peças brancas e o manual diz que ele é branco, devo pintá-lo de branco ou não faço nada já que as peças são brancas?
- Que tipos de tintas existem e como saber qual tipo é melhor para o seu kit? Eu comprei um kit da revell e também optei por tintas da revell já que eram da mesma marca do kit. Esse pensamento está correto?
- Nunca consigo um resultado satisfatório pintando. Ou fica muito aguado, tem que dar duzentas mãos, já dilui em terebintina mas faço uma bagunça.
- Como fazer todas aquelas pinturas camufladas de militaria? Aquele aspecto sujo de guerra? Acho tudo aquilo muito perfeito mas nem faço ideia de como fazer.
- Como mascarar áreas muito pequenas?
- É, pintura é um inferno pra mim e o que mais me frustra.
COLAGEM
- Sei que existem variados tipos de cola, mas como escolher a que melhor se encaixa no kit?
- Quando põe cola demais e escorre pelos cantos, tem o que fazer ou já era?
- Colou uma peça errada, como descolar para colar no lugar certo?
TERMOS QUE EU NÃO FAÇO IDEIA DO QUE SIGNIFICAM E PARA QUE SERVEM
- O que são dri-fits?
- O que são PEs?
- O que é putty?
- O que é shading ou pre shading?
Acho que essas são algumas dúvidas e situações que os novatos devem passar e eu confesso que comprei um kit novo e estou louco pra começar e não começo nunca porque, honestamente, não sei muito o que fazer e não quero estragar o kit.
Espero que as respostas desse tópico ajudem muitos novatos a progredirem nas suas montagens e a se motivarem a cada vez mais se interessarem pelo hobby.
Um grande abraço e desculpem ae se o tópico foi muito extenso, mas ando angustiado e louco para montar meu kit.
- Clovis
- Membro
- Nome: Clovis Bianchini
Re: Frustrações, indignações e sentimentos de um novato!!
Felipão, meu amigo, muita calma nessa hora. Eu monto a quase 40 anos e ainda não aprendi nem apliquei varias técnicas que você vê aqui no fórum. Entenda que cada um tem seu tempo, estilo, técnica e forma de montar. Não existe receita de bolo pronta. Você tem que criar o seu. Minha primeira sugestão: paciência. Essa é a primeira lição básica. Ainda hoje fico ansioso pra terminar um kit, mas tenho que respirar fundo e ter 'paciência'. Acredito que você deva criar uma pasta coletando todo o material que você acha importante para ter acesso quando precisar. Todas as suas questões estão em diversos itens do fórum e outros sites também. Vou te mandar via MP uma tabela que tem algumas orientações importantes. Não tem jeito: o primeiro kit a gente faz bobagem mesmo tomando todo o cuidado. Por isso, se for o caso, compre um mais simples, mas barato pra começar. E vai testando. Seguir instruções passo a passo: ajuda mas você tem que criar seu estilo, seu planejamento. Aerografo é caro pois tem o compressor também. Se você não for seguir no hobby é dinheiro perdido, mesmo que você os venda. Tive o meu aerógrafo depois de 30 anos de modelismo. Conhecer a historia do modelo ajuda para você decidir algo fora da caixa (pintura, detalhes de outra versão, etc.) Infelizmente amigão, é tentar, tentar, com paciência e persistência. Lembre-se que ninguém nada sabendo e sendo perito sem conhecimento, paciência, dedicação e persistência. Forte abraço. Conte conosco!
Clovis
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Felipe, fique tranquilo. Você não tem que aprender tudo de uma só vez
Se você um dia chegar a ser um Deus do plasti como alguns aqui, vai levar um tempão!! Eu ainda não estou nem perto, mas lembre-se que isto é um hobby! Feito para relaxar a mente, esquecer os problemas por algumas horas, contas pra pagar, cobrança do chefe por resultados, etc... Não desista sem mal ter começado. Talvez o plastimodelismo te ajude a controlar outras frustrações da sua vida também! Já pensou se você tivesse desistido de andar quando criança porque estava caindo?
