Master-Model

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Sea Harrier FRS.1, MPC 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Re: Sea Harrier FRS.1, MPC 1/48

Mensagem por Motta »

Bunger escreveu: Imagem

Estou agora tentando acertar o painel de instrumentos na posição correta em cima da banheira.
Oi Gustavo,

Sei que o modelo é seu e vc faz da maneira que vc achar melhor. Porém, vou me permitir explicar alguns detalhes dessa modificação, vc fica livre para decidir se vai fazer ou não. Acredite o pior já passou! ;)
Agora para tirar o 10, vc precisa avançar o compressor da turbina. Para isso vc precisa tirar um pedacinho da base, assim: (na verdade pode ser um pouco menos)

Imagem

Então, vc poderá avançar a peça para frente da guia da canaleta, fincando assim qdo visto por trás:

Imagem

Só que vc perceberá que vc não consiguirá encaixar de primeira, e para isso vc deverá lixar o meio da "boca de sino" em cima e em baixo atráves de tentativas, lixe um pouco e faça o dry-fit, lixe mais um pouco e faça um novo dry-fit, até que ela encaixará na posição acima. Vendo pela frente, vc terá essa visão:

Imagem

Imagem

Vc pode perceber que eu tirei demais da fuselagem, ao inves de acertar somente a boca de sino, o que em atrapalhou bastante na hora de fixar a peça que vc já fez.
Com um lápis tangenciando a fuselagem, risque a "boca de sino", e obtenha as seguintes marcações:

Imagem

Imagem

Agora caia na faca e tire esse excesso!
O resultado será algo do tipo:

Imagem

Viu como não precisa tirar tudo o que eu tirei? O seu está muito melhor do que o meu até essa parte, agora é o detalhe para tirar o 10!
Acredite, essa é a parte fácil! Fazer essa peça que vc já fez com o tubinho de caneta e pedaços de plástico e acertar o alinhamento foi o que mais eu demorei para conseguir fazer... :raiva:
Bom, isso é... se vc quiser fazer é claro! :mrgreen:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Bunger
Membro
Nome: Gustavo Bunger
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Bunger »

Motta,

Prometo que vou estudar essa alteração com carinho. Vai depender da minha habilidade na hora de fazer esse corte. Eu estou pensando em fazer algum detalhe no porão dianteiro, ou seja, de qualquer jeito vou ter que dar um corte nessa peça da turbina, porém mais simples. Por outro lado, quero fechar esse pastel logo...minha experiência e maldição na 1/48 me diz que quanto mais o tempo passar, mais vou querer mexer, e isso aumenta MUITO o risco de eu largar kit pra lá :lol: :lol: Como essa parte fica mais escondida, se não compensar, não vou fazer, até para não correr o risco de errar.

Abraços e obrigado pela dica como sempre !
Montando:
SHAR FRS.1, MPC, 1/48
IPMS - Rio de Janeiro | Grupo Plastiloucos
Bunger
Membro

Mensagem por Bunger »

Continuando a saga pseudo-mesopotâmica...

Resolvi pintar o assento ejetável, e também colar o painel no ângulo ideal para que ele encaixe no kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Finalmente tive saco de detalhar a entrada e saída de ar (APU/GPS), que é o sistema de arranque do motor Pegasus:

Aqui a moldura que suportará uma pequena grade, que é a entrada de ar:
Imagem

Aqui pelo lado de fora:
Imagem

O lado direito requer um trabalho maior. Por se tratar de uma saída, o bocal de exaustão se projeta para fora, e aí o velho coca-etched entrou em ação:
Imagem

Fazendo o bocal:
Imagem

Testando o ressalto
Imagem

Falta fazer câmaras com estireno para que esse espaço não fique oco.

Me baseei nestas fotos:
Imagem

Imagem
Montando:
SHAR FRS.1, MPC, 1/48
Erick_Fernandes
Super Membro
Nome: Erick Rosa Fernandes

Mensagem por Erick_Fernandes »

Muito bom o nível de detalhamento!
Já estou mirando um SHAR!!
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Motta
Conselheiro
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Imagem
:espantado:

Ficou muito melhor que a minha!!! Queria ter visto essa referência antes...
Sua motangem está ficando impecável!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O que vc tinha me pedido:

Imagem

É do FA.2, mas não deve ser tão diferente, no livro do SAM que vc pegou as plantas tem mais 2 fotos se não me engano.
Tente mais alguma coisa com o pessoal do SIG Harrier, já que eles já sabem quem é vc. :thumbup:
Escreva para eles, (pelo e-mail que vc recebeu, ou via web site).
Se vc não se sentir a vontade eu peço por vc... ;)
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

Bunger
Membro

Mensagem por Bunger »

Obrigado Motta ! Vou estudar essa foto e vou olhar de novo na SAM.
Pessoal, desculpem a demora enorme em atualizar, porém o segundo semestre de 2012 foi muito atribulado. A atualização daqui para frente melhorará, prometo !!
Este post será grande, um resumão para todos ficarmos na mesma página !

-----------------------------

Prosseguindo o detalhamento interno...

Colei os suportes dos bicos exaustores:

MPC/Airfix
Imagem

MPC/Airfix
Imagem

Aqui há mais uma diferença com o kit Tamiya: os bicos exaustores não giram; Ficam fixos nas posições colocadas. Dentro do "motor" Pegasus que vem no Tamiya há uma engenhoca mecânica que faz com que se você gire um bico, todos girem juntos:

Tamiya
Imagem

Tamiya
Imagem

Criei um checklist para não perder em meio a tantas atividades a serem feitas. Deve ter ficado com umas 30 tarefas... :shock: e eu devo ter esquecido várias !

