Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Tintas Vallejo???

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Mauricio Barreto
Acabei de Chegar
Nome: Carlos Mauricio Barreto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Vallejo???

Mensagem por Mauricio Barreto »

Olá para todos
Estou chegando agora ao fórum e gostaria de contribuir com o que aprendi sobre a diluição de tintas com o Veja Cristal e em alguns casos, como já li de outros modelistas, a utilização também da cera brilho fácil. Na realidade (se eu estiver errado por favor me corrijam) não é o Veja ou a cera que atua na diluição e sim um composto que ambas possuem chamado Butil Glicol.

BUTIL GLICOL
CARACTERÍSTICAS
O Butil Glicol é da família de éteres glicólicos, utilizado como solvente orgânico polar verdadeiro e retardador. É um líquido, transparente, incolor, de odor fraco característico, obtido pela reação de eterificação de óxido de etileno com Butanol. Ponto de Ebulição 171 ºC, Ponto de Fulgor 66 ºC . Fórmula Química HOCH2CH2OC4H9. Peso Molecular: 118,18. Nome Químico: Etilenoglicol monobutil éter. Nº do CAS: 111-76-2.
APLICAÇÕES
Usado como solvente em tintas, vernizes e thinner de resinas sintéticas como nitrocelulose, acrílica, epoxi, fenólicas e alquídicas. Excelente solvente retardador de lacas nitrocelulosicas; melhora o brilho, reduz a viscosidade e facilita a aplicação. Na indústria têxtil é utilizado como auxiliar de limpeza com a função de desengraxe. Em produtos de limpeza entra em formulações de multiuso. Em tratamento de metais no desengraxe de peças metálicas e em algumas sínteses de produtos químicos, etc.
Fonte: http://www.chemisol.com.br/produtos/butil-glicol/

Portanto, você pode usar apenas o butil glicol para a diluição de tintas, principalmente as da marca Acrilex (que muitos plastimodelistas utilizam por serem bem mais baratas do que as de marca específica). Eu mesmo já utilizei tanto o Veja quanto a Cera até obter o conhecimento sobre o Butil Glicol.
Espero ter colaborado.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Re: Tintas Vallejo???

Mensagem por Galttar »

Mas como conseguir o Butil Glicol?
Abraço e obrigado pela informação.
Responder

Voltar para “Pintura”