Pois é... e o primer verde, na verdade, era o mesmo primer Yellow Zinc Chromate, com a adição de preto.Cowboy_dgt escreveu:Hartman (Alexandre),
Nossa muito bom o artigo, não sabia que existia um "primer" SALMÃO....kkkkkkkkk Como diz a música "será que ele é, será que ele é...." huahuahuahua
Ajudou muito nas referências e link devidamente favoritizado.
Um abraço,
David Gouvêa Torres.
Próximos Eventos Programados:
[Concluído] P-47D Thunderbolt 1º GAvC - Academy - 1/48
Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT
- Hartmann
- Super Membro
- Nome: Alexandre Fontoura
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 1 vez
Re: P-47D THUNDERBOLT 1º GAvC - ACADEMY - 1:48
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
- Curtiram: 0
-
Contato:
- Troféus:
Aprendi mais esta!!!!Hartmann escreveu:David,Cowboy_dgt escreveu:Hartman,Hartmann escreveu:
O Yellow Zinc Chromate (Cromato de Zinco) é um primer. Ele é aplicado em toda a aeronave antes da pintura "de fato". Além de ser altamente tóxico, ele é anticorrosivo e é usado para proteger a aeronave da corrosão e dos efeitos de agentes biológicos como mofo e fungos. Dependendo do fabricante ele podia ser amarelo esverdeado, verde ou mesmo cor salmão (mais raro). Mas um avião podia ter recebido o Yellow Zinc Chromate e, mesmo assim, ter o cockpit pintado em interior green, que neste caso era uma tinta mesmo, aplicada sobre o primer dentro do cockpit. Mas havia casos em que o cockpit não era pintado, sendo deixado no primer mesmo. Afinal, estavam em guerra e tudo o que apressasse a produção era válido.
Agora sim entendi o porque de ver tantos Zinc Chromate diferentes em termos de tonalidade, mas acredito que qualquer um seja válido, afinal, como você disse: "estavam em guerra e tudo que apressasse a produção era válido"![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em relação ao interior deste P-47D "brazuca" consegui fotos dele e deu para perceber que o mesmo é pintado em Interior Green, até mesmo pelo período de aquisição do mesmo a WWII ainda não tinha "estourado"![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito obrigado mesmo, me tirou uma grande dúvida em relação a tonalidade da cor![]()
![]()
![]()
![]()
Um abraço,
David Gouvêa Torres.
Este artigo da IPMS Stockholm traz bastante luz sobre o assunto. Está em três partes.
http://www.ipmsstockholm.org/magazine/2 ... urs_us.htm

-
- Membro
- Nome: David Gouvêa Torres
Lessa,
Eu também não sabia e aprendi mais uma....hehehehehe
Um abraço,
David Gouvêa Torres.
Eu também não sabia e aprendi mais uma....hehehehehe
Um abraço,
David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
-
- Membro
Bom, mais alguns andamentos do P-47D
Como disse anteriormente, após algumas tentativas, consegui fixar os "cabos tensores" com a cola, e fiz também a manete lateral de regulagem do banco (provavelmente deve ser isso pela referência
)
Esqueci de tirar fotos nesse passo.
Em seguida peguei a nossa "putty" nacional Kombifiller, um pote para diluir a mesma e acetona (que diga-se de passagem somente observei que a mesma estava vencida após diluir
e mesmo assim essa não é mais a acetona de antigamente, cheia de misturas álcool, água, e até óleo de castor, o que faz com que a mesma não fixe bem
). Assim, desfiz tudo e diluí com Thinner de Acabamento (Tempo 2200), a mesma não empelotou, não "talhou" e não atacou o plástico como o jet Líquido fez.

Após isso apliquei a mesma bem diluída e a mesma não atacou o plástico como o Jet Líquido fez, melhorou muito as marcas deixadas pelo Jet Líquido (como se tivesse enrugado o plástico), ficou meio grosseiro, mas deu para melhorar muito. Eis o resultado:

Enquanto secava, fiz a montagem do manche ao piso do cokpit do piloto. Eis o resultado:

Após isso, pude observar que realmente estou enferrujado para o plasti
Ainda vai demorar a voltar ao ritmo normal de montagens, ainda mais que o "osso" está cicatrizando e de vez enquando sinto umas pontadas no local onde fraturei o osso, então sem querer chego a dar um salto na cadeira
é involuntário
E aí já viu né, as peças costumam a sair fora do lugar ou mesmo querer entrar em órbita
Por enquanto é só pessoal.
Um abraço,
David Gouvêa Torres.

Como disse anteriormente, após algumas tentativas, consegui fixar os "cabos tensores" com a cola, e fiz também a manete lateral de regulagem do banco (provavelmente deve ser isso pela referência

Em seguida peguei a nossa "putty" nacional Kombifiller, um pote para diluir a mesma e acetona (que diga-se de passagem somente observei que a mesma estava vencida após diluir

Após isso apliquei a mesma bem diluída e a mesma não atacou o plástico como o Jet Líquido fez, melhorou muito as marcas deixadas pelo Jet Líquido (como se tivesse enrugado o plástico), ficou meio grosseiro, mas deu para melhorar muito. Eis o resultado:

Enquanto secava, fiz a montagem do manche ao piso do cokpit do piloto. Eis o resultado:

