SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Qual verniz utilizar???

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Foks »

Não conheço esse material da Revell.

Mas, pode comprar sem medo os vernizes em spray.

Veja aí:

http://www.kalunga.com.br/depto/artes-p ... ?menuID=83

Pode aplicar direto da lata...

Pegue os sprues que sobrarem do kit e teste a distância, aderência etc.

O grande segredo é começar e terminar o jato fora do modelo. Mantenha uma distância de aproximadamente 20 cm. O verniz brilhante é um pouco mais grosso, passe uma demão, espere secar e veja se precisa de mais uma demão.

Fique tranquilo que não vai reagir com a tinta.

Valeu!
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Ok, Foks, vi um vídeo de como utilizar o spray nas peças, exatamente como você falou. Vou desistir do revell, já que ninguém conhece e vou tentar encontrar os dois da acrilex que você recomendou.

Já que estamos no assunto pintura, alguém conhece essa tinta?

TINTA TESTORS ACRÍLICA 4675 FERRUGEM FOSCO.

Obrigado pela ajuda pessoal.
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por kleverton »

Diogo.

Não conheço o verniz da Revell.

Olha, eu utilizo tinta esmalte. Aí eu adoto o verniz brilhante da acrilex, o solúvel em água.
Imagem

Muito bom! Dá uma aparência acetinada, bonito de se ver.

Quando a tinta for acrílica, não utilize este verniz, pois adota o mesmo solvente.
Para acrílicas, pode usar este em lata (TOME CUIDADO AO APLICÁ-LO, FEDE E SE ACUMULAR, PODE CRIAR UM EFEITO DESASTROSO NO KIT):
Imagem

O Amigo Doug usa o verniz da GATO PRETO. Ele pode te passar as referências do produto e experiência.

Atualmente, comprei uma cera americana (FUTURE) que a turma aqui utiliza como se fosse verniz. É perfeita! :saudacao: :saudacao:
Pena que é cara e difícil de se encontrar.

Em relação ao potinho pra misturar tinta, vai com forma de empada que será feliz. :lol:
Imagem

Uma dica: crie um tópico da montagem e deixa a gente te ajudar a cada dúvida que for surgindo. :thumbup:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Muito obrigado, Kleverton. Vou comprar esse em spray da acrilex. O meu kit vai chegar segunda-feira. Vou abrir o tópico lá para vocês me darem uma mãozinha :-)
agradeço muito a ajuda com o assunto verniz :-) Obrigado.
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Dougvoador »

Imagem

Eu "acho" que este produto da revell que vc se refere na verdade é uma tinta transparente.


Como o kleverton disse vá de verniz acrilex brilhante solúvel em água, custa uns 6 reais, aproveite e veja se tem o verniz acrílico brilhante gato preto. Quanto aos vernizes de lata da acrilex eu aconselho Que vc compre apenas o fosco, pois os de lata são Enamel e vão reagir na hora do weathering que geralmente é feito com produtos também Enamel.

Conselho, gaste uns 30 reais e compre um verniz acrílico brilhante acrilex, um gato preto e uma verniz fosco em lata acrilex, fazendo isto tera tudo que precisa em termos de vernizes.

Outra coisa, no caso dos submarinos que geralmente são pintados com duas cores que se separam mais ou menos na linha d'água vc precisará de fita adesiva para fazer este trabalho, tente adquirir um rolo dela da tamya( no mercado livre e na WK sempre se acha ela mais em conta, ela uma fita cara mas te garanto que vale cada centavo.

Quanto ao potinho de empada vc encontra em lojas de 1,99, já a espátula de misturar a tinta eu uso agulha de tricô metalica( uns 2 reais tb).

Inserindo seu kit no GT o fórum todo poderá te ajudar em cada passo desta sua emocionante acentura que é o primeiro kit! Ahehehhehehrhehe, também comecei no mundo dos subs e fui muito feliz na escolha. :thumbup:
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Doug, também acredito que o 02 da Revell seja uma tinta e não um verniz. Bom, como sou novo em tudo, acho que o melhor é comprar um verniz fosco e um brilhante, em lata acrilex, já que corro também o risco de entupir o aerógrafo se utilizar o que vem em frasco.

Como as tintas que utilizarei serão acrílicas à base de água, terei que comprar aquele em lata da acrilex, que foi mostrado acima, confere?

A fita que comprei foi da Revell, será que terei problemas???

Uma outra dúvida, o submarino possui apenas dois decais bem pequenos, mesmo assim terei que passar o verniz brilhante em todo o submarino?

Quanto a postar a montagem no grupo, fico meio com pé atrás, visto que nunca montei e pode ficar ruim... Parece estranho, mas é esse o sentimento. Só tem fera lá.
Diogo_Oliveira
Membro
Mensagens: 126
Registrado em: 06 Jun 2014, 09:51
Nome: Diogo Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Diogo_Oliveira »

Pessoal, agora para acabar com a dúvida, posso comprar esses dois sprays para utilizar no meu modelo que será pintado com tinta acrílica???? Não vai ter reação??? Vou comprar assim que derem a resposta. Obrigado.

http://www.kalunga.com.br/depto/artes-p ... ?menuID=83
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Dougvoador »

Não ta abrindo não amigo.

Mas pode comprar, só aconselho vc tirar da
Lata e aplicar com o aerógrafo para ter maior controle, e não se esqueça que eles podem ser diluído com ecosolv, jamais coloque thinner no seu aerógrafo pois pode estragar os
Orings.

Quanto ao verniz acrílico de pote vc pode usar sem medo, a maioria do pessoal usa eles, eu só
Uso o de lata fosco, mas tiro da lata e diluo com ecosolv. Compre onde lata e o acrílico e teste em
Uma garrafa Pet antes de aplicar no kit. Assim poderá ver as reações deles.
Herson
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 14 Abr 2014, 16:33
Nome: Herson Daniel Denadai
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por Herson »

Vale a pena, levando em consideração ausência total de experiência, usar outro tipo de verniz, tipo acrilex?
Olá amigo tudo bem? Também sou novo por aqui, estou montando meu 1° kit, entao estamos empatados na inexperiencia... :rir_muito: ... Quanto ao verniz, eu estou utilizando o verniz em spray, direto da lata mesmo, só que o da colorgin... recebi um auxilio do pessoal aqui quanto a isso, e parece estar dando certo na medida do possivel... me recomendaram deixar a lata em banho maria um pouco antes da aplicaçao, para dar uma "afinada" no verniz e levando em conta minha falta de habilidade, estou satisfeito com o resultado :thumbup: , mas se vc preferir o acrilex, dizem que ele é mais diluído, dispensando a etapa do banho maria
Eu vou registrar todo andamento do trabalho, e se der certo (pelo menos em parte, pois perfeito não tem como ficar), posto do grupo :-)
Estou na mesma situaçao :rolando:
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Qual verniz utilizar???

Mensagem por kleverton »

Amigos Diogo e Herson.

Estamos aqui para te ajudar. :thumbup:
Não se acanhem ou fiquem com receio da montagem não sair ao seu contento. A primeira montagem é assim mesmo! Tudo é novo.

Diogo, escuta o conselho do Doug referente aos vernizes. Ele sofreu na pele com verniz, então tá "escolado". :lol:

Uma pergunta: você utilizará pincel ou aerógrafo?

Olha, a gente tem o hábito de testar em garrafa PET antes de aplicar diretamente no kit.

Diogo, quando chegar na parte do decalque, pode aplicar o verniz somente na área que deseja. Eu costumo dar um banho de verniz acrilex brilhante em todo o kit.

Estamos por aqui no mesmo submarino, digo, barco. :D
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”