Mas o fórum está aqui pra isto mesmo, então vou tentar ajudar no que eu puder.
Não é importante saber a história do kit, mas é bacana saber o que você está fazendo. Qual é a graça de montar um quebra-cabeças sem saber o que está montando? É mais ou menos isto. Faz parte do hobby saber onde tal aeronave ou tanque foram utilizados, quem era o piloto que voou aquela aeronave, qual era o contexto histórico... e isto vai te despertando a curiosidade. Por que optaram por tal armamento? Por que tal aeronave ganhava mais combates? Etc... nisto você vai adquirindo uma cultura que ninguém nunca poderá te tirar.
O pensamento está correto, mas não é obrigatório comprar tintas da mesma marca do kit. Quase todos os kits fazem referência à tinta da própria marca, mas 99.9% dos modelistas vão procurar opções de outros fabricantes de tintas. Caso contrário, ou você só monta uma marca de kit ou vai precisar de centenas e centenas de tintas. Uma cor "interior green" é o mesmo tom (ou é pra ser) em vários fabricantes.
O aspecto sujo chama-se weathering. Não se preocupe com isto no começo Felipe. Monte seu kit nem que seja um tanque de guerra 0km. Este é um passo que deve ser tomado depois de um tempo. Se você não está se sentindo seguro, não aplique técnicas de envelhecimento.
Pre-Shading é uma técnica de pintura que consiste em passar uma tinta com tonalidade mais escura sobre linhas de detalhamento para posteriormente passar uma camada de tinta final sobre ela. Isto irá dar um efeito sombreado nestas áreas.
Felipão, não entregue as pontas agora. Você tem muita gente disposta a te ajudar aqui no fórum!
Se precisar de mais alguma coisa, estamos na escuta!
Abraço!

Mas o fórum está aqui pra isto mesmo, então vou tentar ajudar no que eu puder.
Você deve estudar o passo a passo da montagem. Analisar o que você vai precisar e checar se tem as ferramentas e tintas adequadas para a montagem.FelipeRS escreveu:- O que eu devo estudar sobre meu kit antes de abrir a caixa e porque é importante saber da história do kit?
Não é importante saber a história do kit, mas é bacana saber o que você está fazendo. Qual é a graça de montar um quebra-cabeças sem saber o que está montando? É mais ou menos isto. Faz parte do hobby saber onde tal aeronave ou tanque foram utilizados, quem era o piloto que voou aquela aeronave, qual era o contexto histórico... e isto vai te despertando a curiosidade. Por que optaram por tal armamento? Por que tal aeronave ganhava mais combates? Etc... nisto você vai adquirindo uma cultura que ninguém nunca poderá te tirar.
Não, não é necessário seguir a risca. Nem é recomendado. Inclusive existem até alguns manuais com errados, com referências incorretas de cores por exemplo. Você precisa de bastante paciência no começo para não colocar o carro na frente dos bois. Verifique muito bem o passo que você irá fazer e monitore os próximos para saber se está indo pelo lado certo. Não existe um passo-a-passo universal, isto varia de acordo com o modelista.FelipeRS escreveu:- O passo a passo no manual de instruções deve ser seguido a risca? As vezes eu vejo que deveria ter feito um passo lá na frente antes para depois voltar ao início? Como tomar essa decisão?
Em geral, as ferramentas básicas são mais do que o suficiente para se obter um resultado satisfatório. Procure o FAQ do fórum para conhecer algumas destas ferramentas. Principalmente no início, você não precisará de um arsenal de ferramentas enorme... aos poucos sua coleção vai aumentando, e consequentemente, a montagem passa a ficar mais fácil com a ferramenta correta.FelipeRS escreveu:- Como saber as ferramentas necessárias para montar determinado kit com resultado satisfatório?
