Próximos Eventos Programados:
qual é a vantagem de ter um reservatório de ar?
Moderador: Moderadores Tecnicas
-
- Membro
- Nome: Rodrigo Flores
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Re: qual é a vantagem de ter um reservatório de ar?
Muito obrigado pela ajuda pessoal. Em março retornei a este hobby, comprei um Spitfire MK-IX 1/72 da Airfix, iniciei a montagem, parei na fase da pintura externa, comprei as tintas recentemente, hoje recebi um kit de ferramentas que comprei no Ebay e agora está na hora importante de decidir sobre o compressor/aérografo/reservatório. Tudo que foi escrito acima será cuidadosamente pensado. Muito obrigado mais uma vez!
- Paulão - Tchwrma
- Super Membro
- Nome: Paulo Ricardo Pereira
mvleonardo escreveu:Eu não vejo vantagem, explico:
1 - O custo é bem maior e só isso já da pra fazer pensar.
2 - O aumento do tamanho ocupado transforma um compressor comum com sua praticidade de guardar em qualquer lugar, em transportar e em não ouvir a mulher chiando que é um trambolho na casa que todo mundo tropeça, que voce ouve que teu escritório fica parecendo uma oficina e quem mora em apertamento tem que fazer milagre.
A solução:
Minha mangueira não é gigante, tem 3 metros e resolve o problema de pulsação, como bem disse o Paulão, o que liga ou desliga é a queda de pressão, assim para não ter problema voce precisa ter um tanque gigantesco e pergunto, quem aqui passa o dia pintando modelos? Pois é, ninguem, nosso uso comparado ao que se destina um compressor desses é ínfimo uma vez que o "liga-desliga" acontece por um tempo muito pequeno "de tempos em tempos" e somente quando chegamos na fase de pintura do kit.
Para mim é preciosimo, claro que existem modelistas que não tem o hobby como hobby e sim como profissão-não-remunerada, mas como eu tenho para descansar a cabeça, o barulho do compressor que no meu caso é um Wimpel, é baixo e não atrapalha em nada os curtos tempos ligados até a pressão da mangueira subir, e quando eu digo curto tempo ligado, realmente ele liga de 2 em 2 minutos porem fica 12 segundos ligados, DO-ZE.
Pra mim isso não é problema.
É preciosimo? Então um aerógrafo de precisão tambem o será...E tintas apropriadas....E o diluente correto...E o verniz adequado....Lessa escreveu:Concordo! Eu inclusive gosto do barulhinho do compressor... já dá vontade de sair pintando. Gosto é gosto né! E tem outra também: quanto maior o cilindro de ar, maior o pistão, maior o barulho.mvleonardo escreveu:Para mim é preciosimo, claro que existem modelistas que não tem o hobby como hobby e sim como profissão-não-remunerada, mas como eu tenho para descansar a cabeça, o barulho do compressor que no meu caso é um Wimpel, é baixo e não atrapalha em nada os curtos tempos ligados até a pressão da mangueira subir, e quando eu digo curto tempo ligado, realmente ele liga de 2 em 2 minutos porem fica 12 segundos ligados, DO-ZE.
Pra mim isso não é problema.

Aí a gente ouve comentários sobre as pinturas do Shep, do tipo: Como é que você consegue?

A resposta é: Com muito talento e com ferramentas adequadas!

abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Paulão.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Paulão, eu disse nada de você! Pelo contrário, aprecio demais seus trabalhos e justamente pelo seu preciosismo que eles são bem melhores que os meus. Só sou a favor de uma poderação, como por exemplo, acho que a única coisa que poderia estragar num constante liga-desliga no meu compressor pequenininho seria um relé... é oil-free, não tem "motor de arranque". Não acho que só vale a pena se for um reservatório grande, até porque ele pediu uma opinão, não uma verdade absoluta. Sei lá, esta é minha. Eu não pinto mal porque meu compressor é pequeno, e sim porque sou ruim mesmo. Mas em absoluto eu desrespeito sua opinião! Perdoe-me se deixei transparecer isto. Não queria causar esta polêmica não 
Amigos ainda? hehehhe

Amigos ainda? hehehhe
-
- Membro
- Nome: ICARO VALENCA
TO VENDO QUE O PESSOAL TEM MUITAS OPINIOES DIFERENTES........!!!!!!
COMPREESSOR COM RESERVATORIO DE AR......VALE A PENA....??? SIM...!!!!! VALE.
QUEM TIVER CONDICOES DE INVESTIR NAO VAI SE ARREPENDER...
ABS

COMPREESSOR COM RESERVATORIO DE AR......VALE A PENA....??? SIM...!!!!! VALE.
QUEM TIVER CONDICOES DE INVESTIR NAO VAI SE ARREPENDER...
ABS

