Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Esse é o seu primeiro kit? Eu montava quando criança e retomei a uns 3 meses.

Estou aprendendo tudo de novo. E também não sabia muita coisa, pois as exigências aumentaram muito nestes anos. Eu comprei uma moto para voltar ao hobby e rapidamente me toquei que era muita coisa para eu retomar o hobby. Deixei ela de lado e estou finalizando meu segundo kit e ainda não me sinto seguro em tentar montá-la.

Sucesso por aí!
Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Sormani »

Luckas 04 escreveu:
magnetorj escreveu:olha amigo cheguei tarde pra ajudar mas ta bem acessorado ai pelo sormani e pelo night :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: eles sabem o que falam :thumbup: :thumbup:
ta bom analizando bem o sormani sabe o que fala o lance e que ele fala muito :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Olá, magnetorj. Fique à vontade para participar também. Toda ajuda é bem vinda.
convida esse cara nao !!! ele é um anarquista !!! vai querer ver o circo pegar fogo antes de ajudar alguma coisa !!!!! :agitado:
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Avatar do usuário
Sormani
Membro
Mensagens: 446
Registrado em: 22 Nov 2012, 14:53
Nome: Sormani Faria
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Sormani »

sobre as suas perguntas ;

1) Alguém já usou o primer da WarScenic? É confiável mesmo ou é melhor pegar o da Vallejo?
eu prefiro o warscenic por EU achar que primer TEM que ser enamel

2) O thinner é melhor o lento?
sim, mas para lavar pincel e aerografo, utilize o 2002 para economizar o lento.
Serve tanto para as tintas quanto para os vernizes e o primer?
sim Um frasco de 30ml será suficiente para pintar e envernizar a moto? sim, mais do que suficiente

3) Qual cement é melhor: os que vem com bico de aplicação ou os que precisam usar pincel? Recomendam o cement da WarScenic também?
eu recomendo o da deluxe ( http://www.marksmodels.com/?pid=12431 ) / http://www.deluxematerials.com/index.html impressionantemente melhor que todos que usei até hoje. Se for comprar lá, te aconselho compra um aplicador de cola liquida - pin flow - que é fantansico, ainda mais com o cuidado que voce tem que tem com as colas no tipo de kit q vc está montando. Eu tenho um e nao troco por nada !! https://www.youtube.com/watch?v=pZs_A8QkJHY

4) Ele me passou duas cores de cromado: o prata cromado (que equivale ao da Tamiya) e o cromado verdadeiro (nova tinta da WarScenic). Qual pego? Segue uma foto da moto real para referência.
eu tenho as duas - pega o prata cromado - o cromado verdadeiro fica um espelho !!! nao vai funcionara pra vc
Somos responsável por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Marushio »

Man, primeiro tópico com duvidas básicas (fora os que eu abri quando comecei rsrsrs) que eu aprendo muito com as respostas. :clap:

Pra contribuir, só posso opinar pra não convidar o Magneto, porque ele é legionário e anarquista :lol:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Olá. Seguindo as dicas que recebi encomendei as tintas e materiais auxiliares da WarScenic. Enquanto espero, gostaria de tirar mais algumas dúvidas.

1) Para lixar as arestas, posso usar uma lixa de unha? Ou que tipo devo usar?

2) Qual a proporção primer-thinner para uso no aerógrafo? Uma demão está bom? Esperar quanto tempo antes de pintar?

3) Qual a proporção tinta-thinner? Quantas demãos? Quanto tempo entre uma e outra? Esperar quanto tempo antes de envernizar?

4) Qual a proporção verniz-thinner? Quantas demãos? Quanto tempo entre uma e outra?

5) Devo colar os adesivos antes ou depois de envernizar? Esperar quanto tempo antes de colar?

Muito obrigado. :thumbup:
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

1) pegue várias gramaturas de lixa, desde 400 a 1200 ou mais.

2) pense sempre no ponto do leite.

3) ponto do leite de novo. As demãos varia. Sempre falam por aqui que é melhor várias demãos finas que poucas grossas.

4) ponto de leite. Mesma coisa: várias finas.

5) Primer, tinta, verniz, decalques, verniz.

Só esclarecendo: estou retomando o hobby, então sou bem novato ainda. Bom ver os cobras responderem.
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Foks »

Luckas 04 escreveu:Olá. Seguindo as dicas que recebi encomendei as tintas e materiais auxiliares da WarScenic. Enquanto espero, gostaria de tirar mais algumas dúvidas.