Depende do tamanho da peça. Eu raramente pinto as peças na árvore, no entanto há muitos plastimodelistas aqui no fórum que têm esta prática. É uma questão de preferência e não de certo ou errado. Pinte sua peça antes se você achar que terá dificuldades de pintá-la depois. e lembre-se que no momento de colar, a hora pode reagir com a tinta e retirá-la um pouco. Talvez você tenha que retocar a pintura caso pinte antes. Leva-se um certo tempo até se adaptar ã quantidade certa de cola necessária para juntar as peças sem escorrer cola pelo kit.FelipeRS escreveu:- Devo pintar as peças antes de destacá-las? Se depende, como tomar a decisão de pintar antes ou depois de destacar?
Sim Felipe, a pintura pode ser muito boa com pincel. Mesmo em áreas grandes. Não espere comprar um aerógrafo da NASA, compressor, mangueira, para começar a montar. É ótimo começar com pincel. É quando se adquire a técnica, quantidade de diluente na tinta. Não há problema algum em usar só pincel!!FelipeRS escreveu:- Novatos não tem aerógrafo. A pintura com pincéis consegue ser satisfatória comparando com aerógrafo? Mesmo em áreas grandes?
Pintando! hehehe Esta é a arte do plastimodelismo! Utilize uma lupa se necessário (eu não uso. Odeio lupa). Compre um pincel bem pequeno (tamanho 000, por exemplo) e utilize uma pinça bem fina para segurar a peça. Só existe uma maneira de pintar peças pequenas: atenção. Não tenha pressa! Você tem a vida toda para terminar o kit.FelipeRS escreveu:- Como pintar peças minúsculas? É simplesmente impossível pintar uma roda da frente de trem de pouso de um caça, nem consigo segurar a peça na mão e ainda o manual exige duas cores.
Sim, você deve pintá-las de branco porque vai dar para notar, depois de montado, que aquilo não é tinta e sim a cor da injeção.FelipeRS escreveu:- Quando um avião civil por exemplo tem as peças brancas e o manual diz que ele é branco, devo pintá-lo de branco ou não faço nada já que as peças são brancas?
Existem dois grandes grupos principais de tintas: acrilicas e esmalte (também chamadas de enamel). Não existe melhor tipo de tinta para um determinado kit. Existe o melhor tipo de tinta para um determinado modelista. Cada um se adapta melhor a uma por qualquer motivo que seja: aderência, cheiro, variedade, preço, facilidade em comprar, facilidade em diluir...FelipeRS escreveu:- Que tipos de tintas existem e como saber qual tipo é melhor para o seu kit? Eu comprei um kit da revell e também optei por tintas da revell já que eram da mesma marca do kit. Esse pensamento está correto?
O pensamento está correto, mas não é obrigatório comprar tintas da mesma marca do kit. Quase todos os kits fazem referência à tinta da própria marca, mas 99.9% dos modelistas vão procurar opções de outros fabricantes de tintas. Caso contrário, ou você só monta uma marca de kit ou vai precisar de centenas e centenas de tintas. Uma cor "interior green" é o mesmo tom (ou é pra ser) em vários fabricantes.
Procure uma textura semelhante à do leite. Pegue um copo de leite e passe com uma colher o leite pela borda do copo. Observe como ele escorre. É mais ou menos isto que você deve procurar no início. Mas ninguém aprende sem errar...FelipeRS escreveu:- Nunca consigo um resultado satisfatório pintando. Ou fica muito aguado, tem que dar duzentas mãos, já dilui em terebintina mas faço uma bagunça.
Você precisa observar em fotos como era o padrão de camuflagem. Após, você utiliza alguns dos modos de se mascarar a pintura.FelipeRS escreveu:- Como fazer todas aquelas pinturas camufladas de militaria? Aquele aspecto sujo de guerra? Acho tudo aquilo muito perfeito mas nem faço ideia de como fazer.
O aspecto sujo chama-se weathering. Não se preocupe com isto no começo Felipe. Monte seu kit nem que seja um tanque de guerra 0km. Este é um passo que deve ser tomado depois de um tempo. Se você não está se sentindo seguro, não aplique técnicas de envelhecimento.
Se for muito pequenas, não é necessário mascarar. Se for só um pouco pequenas, existem máscaras liquidas e fitas bem pequenas que cumprem bem o seu papel.FelipeRS escreveu:- Como mascarar áreas muito pequenas?