Uma delas diz respeito a tapar as fendas onde os profundores se encaixam, para depois através de arames e furos, girá-los para a posição típica que eles assumem quando o SHAR está estacionando: virados para trás.

Estireno por dentro...
Imagem

Imagem

Putty por fora...
Imagem

Aproveitei para corrigir fendas nos tanques subalares também.

Gastei tempo com a chapa onde fica a câmera. Recortei a chapa na lateral direita e criei uma nova com estireno. Fiz o furo da câmera usado duas brocas de diâmetros diferentes, fazendo dois furos um ao lado do outro e depois unindo-os via corte com estilete.

Imagem

Aqui testando o encaixe:
Imagem

A câmera foi feita com um pedaço de plástico preto grosso, que foi vazado com várias brocas de diâmetros diferentes, em níveis, o que dá efeito de profundidade. No fundo dela colocarei algum papel espelhado, ou uma lantejoula, para dar o efeito de lente. Ela será colado por trás da chapa de estireno - segui a dica do amigo e mestre LT Motta.

Imagem

O acabamento do conjunto será feito com putty e lixa... :bang: É por isso que digo que tenho "síndrome de 1/48": a vontade de detalhar é tanta que emperra minhas montagens !!! :bang: :bang:

Visão da chapa pós-colada:
Imagem

Enquanto a colagem da chapa secava, comecei a fazer os dutos do sistema APS/GPU, que auxiliam o arranque da turbina Pegasus.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comecei a refazer os encaixes dos profundores também:

Unidos para garantir a mesma posição de furo:
Imagem

Furados:
Imagem

Como vou fazer o freio aerodinâmico aberto, comecei seu detalhamento, removendo o estireno que o tapa e colando uma nova chapa num nível mais baixo. Para remover o estireno, fiz diversos furos, e depois cortei com alicate, lixando em seguida para acerto:

Imagem

Após a lixagem (as bordas serão melhoradas adicionando tiras de estireno):
Imagem

Um teste de encaixe do freio:
Imagem

Colocação da nova chapa:
Imagem

Imagem

Após visualizar alguns diagramas, observei que na parte do nariz, abaixo dele, existe uma saída de ar para manobras, com uma "persiana" de metal:
Imagem

Na parte de trás também há uma saída semelhante, aqui eu marquei a área de corte:
Imagem

E finalmente terminei a "câmera" e sua colocação...

Com P&D fiz as lentes de acetato:
Imagem

O furo permite colocar uma lantejoula, ou no caso, uma papel alumínio atrás do furo, dando a impressão de reflexo:
Imagem

Aqui a colocação por dentro e o preparo do alumínio:
Imagem

Dutos APU/GTS fechados e pintados com Gun Metal Tamiya:
Imagem

Consegui fazer as pinturas internas, e com isso pude colar o cockpit previamente concluído:
Imagem

Imagem

Preparei as peças que compõe a área visível da turbina:
Imagem

Enegreci as pás da turbina com giz e colei o conjunto na lateral direita, alinhando com a parede corta-fogo do cockpit:
Imagem

Calço colocado no tudo que esconde o eixo da turbina:
Imagem

Visão pela lateral o conjunto está colado:
Imagem

Achei por bem colocar alguns pesos em cima do porão de rodas traseirto, para compensar o peso do cockpit de resina, vamos ver se funcionará. Criei uma espécie de estojo para os pesos, que os segura sem necessidade de usar cola. O conjunto então é preso com CA no estireno do kit, o que previne o contato direto dessa cola com o chumbo, que segundo a lenda "rato-marzakiana" produz uma reação química que racha o kit por dentro. Confiram este artigo: http://www.ratomodeling.com/articles/le ... ad_ca.html

Imagem

Esse conjunto foi tapado, aparado e colado.

Depois "fechei o pastel", segurando o conjunto com arames:

Imagem

Agora a coisa anda ! Já comecei os trabalhos de lixamento na parte externa. Ainda há muito coisa a fazer, mas a tendência agora é ir mais rápido. Preciso exorcisar essa maldição do 1/48 que se abate sobre mim - os últimos três empacaram ou deram tanto problema que abortei... :palavrao:

É isso amigos, Feliz Ano Novo a todos, grato pelas visitas e comentários !
Montando:
SHAR FRS.1, MPC, 1/48
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Mensagem por Andre L B Ferro »

Rapaizzzzzzzzzz :o :o :o :o
Que obra de arte! Que talento pra scratch!!! :clap: :clap: :clap:
Parabens, Bunger!!!! :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Opa... animou!
De olho.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Agora senti que a coisa tomou um rumo e um ritmo mais fortes! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Motta
Conselheiro
Contato:

Troféus:

GTs em Andamento:

Mensagem por Motta »

Tá vendo? Esse é o mal... O cara vem na maior humildade, tira algumas dúvidas como se fosse a primeira vez que estava montando o kit, e de repente... Me apresenta um trabalho de alto padrão! :saudacao:
Brincadeiras à parte, Gustavo, realmente gostei muito de algumas soluções que vc teve, com certeza aplicarei algumas delas nos meus próximos Harrier. A saída da APU, a câmera, entre outros detalhes ficaram muito melhor dos que os meus... :clap: :clap: :clap:
Esse aí vai para o evento IPMS-Rio 2013?
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

Responder

Voltar para “Aviação”