Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8526
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por Galttar »

Legal!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Danieltandrade
Membro
Mensagens: 507
Registrado em: 17 Nov 2013, 21:19
Nome: Daniel Torres de Andrade
Localização: Uberlândia-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por Danieltandrade »

Dolence escreveu:
Danieltandrade escreveu::espantado: :espantado: :espantado:

Muito legal seu projeto Willian, fiquei curioso com umas coisas, qual precisão que ficará este CNC?
E quanto ao controle, o que você vai usar para controlar o CNC?
A precisão vai ser boa, não tanto como se fosse com fuso de esfera recirculante como no nosso router CNC, mas ainda assim bem grande. Creio que fique na cada dos décimos, no máximo centésimos de mm. Não estou usando correias nem cremalheira, como na maioria das projetos de hobbystas. Fiz toda a estrutura com guias de aço retificadas e rolamentos lineares e vou utilizar micropassos de 1/16 no controle dos motores de passo. Ao final do projeto pretendo trocar as partes de MDF por PEAD ou alumínio.
Para controlar pode ser usado um PC + LinuxCNC ou um microcontrolador que recebe e interpreta arquivos G-CODE pela porta serial. Como a idéia é ter a máquina ao lado da bancada, a segunda proposta provavelmente será a escolhida. Eu gero meus arquivos através do Vectric Cut2D, então já desenvolvi um post processor para que ele gere o codigo com as seguintes alterações: após o ajuste do foco o eixo Z permanece fixo até o final do processo, a velocidade dos eixos X e Y são sempre constantes, comandos para ligar e desligar o laser e o cooler enquanto movimenta de um ponto para outro. Assim fica bem fácil. É só desenhar jogar os vetores no Cut2D, criar o percurso e exportar o codigo.
Que legal Willian, achei muito interessante o jeito que está construindo, estou na expectativa de ver está máquina pronta.
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por Dolence »

Amanhã chegam os motores de passo :D Estou na expectativa! Pra testar, enquanto não chega a optica vou fazer um "plotter".
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8526
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por Galttar »

Já achou um conjunto óptico para a solução? Já tem uma estimativa de investimento do projeto?

Pense em replicar o projeto, pois é muito interessante!

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Thiago
Super Membro
Mensagens: 2405
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:42
Nome: Thiago Vergani
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por Thiago »

É só eu ficar fora um pouco que já tem até CNC... hehehehehe... esta de parabéns... :lol:
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
Avatar do usuário
thiago_tomcather
Super Membro
Mensagens: 1667
Registrado em: 22 Set 2012, 22:58
Nome: Thiago de Oliveira Bernardino
Localização: Marília - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14A Tomcat Force One GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MIG 27 Flogger-D - Academy 1/72 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sikorsky CH-54 Skycrane - Revell - 1/72 (2012) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 Fishbed - Academy  - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mil-24D - Revell - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: A-6E Intruder - Tamiya - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VF-111 Sundowners" - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: EA-18G - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F-14A Tomcat "VF-1 Wolfpack" - Academy - 1/72

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por thiago_tomcather »

Como que tá o projeto, Dolence ? :D
Semper Fi.
Avatar do usuário
mpansan
Acabei de Chegar
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Abr 2015, 16:24
Nome: Milton Pansan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [PROJETO] CNC Laser de 3 eixos para bancada

Mensagem por mpansan »

Ola sou novo no forum e vendo este tópico fiquei interessado, estou montando uma CNC com uma tupia e gostaria de utiliza-la com um laser também eu gostaria de saber qual e a potencia do laser que você esta utilizando.
Obrigado
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”