Muitas vezes é frustrante pra mim até hoje. Não pinto como muitos aqui no fórum, mas eles me servem de incentivo a continuar tentando.FelipeRS escreveu:- É, pintura é um inferno pra mim e o que mais me frustra.
O que se encaixa melhor para o seu kit são as colas para plastimodelismo. Ponto. Se você for colar transparências, utilize cola branca (de papelaria mesmo). Existem colas próprias para transparência e são ótimas também. Se você for colar PEs, utilize cianoacrilato (= super bonder, ou qualquer outra marca de cola instantânea).FelipeRS escreveu:- Sei que existem variados tipos de cola, mas como escolher a que melhor se encaixa no kit?
Como eu disse acima, isto é normal no começo. Compre algumas lixas d`água bem finas e de uma lixada até retirar o excesso de cola.FelipeRS escreveu:- Quando põe cola demais e escorre pelos cantos, tem o que fazer ou já era?
Existem alguns modos. Evite ao máximo fazer isto! Por melhor que seja o método, não fica 100%. Verifique MUITO bem o que você vai colar. Muito bem mesmo!FelipeRS escreveu:- Colou uma peça errada, como descolar para colar no lugar certo?
Dry Fit é a técnica que você deve utilizar pra saber se está colando a peça correta. Se após a colagem, irá conseguir pintar uma pecinha que ficou lá dentro, caso contrário terá que pintar antes da colagem. Dry = Seco, Fit = Encaixe. Ou seja, você encaixa as peças sem utilizar cola. Se necessário, segure algumas peças com fita.FelipeRS escreveu:- O que são dri-fits?
PEs são Photo Etcheds. Recomendo que você não se preocupe muito com isto neste momento. Se seu kit vier com estas peças, não utilize agora. Definitivamente não é o momento se você já está se sentindo frustrado.FelipeRS escreveu:- O que são PEs?
Putty é uma massa utilizada para fechar frestas e espaços entre as peças. Numa aeronave real, não existe fresta entre a raiz da asa e a fuselagem, no entanto, em alguns kit por melhor que seja sua colagem, a peça não encaixa bem.FelipeRS escreveu:- O que é putty?
[/quote]FelipeRS escreveu:- O que é shading ou pre shading?
Pre-Shading é uma técnica de pintura que consiste em passar uma tinta com tonalidade mais escura sobre linhas de detalhamento para posteriormente passar uma camada de tinta final sobre ela. Isto irá dar um efeito sombreado nestas áreas.
Felipão, não entregue as pontas agora. Você tem muita gente disposta a te ajudar aqui no fórum!

Se precisar de mais alguma coisa, estamos na escuta!
Abraço!
- Roland
- Super Membro
- Nome: Vinicius Roland
- Curtiram: 4 vezes
- Contato:
Eu comecei a montar kits com um estilete e uma lixa de unhas!!
Cola eu usava uma porcaria sem vergonha, que vinha dentro da caixa do kit. E achava que tava fazendo bonito!!
Meu primeiro diorama pesava 7 quilos!!
Depois de tudo o que passei, sem internet e ninguém para dar pitacos, ainda estou vivo!!
Vai com calma que vc vai coseguir.
Não sei se já disseram mas, pra mim, o primeiro é praticamente para ser esquecido!!
Na verdade, tudo que vc ve aqui, montadinho, bonitinho, com super efeitos especiais.... é tudo PhotoShop... o pessoal não monta nada, só engana.
Vinicius Roland
Cola eu usava uma porcaria sem vergonha, que vinha dentro da caixa do kit. E achava que tava fazendo bonito!!
Meu primeiro diorama pesava 7 quilos!!
Depois de tudo o que passei, sem internet e ninguém para dar pitacos, ainda estou vivo!!
Vai com calma que vc vai coseguir.
Não sei se já disseram mas, pra mim, o primeiro é praticamente para ser esquecido!!
Na verdade, tudo que vc ve aqui, montadinho, bonitinho, com super efeitos especiais.... é tudo PhotoShop... o pessoal não monta nada, só engana.