Após isso, pude observar que realmente estou enferrujado para o plasti

Por enquanto é só pessoal.
Um abraço,
David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
-
- Membro
Bom, dando andamento aos trabalhos, já entrei na fase de preparação das peças para pintura, e para não ocorrer risco de das pinças jacaré "morderem" o plástico, utilizei uma fita dupla face que se encontra em casas de materiais para comunicação visual. Até hoje foi a melhor que eu já trabalhei, pois não deixa resíduo e sua cola tem uma resistência "felomenal"
Eis a dita cuja:

Assim, peguei 2 palitos de picolé (que utilizo para misturar tintas, ou mesmo pra misturar resina), cortei um pedaço da fita, dividi ao meio, e colei sobre os palitos:

Depois foi só levantar a ponta da outra face com a ponta do estilete:

E colar as peças para começar a preparar para a fase da pintura:

Após isso, vou utilizar a seladora para plástico da "extinta" Easy Collors

Em breve, mais fotos do andamento da pintura.
Haaaaa, espero que não esteja sendo "extensivo" demais neste GT, mas queria passar alguma coisa do que eu sei, e quem sabe assim ajudar alguns novatos. Eu apanhei muito para aprender alguns truques e acho que conhecimento deve ser partilhado, então desculpem as longas explicações
Um abraço à todos,
David Gouvêa Torres.

Assim, peguei 2 palitos de picolé (que utilizo para misturar tintas, ou mesmo pra misturar resina), cortei um pedaço da fita, dividi ao meio, e colei sobre os palitos:

Depois foi só levantar a ponta da outra face com a ponta do estilete:

E colar as peças para começar a preparar para a fase da pintura:

Após isso, vou utilizar a seladora para plástico da "extinta" Easy Collors

Em breve, mais fotos do andamento da pintura.

Um abraço à todos,
David Gouvêa Torres.
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
- Hartmann
- Super Membro
Muito boas suas dicas, David!
Vai ser legal acompanhar este seu trabalho.
Vai ser legal acompanhar este seu trabalho.

Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
- Hartmann
- Super Membro
David,Cowboy_dgt escreveu: Se alguém souber de alguma outra cola CA que não seja Superbonder, me avise que estou em tempo de jogar a minha fora![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Essa porcaria não cola mais como antigamente
![]()
![]()
![]()
![]()
Um abraço a todos,
David Gouvêa Torres.
Eu uso como cola CA dois tipos de cola TekBond da linha "Artesanato". Essa linha vem em três modelos. O modelo 1, de baixa viscosidade, o modelo 2, de média viscosidade, e o modelo 3, de alta viscosidade.
Eu basicamente uso o 1 e o 3. O 1 cola mais rápido, mas escorre rapidamente, pois é bem pouco viscoso. Precisa ter mais cuidado na hora de aplicar. Neste sentido, sua dica do uso da agulha hipodérmica é muito boa. Eu uso palito de dentes mesmo...

A cola do tipo 3 é bem mais viscosa e escorre bem pouco. Uso em locais em que preciso ajustar a peça mais, antes que ela seque. É mais indicada na hora de colar peças em Photo-Etch, por exemplo. Essa cola, nas duas versões, tem me servido bem.
O pessoal recomenda muito uma cola chamada "A Legítima", usada no trabalho com bijouterias. Eu já procurei bastante, mas ainda não a encontrei em Manaus...

Editado pela última vez por Hartmann em 03 Ago 2013, 12:04, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
- cesar2b
- Super Membro
- Nome: Cesar Vieceli
Amigo que trabalheira!!
Mais o resultado esta muito 10!!Manda brasa na pintura
Mais o resultado esta muito 10!!Manda brasa na pintura

-
- Membro
Hartman,Hartmann escreveu:David,Cowboy_dgt escreveu: Se alguém souber de alguma outra cola CA que não seja Superbonder, me avise que estou em tempo de jogar a minha fora![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Essa porcaria não cola mais como antigamente
![]()
![]()
![]()
![]()
Um abraço a todos,
David Gouvêa Torres.
Eu uso como cola CA dois tipos de cola TekBond da linha "Artesanato". Essa linha vem em três modelos. O modelo 1, de baixa viscosidade, o modelo 2, de média viscosidade, e o modelo 3, de alta viscosidade.
Eu basicamente uso o 1 e o 3. O 1 cola mais rápido, mas escorre rapidamente, pois é bem pouco viscoso. Precisa ter mais cuidado na hora de aplicar. Neste sentido, sua dica do uso da agulha hipodérmica é muito boa. Eu uso palito de dentes mesmo...![]()
A cola do tipo 3 é bem mais viscosa e escorre bem pouco. Uso em locais em que preciso ajustar a peça mais, antes que ela seque. É mais indicada na hora de colar peças em Photo-Etch, por exemplo. Essa cola, nas duas versões, tem me servido bem.
O pessoal recomenda muito uma cola chamada "A Legítima", usada no trabalho com bijouterias. Eu já procurei bastante, mas ainda não a encontrei em Manaus...
Opa, valeu mesmo a dica da TekBond....vou procurar por aqui e ver se acho, digo, pedir minha mãe para achar né pq eu com o pé quebrado tá complicado

A dica da agulha eu achei na net, não lembro o fórum, sei q foi em um fórum da europa eu tenho até anotada as medidas aqui, se quiser eu te passo depois. É só dar um toque

Um abraço,
David Gouvêa Torres.