rmozeto escreveu:denis bonetti escreveu:rmozeto escreveu:Verdade, qualquer gordura/óleo é muito ruim para certos pegar tinta em cima... Grudar na cama calça jeans acho que deve ser o maior por conta de não soltar fios.
Uma pergunta para os montadores mais experientes: vocês dão várias mãos de verniz para proteger as pinturas?
Fui colar os trens de pouso e zuei um pouco a pintura da parte de baixo...
Cara...dou uma boa demão e depois, um complemento.
Denis você verniz brilho, semi-brilho ou fosco? Tira da lata o verniz ou é já em pote.
Vou fazer uma experiência com o Corfix brilhante (vou tirar da lata de spray). Li não sei onde que é melhor passar o brilhante para colar os decais por cima e depois dar uma mão do fosco ou semi-brilho para finalizar.
rmozeto,
Depois que a pintura está do meu agrado, ou seja, depois de todos os eventuais retoques e do dry brush e do chipping (quase não uso essas técnicas), mando verniz brilho. Essa etapa serve para protegê-la e também preparar a superfície para a aplicação dos decais. Uma alternativa para isso é o uso de tintas brilho, porque na prática, tinta (que não a brilho, óbvio) + verniz brilho são 2 camadas de produto, enquanto que tinta brilho, é 1 camada só!
Eu tenho usado os vernizes da Humbrol (HUM 1) e da Gunze (Mr. Color 46). Gosto de ambos, mas Gunze é Gunze né?
Depois da aplicação dos decais, convém dar outra demão de verniz e normalmente isso é feito com o brilho (sim, novamente ele). Essa etapa objetiva a proteção dos decais.
Depois vem as técnicas de desgastes e uso (basicamente o wash). Sobre o wash, principalmente esse, é IMPRESCINDÃVEL que a superfície aonde o produto será aplicado seja brilhosa, senão a sujeira é imensa e correrás sério risco de literalmente acabar com o teu modelo e com o teu trabalho.
Por fim, dependendo do caso (e isso serve para militaria), aplica-se o verniz fosco e depois, giz pastel seco para a poeira. Evidentemente que depois disso, o kit vai pro armário e não se toca mais nele.
Esses são os passos que eu uso; outros modelistas fazem e utilizam outras técnicas e/ou as mesmas técnicas com algumas variações.
Em resumo, temos:
1 - Para aviação:
a) pintura, chipping e dry brush;
b) verniz brilho;
c) decais;
d) verniz brilho;
e) wash;
f) Verniz semi-brilho, e
e) giz pastel seco nas rodas.
PS.: Não faço dry brush, wash e pastel nas rodas.
2 - Para militaria:
a) pintura, chipping e dry brush;
b) verniz brilho;
c) decais;
d) verniz brilho;
e) wash;
f) Verniz fosco, e
e) giz pastel seco em todo o modelo.
Espero ter ajudado amigo. Recomendo testar em modelos sucata antes de aplicar tudo isso ai no kit atual que está na bancada, porque afinal de contas, ele é sempre o preferido do momento né?
Abraços