Vinicius Roland
- magnetorj
- Super Membro
- Nome: romilson
amigo o principal que vc tem que adquirir e calma e paciencia
ta sem saco pra mexer no kit vai dar uma volta depois termina lembre-se isso e hobby se fosse obrigação seria trabalho.e lembre-se o proximo será sempre melhor
e o que o roland falou e verdade a galera usa photoshop direto

- NightRider
- Conselheiro
- Nome: Luis
- Agradeceu: 1 vez
- Curtiram: 52 vezes
Felipe, não desanime. Como já disseram antes de mim, o plastimodelismo é um longo aprendizado, onde se teve ter muita paciência e somente com a prática você irá alcançar o nivel que pretende, se bem que o modelista, por natureza, é um eterno insatisfeito. Tenha em mente que o próximo modelo será sempre melhor e fique à vontade para perguntar sempre, pois ninguém nasceu sabendo e até hoje todos os modelistas que conheço fazem testes e erram: isso faz parte do hobby. Um abraço e boas montagens !
- Andre L B Ferro
- Super Membro
- Nome: Andre Ferro
Felipe:
Todos aqui já falaram, mas não custa nada repetir: PACIÊNCIA é o segredo! Até adquirir isso, vc vai errar muito mas vai acertar tbm!
Outra coisa que vc tem que ter na mente: isso é um HOBBY ! Pra relaxar e se divertir. Não se cobre tanto, afinal o próximo kit vc vai montar com técnicas aprendidas 'na raça'. Ninguém nasce sabendo. É um APRENDIZADO dia a dia , kit a kit. Vá adquirindo materiais e kits DEVAGAR! Sem pressa. Ao iniciar uma montagem é de bom tom que vc ESTUDE o modelo e procure referências na internet. Tem material de sobra.
Eu sou um exemplo disso! Voltei ao hobby há pouco mais de um ano e melhorei bastante. Olhando hoje meu primeiro kit, dá vontade de chorar. De desfazer tudo e montar de novo. Mas não. Deixo ele lá, pelo menos para ver como eu melhorei.
Dá uma olhada no coitado:

Sem nada de massa na parte inferior, canopy esfumaçado porque meti verniz sobre ele, sem wash, sem nada... Mas tá lá guardadinho.
Enfim, seja bem vindo e não se preocupe em acertar no primeiro, nem no segundo kits. Com a ajuda de todos aqui desta casa, garanto que vc chega lá!
Grande Abraço!
Todos aqui já falaram, mas não custa nada repetir: PACIÊNCIA é o segredo! Até adquirir isso, vc vai errar muito mas vai acertar tbm!
Outra coisa que vc tem que ter na mente: isso é um HOBBY ! Pra relaxar e se divertir. Não se cobre tanto, afinal o próximo kit vc vai montar com técnicas aprendidas 'na raça'. Ninguém nasce sabendo. É um APRENDIZADO dia a dia , kit a kit. Vá adquirindo materiais e kits DEVAGAR! Sem pressa. Ao iniciar uma montagem é de bom tom que vc ESTUDE o modelo e procure referências na internet. Tem material de sobra.
Eu sou um exemplo disso! Voltei ao hobby há pouco mais de um ano e melhorei bastante. Olhando hoje meu primeiro kit, dá vontade de chorar. De desfazer tudo e montar de novo. Mas não. Deixo ele lá, pelo menos para ver como eu melhorei.
Dá uma olhada no coitado:

Sem nada de massa na parte inferior, canopy esfumaçado porque meti verniz sobre ele, sem wash, sem nada... Mas tá lá guardadinho.
Enfim, seja bem vindo e não se preocupe em acertar no primeiro, nem no segundo kits. Com a ajuda de todos aqui desta casa, garanto que vc chega lá!
Grande Abraço!
Abçs
André
NA BANCADA

André
NA BANCADA

- Jonck
- Membro
- Nome: Marcos Jonck
Meu primeiro modelo foi um P-51 que pintei com tinta esmalte prata a pincel. Ficou todo marcado hehehe, mas gosto muito dele, no final das contas ficou legal. Negócio é não ter pressa nem stress.
