Dom escreveu:ótimo

Valeu Magneto, obrigado Dom!
Seguem fotografias de referência do hélice kaplan e dos propulsores azimutais, para o caso de alguém não estiver entendendo o que estou dizendo (já que isso é matéria do curso de construção naval que estou fazendo)
explicações gerais: propulsores convencionais, sem dutos, como o modelo/serie clássico B.TROOST são os mostrados na figura abaixo
esse sistema proporciona perda de até 30% do rendimento do hélice, causado pela perda de fluxo da água nas pontas das pás. Mesmo assim, é largamente utilizado, por ser um propulsor clássico e eficiente, e sua eficiência depende ainda, do número de pás (2 a 7) e para a finalidade a que se destina (transporte rápido, carga, torque, etc). A grade de ferro em volta do hélice mostrado na figura abaixo serve apenas para proteção contra detritos e batidas leves
com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram novos propulsores, com maior eficiência, como é o caso do modelo/série KAPLAN, mostrado nas figuras abaixo. A forma da pá, contendo ou não as extremidades arredondadas não interfere muito no desempenho, pois o melhor rendimento de deve à presença de dutos para passagem da água, o que proporciona aproveitamento de 100% do rendimento do hélice
as pás dos hélices também possuem um ângulo de curvatura, seja B.TROOST seja KAPLAN, tudo detalhadamente medido, inclinação essa que eu ainda não fiz nos hélices do meu projeto
existem ainda outros sistemas melhores de propulsão, como é o caso da hélice Voith-Schneider, que nem parece um hélice como nós estamos habituados a ver por aí, além de serem caríssimas
demonstração do sistema de funcionamento do propulsor Voith-Schneider
também temos o sistema de propulsão por hidrojato, utilizado nos jetskis, mas também em grandes embarcações, especialmente porque, não possuindo hélice fora do casco, pode navegar em calados baixos sem preocupação com colisão no leito do rio (mesmo assim, é necessário uma grade de proteção para evitar que cascalhos e detritos entrem pelo duto de sucção de água)