HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

Galttar escreveu:Além da lupa, o importante é LUZ!
Eu tenho duas fixas na bancada de led e mais uma na lupa articulada. Fora as duas do teto.

As da bancada, ficam em um suporte que posso posicionar e tem um papel manteiga na frente para espalhar a luz.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Opa Galttar, tudo bem? Ainda bem que a mesa que usamos tem boa iluminação, usamos a mesa de jantar mesmo e tem um pendente com 3 lampadas, local bem iluminado. Obrigado pela dica!
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

geancarlo escreveu:Afinal chegou o kit do Spitfire, estou em dúvidas sobre a qualidade das tintas, parecem bem velhas e a cartela de decalques está manchada (com cara de velha), parece um kit que estava guardado há muito tempo, a tinta verde mesmo está com duas cores preto e uma cor esquisita, deve ser verde mesmo, rsrsrs. Vou ver depois com mais calma, acho que é só misturar bem, mas...
Ferramentas ok, o pincel não me transmitiu confiança, mas já tenho outros de artesanato, bem macios.Essa cola de 10ml é que não me deu segurança, acostumado com cola pra madeira de 500ml... KKKK
Enfim, muitas dúvidas. Mas uma certeza eu tenho... Eu vou fazer M****, KKKKKK. Só espero que não seja grande. E vamos que vamos.
Logo abro um tópico pra essa... "monstragem". Rsrsrs
Brincadeiras, estou animado!
Sobre a situação das tintas e decalques era isso que estava falando, vejam as fotos por favor, e me digam se dá pra usar.

Imagem

Imagem

Imagem

Qualquer ajuda é bem vinda.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por Chicabum »

Olá Geancarlo. Vendo agora a sua mensagem.
As tintas tem que abrir e ver como estão. Muitas vezes colocamos um pouco de água (essas tintas são acrílicas) e elas ressucitam.
Quanto aos decais acredito que seja possível usar sim. Já vi decais mais amarelados que foram utilizados. Uma dica que o pessoal dá é deixar a folha no sol, isso ajuda a diminuir o mofo deles. Também já ouvi uma técnica de usar um pouco de água sanitária, mas não sei te explicar.

Testa a tinta pra ver se ela dilui e mistura e manda bala nesse kit aí!!!
:bala: :bala: :bala:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

Chicabum escreveu:Olá Geancarlo. Vendo agora a sua mensagem.
As tintas tem que abrir e ver como estão. Muitas vezes colocamos um pouco de água (essas tintas são acrílicas) e elas ressucitam.
Quanto aos decais acredito que seja possível usar sim. Já vi decais mais amarelados que foram utilizados. Uma dica que o pessoal dá é deixar a folha no sol, isso ajuda a diminuir o mofo deles. Também já ouvi uma técnica de usar um pouco de água sanitária, mas não sei te explicar.

Testa a tinta pra ver se ela dilui e mistura e manda bala nesse kit aí!!!
:bala: :bala: :bala:
Opa, obrigado Chicabum. Quero iniciar ainda esta semana, assim que der abro um tópico e posto fotos. Comprei uma cola Extra Thin, estou esperando chegar, mas tem coisa que já posso iniciar. Valeu!
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

Bem... Eu não sabia onde postar isso, então vou colocar dentro da minha postagem mesmo, espero que alguém veja. Bem, aqui vai... Antes de começar minhas montagens sequestrei alguns brinquedos do meu filho que seriam doados, mas que eram tão ruins que nem me senti envergonhado em pegar, rsrsrs. Peguei para testar pinturas e outras coisas, o que peguei foi isso aqui (o helicóptero estava se desmanchando, coitado):
Imagem
Como podem ver o helicoptero está bem judiado, tentei fazer algumas marcas para brincar com a pintura, usei esta ferramenta personalizada, mas preciso de mais prática, rsrsrs
Imagem
Da esquerda pra direita segue a evolução no uso da ferramenta
Imagem

No final vou me concentrar nos pequenos, que tem detalhes suficientes pra um iniciante. São esses aqui:
Imagem

O pior é que esse carrinho verde é pintado. Não é plástico verde, mas tudo bem vamos ver o que vai dar com primer acrílico.

