HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

[Dúvida] Cores de Tintas

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Azeroth
Membro
Nome: Aron Raphael Pogere
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[Dúvida] Cores de Tintas

Mensagem por Azeroth »

Não sabia se postava aqui ou em pintura. Então foi aqui mesmo. :B
Galera, to vendo as tinta que preciso comprar aqui pra terminar o bradley e o apache e encontrei um negócio estranho aqui nas tintas do bradley.
Aqui diz que tem 3 tipos de branco e 2 de preto o.O
White, Flat Off White, Off White
Black e Flat Black.
What the fuck? Alguém pode me explicar se é assim mesmo ou se é um tipo de pintura diferente ou sei la.. AUISHUIA
Montagens:

[GT 00] Helicoptero AH-64A APACHE - 1/48 - Academy
[GT 17] Projeto Winged Mind
M2 Bradley I.F.V. - 1/35 - Academy
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: [Dúvida] Cores de Tintas

Mensagem por Lessa »

Azeroth,

Off-White é o nome de uma cor.
Flat quer dizer "fosco".
Então você vai precisar de um Branco brilhante, um Off-White fosco e um Off-White brilhante.
De preto, você vai precisar de um brilhante e um fosco.

Abraço!!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Azeroth
Membro

Mensagem por Azeroth »

Se no nome ta só White, então é branco brilhante?
Funciona assim pra todas as cores?
Sabe onde encontro tinta off white?

Quanto as marcas, por enquanto tenho flat black e white da tamiya, tem muita diferença na qualidade pra humbrol?
Da pra misturar tamiya e humbrol sem problemas?
Montagens:

Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

Azeroth, as tintas tamyia tem o X-qualquercoisa que são as brilhantes e a XF-qualquercoisa que são as foscas. AS humbrol são enamel (esmaltes) e as tamiyas são acrilicas, então teoricamente você não consegue misturar as 2 pois são bases diferentes... eu já misturei gunze acrilica com tamiya e ficou bom, mas esmalte com acrilica nunca fiz... rsrs
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Azeroth escreveu:Se no nome ta só White, então é branco brilhante?
Funciona assim pra todas as cores?
Sabe onde encontro tinta off white?

Quanto as marcas, por enquanto tenho flat black e white da tamiya, tem muita diferença na qualidade pra humbrol?
Da pra misturar tamiya e humbrol sem problemas?
Mano Azeroth...

Em se tratando de cores e tintas tudo é relativo..

Primeiramente... quanto a esse "off" não tem em todas não... nas tamiya por exemplo existem "Gloss White" (brilhante), White (comum) e Matt White (fosco).. nas esmalte da revel existe até o caso das "Semi Gloss" e tal... vai depender muito de um fabricante para o outro... Pra você ter uma ideia ainda existem uns tais de "Insignia Whit", "White Flag" e por aí vai..

E quanto a isso desencane um pouco.. olhe fotos do modelo real e aplique as cores conforme sua escolha.. não se deixe levar tanto pelo manual... (ainda mais porque, se no final você passar um verniz fosco em tudo (recomendado), não vai fazer tanta diferença...

Quanto a misturar as marcas... você até pode tentar... se ambas forem acrilicas... ou ambas enamel.. acrilica+enamel = jamais.. ou vai apenas estragar tinta..

Quanto a qualidade de uma tamiya para uma humbrol é questão de gosto também.. as acrilicas secam mais rápido... diluem com alcool ou água e pode ser mais facilmente lavadas do aerografo ou das mãos.. já as enamel dão uma melhor cobertura (necessitando menos demãos) e diluem com ecosolv.. elas também descascam com menos facilidade.. então o esquema é testar as duas e escolher sua preferencia..

Ou usa as duas.. :P

Eu uso as duas... as cores que não tenho de uma compro da outra.. :thumbup:

Abração
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

A princípio sim. Alguns fabricantes colocam "gloss" na frente da cor quando se referem à brilhante, alguns não. É bom observar qual é padrão. Existem várias denominações em inglês para as tintas: Matt, Gloss, Satin, Metal, Clear...