- Roland
- Super Membro
- Nome: Vinicius Roland
- Curtiram: 4 vezes
- Contato:
RGFloresrgflores escreveu:Pessoal,
Adicionar um reservatório de a um compressor aumenta o preço total da compra. Mas talvez haja vantagens que compensem. Assim, gostaria que fosse explicado qual é a vantagem de comprar um compressor junto com um reservatório. Especialmente naqueles compressores mais populares da marca Sagyma e Wimpel. Se valer a pena, um reservatório de 2L vale a pena? Muito obrigado!
Permita-me entender o porquê da sua questão: se vale à pena o uso do reservatório de ar acoplado a um compressor de ar.
Minhas perguntas a vc:
Vc tem um compressor de ar sem reservatório??
Sua questão refere-se a se realmente vale à pena vc investir em peças a serem adicionadas ao seu compressor??
Vinicius Roland
-
- Membro
Vinícius,
Estou ainda pendurado no pincel. Não tenho ainda compressor. Vou comprar um compressor e queria ouvir a opinião dos colegas mais experientes se vale a pena ter um compressor com reservatório de ar e quais as vantagens. Vi nas respostas que há muitas opiniões e coisas a serem consideradas. Qualquer ajuda é sempre bem-vinda
Estou ainda pendurado no pincel. Não tenho ainda compressor. Vou comprar um compressor e queria ouvir a opinião dos colegas mais experientes se vale a pena ter um compressor com reservatório de ar e quais as vantagens. Vi nas respostas que há muitas opiniões e coisas a serem consideradas. Qualquer ajuda é sempre bem-vinda

- Roland
- Super Membro
- Nome: Vinicius Roland
- Curtiram: 4 vezes
- Contato:
Que compressor pretende ter? Inalador, compressor a pistão, compressor à base de motor de geladeira...?rgflores escreveu:Vinícius,
Que situação de ambiente vc dispõe? Mora em apartamento, residência térrea, monta na cozinha, monta na sala, ja tem um quarto preparado pras montagens... ???
Há muitas coisa a avaliar antes de procurar entender os porquês para ter ou não ter reservatório de ar.
Como está teu poder aquisitivo para isto ou para aquilo?
Eu resumiria sua pergunta respondendo simplesmente, sem tecnissismos:
SIM, VALE À PENA TER RESERVATÓRIO DE AR ACOPLADO AO COMPRESSOR.
Porque:
1 - Vc tem ar reservado, pronto pra uso.
2 - Vc tem ar com pressão homogênea, o ar não fica pulsando.
3 - Com reservatório de ar vc tem segurança, controle de pressão (de conteúdo e de trabalho), economia de energia elétrica
4 - Posso dispor de ar comprimido para outras finalidades: encher pneu da bicicleta do meu neto, pintar frescura no carro do meu filho, limpeza geral com jato de ar...
Quando montei meu compressor à base de motor de geladeira eu pensei nestes quatro itens acima.
Com os itens de segurança que adicionei ao conjunto, nem eu nem ninguém tem o que reclamar. Só a ganhar.
Espero ter colaborado, além ou aquém da ajuda dos demais.

Vinicius Roland
-
- Membro
Vinícius, pretendo comprar um compressor marca Wimpel ou Sagyma. Estou pensando se vale a pena incluir um reservatório na compra. Moro em apartamento pequeno, no 5º andar, numa sala que serve de biblioteca, onde posso ter minha bancada. O espaço é pequeno, nem pensar em reservatório com mais de 3 litros! Um abraço e obrigado pela ajuda.
Só para acrescentar vi um outro compressor de marca Microjet, que inclui reservatório, que o fabricante diz que é produzido especialmente para o modelismo e não faz barulho. Infelizmente não contém o preço no site.
Só para acrescentar vi um outro compressor de marca Microjet, que inclui reservatório, que o fabricante diz que é produzido especialmente para o modelismo e não faz barulho. Infelizmente não contém o preço no site.
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Rodrigão, não conheço esta marca, mas pode-se dizer que qualquer um destes compressores menores são destinados ao modelismo e artesanato. Ou seja, não é recomendado para uso profissional; embora quando eu comprei o meu, o cara ao meu lado comprou um também para trabalhar com micro-pintura em carros, que é profissional mas é um trabalho pequeno. E silencioso todos dizem que são né!!rgflores escreveu:Só para acrescentar vi um outro compressor de marca Microjet, que inclui reservatório, que o fabricante diz que é produzido especialmente para o modelismo e não faz barulho. Infelizmente não contém o preço no site.

- Paulão - Tchwrma
- Super Membro
- Nome: Paulo Ricardo Pereira
Amigo, esse compressor pertence ao melhor tipo de compressor que existe, para o modelismo. É um compressor feito com motor de geladeira, o que o deixa absolutamente silecioso(O barulho é o mesmo da geladeira que você tem em casa), e que o torna o melhor para apartamentos, tambem. Alem disso é o tipo que dura mais, por não tewr pistões e outras peças móveis pra estragar. Eu tenho um assim e recomendo muito. Só que costumam ser mais caros que os wimpel da vida...rgflores escreveu:Vinícius, pretendo comprar um compressor marca Wimpel ou Sagyma. Estou pensando se vale a pena incluir um reservatório na compra. Moro em apartamento pequeno, no 5º andar, numa sala que serve de biblioteca, onde posso ter minha bancada. O espaço é pequeno, nem pensar em reservatório com mais de 3 litros! Um abraço e obrigado pela ajuda.
Na net tem vários tutoriais de como construir seu compressor com motor de geladeira por uma fração do prêço de um comprado. É só googlar essas tres palavras juntas: Compressor aerografia e geladeira...
O meu, feito em casa, com reservatório de 15l é esse aqui:

abraços,
Paulão.
Paulão.