Imagem

Agora vou passar um primer nessas crianças e ver o que vai dar, rsrsrs.


Desejem-me sorte! Kkkkk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por Chicabum »

Eu acho que você fez muito bem em praticar desta forma. Se eu tivesse tido essa mesma ideia que você teve, não teria judiado tanto dos primeiros kits!


Boa sorte!


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

Bem galera, estou experimentando, digamos que a experiência foi ... Interessante até aqui, aprendi algumas coisas que não devo fazer, rsrsrs.
Aqui vai se limitar em aplicação do primer, usei o da acrilex, mas acho que diluí muito, fiquei com medo de ficar muito grosso e cobrir detalhes de ranhuras (claro que não é o caso desses brinquedos, rsrsrs).
Nesse caso aqui aqui o carrinho verde é pintado originalmente, então só piorou minha experiência, rsrsrs. Já o branco está no plástico, mesmo assim não adiantou muito.
Imagem

Aqui o helicoptero. O primer tá diluído, mas mesmo sem diluição não cobre de primeira, é assim? Não senti muita firmeza nesse primer acrilex, vou deixar secar melhor pra conferir e dar mais demãos, daí vemos!

Imagem
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

Chicabum escreveu:Eu acho que você fez muito bem em praticar desta forma. Se eu tivesse tido essa mesma ideia que você teve, não teria judiado tanto dos primeiros kits!
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Boa sorte!
ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Pensa eu aplicando um primer daquele no Spitfire Chicabum! Nunca mais eu ia querer montar algo, a menos que fosse meu caixão! rsrsrs. Estou só experimentando tintas, a montagem é até compreensível, mas... avião pintado à guache num dá né?! rsrsrs
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por Chicabum »

Te entendo Geancarlo... :chorando: :chorando:

Acertar a diluição para pintura no pincel é o ponto mais difícil na minha opinião. E não tem jeito, é tentativa e erro pois tem quem goste da tinta mais rala e quem goste mais consistente. No pincel é difícil o primer cobrir na primeira demão. Na pintura também! Mas não é tão ruim isso pois a mudança do sentido das pinceladas mudando a cada demão ajuda a esconder as marcas do pincel.

O que pode ajudar a fixar o primer no plástico é lixar a superfície. A aspereza causada favorece a aplicação do primer mesmo se ele estiver mais diluído. Uma lixa 600 serve. O que pode usar também é lixa de unha de acabamento. Não são aquelas tradicionais que arrancam tudo o que passa pela frente. Se bobear lixam até ferro...rsrsrs. São umas lixas que são coladas em uma espuma densa, são ótimas para o hobby.

Mas recomendo depois vc procurar lixas de numeração maior para alisar uma emenda e dar acabamento. ter lixas 600,1000, 1500 e até 2000 são bacanas para melhorar o resultado. Depois verá que tem mais opções e, de acordo com a necessidade, vai atrás.

Vai testando e não tenha medo se o seu spitfire não ficar legal, do jeito que gostaria. Ninguém do fórum inteiro conseguiu um primeiro kit sem erro. Muito modelista experiente erra alguma coisa, então não se cobre. Lembre-se que vc faz isso por diversão e o próximo sempre será melhor.

Abraço e boa diversão!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida sobre qual kit pra iniciar

Mensagem por geancarlo »

OPa, Obrigado Chicabum, já tenho algumas lixas 600, 1000 e 2000, e usei em alguns lugares ali pra alisar aqueles vincos que tentei fazer. Passei a segunda demão e já ficou melhor, usei um pouco mais grosso o primer. Vamos lá.

Obrigado!
Responder

Voltar para “Dúvidas”