Tem várias coisas que tento fazer nos meus modelos, aí eu fico "batendo pino" até conseguir ou bater o stress. Se bate o stress, eu deixo de lado um tempo e vou montar outra coisa. Depois eu volto para o problema e tento novamente. Se o stress voltar, aí eu desisto do que pretendo fazer (normalmente detalhamento) e sigo em frente. Afinal a estante também tem que ser preenchida de modelo hehehe.
Se procurar a historia do kit está sendo chato para você, cara, deixa isso de lado e monte seu modelo, isso é para ser divertido.
Tem um forum portugues (plastimodelismo na net, algo assim) que eles tem um tópico para iniciantes bem legal, sugiro conferir.
Acho importante vocÊ dar um tempo nesse comparativo de trabalho, pense bem, a gente está começando agora e não podemos comparar nosso trabalho com quem já está nesta estrada faz muito tempo. É como quem começa a pintar comparar um quadro seu com algum quadro de Rembrandt.
O importante é você e seu kit, sem se preocupar se ficou "top", pois com o tempo suas técnicas irão se aprimorar e você irá ter resultados mais satisfatórios. Não vá por esse caminho de querer deixar seus modelos iguais aos dos outros, eu já fi por aí e quase larguei tudo. Monte o seu kit no seu tempo e dentro da sua capacidade.
Tem várias coisas que tento fazer nos meus modelos, aí eu fico "batendo pino" até conseguir ou bater o stress. Se bate o stress, eu deixo de lado um tempo e vou montar outra coisa. Depois eu volto para o problema e tento novamente. Se o stress voltar, aí eu desisto do que pretendo fazer (normalmente detalhamento) e sigo em frente. Afinal a estante também tem que ser preenchida de modelo hehehe.
Se procurar a historia do kit está sendo chato para você, cara, deixa isso de lado e monte seu modelo, isso é para ser divertido.
Tem um forum portugues (plastimodelismo na net, algo assim) que eles tem um tópico para iniciantes bem legal, sugiro conferir.
Acho importante vocÊ dar um tempo nesse comparativo de trabalho, pense bem, a gente está começando agora e não podemos comparar nosso trabalho com quem já está nesta estrada faz muito tempo. É como quem começa a pintar comparar um quadro seu com algum quadro de Rembrandt.
O importante é você e seu kit, sem se preocupar se ficou "top", pois com o tempo suas técnicas irão se aprimorar e você irá ter resultados mais satisfatórios. Não vá por esse caminho de querer deixar seus modelos iguais aos dos outros, eu já fi por aí e quase larguei tudo. Monte o seu kit no seu tempo e dentro da sua capacidade.

- mvleonardo
- Super Membro
- Nome: Leo
- Agradeceu: 13 vezes
- Curtiram: 31 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Antes de mais nada, parabens Lessa pela aula. Duvido que alguém conseguisse responder melhor!
Eu acho que paciência não é o conselho ideal e sim Controle sua ansiedade.
Olhe no tópico dos feras, repare o Fleite reclamando que faz 1 ano e meio que ele esta montando e ainda não chegou na metade, ou mesmo o Sheppard quanto tempo demora pra montar e só citei dois exemplos.
Eu fui como você, ficava desesperado para terminar um kit e então me chateava pelo resultado.
No começo é realmente dificil controlar a ansiedade, mas esse é uma das grandes lições do hobby, pense nisso.
Não queira ver o resultado, deixe o resultado chegar, estabeleça metas e se esforce para cumprir.
Eu particularmente não pinto nada na arvore pelo motivo apontado pelo Lessa, depois vira uma quizumba quando mistura com a cola. No início tente isso que vai te ajudar a fazer menos lambança, depois quando tiver mais prática, você se arrisca pintando antes de colar.
Uma sugestão, escolha uma montagem qualquer que já tenha finalizado, compre um kit igual e siga os passos daquela montagem, você vai pegando os erros juntos com o modelista que já tem pratica e vai aprendendo a soluciona-los.