1) Para lixar as arestas, posso usar uma lixa de unha? Ou que tipo devo usar?
Pode usar todo e qualquer tipo de lixa de unha que encontrar! Vá em alguma loja de tinta e compre folhas de lixa d'água.

2) Qual a proporção primer-thinner para uso no aerógrafo? Uma demão está bom? Esperar quanto tempo antes de pintar?

O primer da WS apresenta ótimo rendimento e cobertura. O tempo de cura é quase instantâneo. Se aplicar uma demão muito seca, talvez precise de um polimento antes da pintura, para remover a "poeira". Se aplicar uma demão mais molhada, seca muito rápido também, e evita a poeira. Eu gosto de primer em camada muito fina. Diluo o primer WS em 2x1 e até 3x1. Fica muito diluído, as vezes requer mais de uma demão. Mas é como eu gosto de usar.

3) Qual a proporção tinta-thinner? Quantas demãos? Quanto tempo entre uma e outra? Esperar quanto tempo antes de envernizar?

A proporção de tinta x thinner pode ser de 1x2. Pode até diluir mais se tiver um bom controle de pressão e distância na hora da pintura. As demãos dependerão da sua diluição e, consequentemente da cobertura. Aplique a tinta e aguarde a secagem para avaliar a necessidade de nova demão. Com o diluente rápido, a tinta da WS seca quase instantaneamente. Para uma total garantia (uma redundância mesmo!) espere 24 horas antes do verniz.

4) Qual a proporção verniz-thinner? Quantas demãos? Quanto tempo entre uma e outra?

A proporção verniz - thinner que uso é de 3 a 5 x 1. Muito thinner no verniz demanda cuidado! Kits short run (e até da ICM) costumam ter plástico mole e a grande quantidade de thinner na diluição, pode causar dano na superfície do kit! Em relação às demãos, tudo depende da distância de aplicação. Caso aplique com muita distância, vai necessitar de muitas demãos. Caso aplique perto demais, pode escorrer ou sobrecarregar o kit.
Eu gosto de aplicar uma camada inicial com mais distância e, após a cura total, aplico uma demão mais próxima e mais molhada. O kit fica com aspecto "plastificado". Dá para sentir facilmente a diferença de textura após a segunda demão.
A secagem desse verniz da WS também é muito rápida, mesmo o verniz brilhante. Apenas, por precaução, recomendo aguardar 24 horas entre as demãos.


5) Devo colar os adesivos antes ou depois de envernizar? Esperar quanto tempo antes de colar?

Os decalques possuem melhor acabamento final se aplicados em superfícies brilhantes, portanto, verniz brilhante antes de decalcar. Aguarde 24h para a cura total do verniz e, se possível, use luva ou algum pano para manusear o modelo sem marcar o verniz com os dedos.

Muito obrigado. :thumbup:
Espero que ajude. Qualquer dúvida, é só perguntar. Venho usando constantemente os produtos da WarScenic.
Veja aí no meu site, o Plasticompras, os reviews dos produtos da WarScenic.

Abraço!
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Muito obrigado pelas respostas, estou aprendendo muito. ;)

Alguém pode me indicar uma lista de thinners que posso usar para diluir o primer e o verniz (como são da WS, eu acredito que ambos são a base de enamel)?
Me recomendaram thinner 2002 e Tempo 2008, mas não tem aqui na minha cidade. :cry:
Se não tiver nenhum dos recomendados, posso usar um genérico mesmo?
E se usar o thinner da WS para o primer e o verniz o que acontece?

Sobre o Wash, é apenas para modelos militares ou também deverei fazer na minha moto? :?:
Avatar do usuário
fernandomachado13
Super Membro
Mensagens: 1187
Registrado em: 09 Jun 2012, 09:42
Nome: Fernando Machado
Localização: sao jose sc
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por fernandomachado13 »

Boa Tarde pessoal, qual primer usar para tintas duco..eu comprei um mas a lata era grande que chegou a estragar qual outro que possam me aconselhar...
ABRAÇOS
Luckas 04
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2014, 17:00
Nome: Lucas Pereira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre Tinta, Thinner, Primer e Verniz

Mensagem por Luckas 04 »

Mais uma dúvida: qual a pressão que deve ser usada no compressor?
Distância mínima de 15 cm está bom? :pensando:
Responder

Voltar para “Pintura”