A Mr. Hobby tem esta cor (referência 69 [no bom sentido hein!!! :lol:] )... não sei se de outro fabricante. O kit que você está montando é de que marca?

Se sua tinta da Tamiya for acrílica, nem pensar em misturar com a Humbrol. Se ela for enamel, eu diria que não é muito recomendável misturá-las, mas pra falar a verdade nunca misturei marcas. Se você testar e ver que não deu nada muito errado, manda bala :bala: . Mas porque você iria querer misturar as duas?

Abraço!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Azeroth
Membro

Mensagem por Azeroth »

Estou com um apache 1:48 da academy e um bradley 1:35 da academy. Até agora tenho 2 tintas apenas. Flat Black XF-1 (Tamiya) e White X-2 (Tamiya). Tenho primer branco da acrilex e também um thinner. Material de pintura até agora é só esse.

Pelo que diz no manual de ambos eu preciso destas cores pra pintar os dois modelos:

flat black
metallic grey
olive drab
flat off white
off white
black
orange
gun metal
amber
flesh
dark green
red
brown
khaki
desert yellow
silver
clear blue
clear red
chromata red

Se vocês não tivessem nada, comprariam o que?
Meu conhecimento em pintura e tinta é 0. :\
Montagens:

Kyosanin
Super Membro
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Preto e Branco Tamiya é essencial.. já que qualquer cor que você comprar dá pra clarear ou escurecer com elas.. logo.. um ver oliva vira "Olive Drab" um Preto comum vira "Tyre Black" e por aí vai... tirando todos os tons de cinza que você pode fazer com elas (mais de 50 :roll:)

Compra alguma cor metalica como Aluminium ou prata...

O gun metal mesmo e mais alguns tons metalicos você consegue escurecendo um silver mesmo..

Idem para um marrom também... com uma tonalidade você pode ir clareando ou escurecendo conforme você precisar...

Cores muito vivas como vermelho, amarelo, etc.. eu uso acrilex mesmo... sempre uso bem pouquinho porque minhas montagens são na maior parte militares...

Sugiro que compre cores primarias e secundárias (como o marrom).. além de algum tom metálico...

O restante você consegue misturando.. e comprando tintas aos poucos conforme sua necessidade.. a medida que for montando mais kits vai ver que você sempre vai dar um jeitinho na hora de pintura com o que você tiver na mão..
Azeroth
Membro

Mensagem por Azeroth »

Entendi. Desert Yellow é uma que vai ir muito no Bradley, compro ela ou da pra fazer com outras cores?
E esse monte de White ai, fico só com meu white normal então?
Montagens:

Kyosanin
Super Membro
Contato:

Troféus:

GTs em Andamento:

Mensagem por Kyosanin »

Se você pretende pintar outros modelos da temática "guerra no deserto" é legal comprar por ser uma cor bastante usada nessa área... você pode clarear ou escurecer pra conseguir tons do Afrika Korps alemão ou os Americanos no Iraque etc...

Agora se esse for um projeto muito específico eu sugiro comprar um pack de acrilex básicas como esse:

Imagem

E fazer todas as misturas que o seu coração mandar.. :rir_muito:

Eis alguns exemplos:

Dark Yellow - 8 de amarelo (505) + 1 de branco (519) + 1 de marrom (531) - (XF60 - Tamiya)

Sand Yellow - 3 de amarelo (505) + 2 de branco (519) + 3 gotas vermelho (507) + 3 gotas preto (520)

Olha a cor que eu fiz nessa camu misturando acrilex, acho que é próximo do que você precisa:

Imagem

As tintas do Hobbye... por serem caras.. você vai comprando aos poucos.. do exterior.. etc.. enquanto isso as acrilex podem te ajudar bastante. :thumbup:
Responder

Voltar para “Dúvidas”