Quanto à s técnicas, elas vão aparecendo conforme criamos coragem para tenta-las, mas não seja tão exigente, este é um hobby onde a gente aprende fazendo e fazendo e fazendo e quando dominar tudo aquilo, você troca o tipo de tinta e tem que reaprender tudo de novo ...
O Tesão do plasti é sempre estarmos nos desenvolvendo, por isso vá com calma, estude cada etapa antes de mandar bala.
Das minhas montagens aconselho você olhar a que montei no GT 00 para você ver que as coisas podem dar sim muito erradas e a vontade de jogar pela janela sempre vai existir, mas depois que passa a raiva, sentamos na bancada e tentamos tocar em frente, olha lá nessa montagem quanta zica deu.
Das minhas montagens se eu fosse recomendar algum kit, eu recomendaria o P51 da Tamiya que montei, é um kit excelente, muito fácil, não usei uma grama de putty e não tem muita peça. O Hartmann montou um kit igual, mas com outra pintura, tente algo por ai que garanto que você vai se dar bem. Aviões da 2ª Guerra normalmente são ótimos para começar, evite os alemães porque o mascaramento do canopy deles é um pouco mais difícil. Tente no início os aliados, fique longe de carros ou aviões civis por conta da pintura brilhante.
Abra um tópico da sua montagem que a gente vai acompanhando e orientando na medida que os problemas aparecerem, leia a faq que la tem muita orientação, mas vai de leve que este é um hobby de superação pessoal !
Tópico incluído na nossa FAQ !

Eu acho que paciência não é o conselho ideal e sim Controle sua ansiedade.
Olhe no tópico dos feras, repare o Fleite reclamando que faz 1 ano e meio que ele esta montando e ainda não chegou na metade, ou mesmo o Sheppard quanto tempo demora pra montar e só citei dois exemplos.
Eu fui como você, ficava desesperado para terminar um kit e então me chateava pelo resultado.
No começo é realmente dificil controlar a ansiedade, mas esse é uma das grandes lições do hobby, pense nisso.
Não queira ver o resultado, deixe o resultado chegar, estabeleça metas e se esforce para cumprir.
Eu particularmente não pinto nada na arvore pelo motivo apontado pelo Lessa, depois vira uma quizumba quando mistura com a cola. No início tente isso que vai te ajudar a fazer menos lambança, depois quando tiver mais prática, você se arrisca pintando antes de colar.
Uma sugestão, escolha uma montagem qualquer que já tenha finalizado, compre um kit igual e siga os passos daquela montagem, você vai pegando os erros juntos com o modelista que já tem pratica e vai aprendendo a soluciona-los.
Quanto à s técnicas, elas vão aparecendo conforme criamos coragem para tenta-las, mas não seja tão exigente, este é um hobby onde a gente aprende fazendo e fazendo e fazendo e quando dominar tudo aquilo, você troca o tipo de tinta e tem que reaprender tudo de novo ...
O Tesão do plasti é sempre estarmos nos desenvolvendo, por isso vá com calma, estude cada etapa antes de mandar bala.
Das minhas montagens aconselho você olhar a que montei no GT 00 para você ver que as coisas podem dar sim muito erradas e a vontade de jogar pela janela sempre vai existir, mas depois que passa a raiva, sentamos na bancada e tentamos tocar em frente, olha lá nessa montagem quanta zica deu.
Das minhas montagens se eu fosse recomendar algum kit, eu recomendaria o P51 da Tamiya que montei, é um kit excelente, muito fácil, não usei uma grama de putty e não tem muita peça. O Hartmann montou um kit igual, mas com outra pintura, tente algo por ai que garanto que você vai se dar bem. Aviões da 2ª Guerra normalmente são ótimos para começar, evite os alemães porque o mascaramento do canopy deles é um pouco mais difícil. Tente no início os aliados, fique longe de carros ou aviões civis por conta da pintura brilhante.
Abra um tópico da sua montagem que a gente vai acompanhando e orientando na medida que os problemas aparecerem, leia a faq que la tem muita orientação, mas vai de leve que este é um hobby de superação pessoal !
Tópico incluído na nossa FAQ !