SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por brunno »

BVila escreveu:
Aviator escreveu:Esse verniz acrilex dilui em agua? Desculp minha burrice nao entendi direito? Estou querendo comprar e nao sei qual verniz é o melhor? E quando for fazer o wash ele nao suja todo o aviao?
Sim Rómulo, ele dilui em água. Normalmente não uso água para diluir, pois demora muito para seca prefiro diluir com BF para deixá-lo mais acetinado ou com vidrex e álcool isopropílico para que fique bem fosco.

Esse Vidrex é aquela da Veja?
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por BVila »

brunno escreveu:Esse Vidrex é aquela da Veja?
:thumbup:

Esse mesmo, use o do líquido azul é um pouco melhor do que o líquido transparente...
Imagem
Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por brunno »

Desculpa pelas perguntas mas sou um "noob" aprendiz no hobby.

1 - Aplico verniz Acrilex brilhante diluído com Vidrex + Álcool Isopropílico com qual pressão no aerógrafo?

2 - Posso diluir somente com BF, mas qual o ponto de diluição? Consistência de leite?

3 - Posso usar BF para diluir tinta acrílica da Revell? Tentei usar a seguinte fórmula: 1 parte de tinta para 1 de álcool hidratado + 2 partes de álcool isopropílico.

4 - Com o que posso diluir melhor o Primer da Acrilex? Tentei com água e depois com álcool, mas não saía de jeito nenhum no aerógrafo. Chegou até a entupir.

5 - Existe um bom diluente, que não seja somente o da Tamiya pois está em falta no país, para diluir a tinta acrílica da Tamiya?


:bow:
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por BVila »

:thumbup:

Xará, vou responde em vermelho para ficar mais fácil de visualizar, ok!
brunno escreveu:Desculpa pelas perguntas mas sou um "noob" aprendiz no hobby.
Não precisa se desculpar e deve perguntar sempre que precisar, todos somos e seremos eternos aprendizes;

1 - Aplico verniz Acrilex brilhante diluído com Vidrex + Álcool Isopropílico com qual pressão no aerógrafo?
Eu diluo verniz brilhante com BF e aplico com uma pressão de 30psi, o álcool isopropílico vai fosquear o verniz...acredito que o resultado não ficará legal;

2 - Posso diluir somente com BF, mas qual o ponto de diluição? Consistência de leite?
Como disse acima, verniz brilhante com BF, uso na proporção 1 de verniz para 2 ou até 3 de BF (aproximadamente)...exatamente para obter a consistência de leite ou até mais líquida um pouco;

3 - Posso usar BF para diluir tinta acrílica da Revell? Tentei usar a seguinte fórmula: 1 parte de tinta para 1 de álcool hidratado + 2 partes de álcool isopropílico.
Infelizmente essa não posso te ajudar muito, pois nunca usei tintas da Revell...mas deixo a dica: quando for testar misturas assim não o faça no kit que está montando, procure uma "cobaia", que pode ser um kit sucata ou até mesmo uma garrafa pet;

4 - Com o que posso diluir melhor o Primer da Acrilex? Tentei com água e depois com álcool, mas não saía de jeito nenhum no aerógrafo. Chegou até a entupir.
Fiz um teste sobre o primer que me agradou muito e tenho usado assim nas minhas ultimas montagens com resultados satisfatórios. É assim: em um pote de vidro com tampa que vede bem coloco 1 parte de Primer Acrilex para 2,5 partes de Vidrex e algumas gotas de tinta preta (usei a acrílica fosca da HobbyCores)...faço uma quantidade razoável que dê para 2 ou até 3 kits...e quando vou aplicar essa mistura eu coloco em outro pote e acrescento álcool isopropílico deixando numa diluição de ponto de leite para mais líquida. Normalmente uma aplicação é o suficiente para cobrir o kit, se sobrar da mistura com o isopropílico você deve descartar...passado algum tempo a mistura original vai decantar, mas é só agitar bem quando for usar que ela volta ao normal. A tinta preta é para dar o tom de cinza e ajudar na cobertura da área a ser pintada e ficara a gosto de cada um o tom de cinza que agrada mais.

5 - Existe um bom diluente, que não seja somente o da Tamiya pois está em falta no país, para diluir a tinta acrílica da Tamiya?
Não, o que chega mais próximo do original da Tamiya é o álcool isopropílico.

:bow:
Caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade em preguntar meu amigo.

Por fim, deixo bem claro que essas fórmulas e misturas são um paliativo aos produtos feitos especificamente para o plastimodelismo.
Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por brunno »

Bvila,

muito obrigado.

Já vou utilizar essas dicas para finalizar o sub no GT16.
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
Erick_Fernandes
Super Membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 08 Jun 2012, 10:57
Nome: Erick Rosa Fernandes
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por Erick_Fernandes »

Um adendo sobre a pergunta 5.
Acrílica Tamiya dilui até com cuspe, mas indico álcool 46° INPM.
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Avatar do usuário
brunno
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 12 Jul 2013, 14:59
Nome: Brunno Sena
Localização: Niterói/RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por brunno »

Erick_Fernandes escreveu:Um adendo sobre a pergunta 5.
Acrílica Tamiya dilui até com cuspe, mas indico álcool 46° INPM.
O que é álcool 46º INPM?
Imagem
Enviado pelo orelhão da TELERJ lá na esquina usando app "TAPANAZOREIA TALK"
Avatar do usuário
Erick_Fernandes
Super Membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 08 Jun 2012, 10:57
Nome: Erick Rosa Fernandes
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por Erick_Fernandes »

brunno escreveu:
Erick_Fernandes escreveu:Um adendo sobre a pergunta 5.
Acrílica Tamiya dilui até com cuspe, mas indico álcool 46° INPM.
O que é álcool 46º INPM?
Trocando em miúdos, é quanto álcool tem na solução.
Nesse caso, tem 46% de massa de álcool e 54% de massa de água.
Grosseiramente, esse álcool é metade álcool e metade água.

O álcool 92° INPM (acho que ainda está proibida a venda) tem 92% de massa de álcool e 8% de massa de água. Ou seja, o álcool dele está "menos diluído".

Aconselho o 46º pois é ótimo com as acrílicas Tamiya, só cuidado com a pressão. E também uso esse mesmo álcool para diluir o verniz acrílico, pois agiliza um tiquinho a cura.
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Avatar do usuário
Emerson Lyra
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Set 2013, 20:10
Nome: Emerson Lyra
Localização: Maceió -AL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por Emerson Lyra »

Também sou novato, mas já fiz algumas experiências,
como o colega aí falou as tintas acrílicas da tamiya diluem com qualquer coisa !!!rsrsrsrs...
Porém eu tenho diluído com tinner msm, seca rápido e fica legal, só têm que ter cuidado com a distância que vc vai usar o aerógrafo, com o tinner como diluente se vc for pintar e deixar o aerógrafo muito longe do kit a tinta seca antes mesmo de chegar no kit, ou seja ela vai ficar "carrasquenta" tipo uma lixa, a pintura n fica lisa.
O álcool 92% eu vc não vai achar em lojas convencionais, eu achei esse tipo de álcool em uma loja de produtos químicos, facinho de achar e barato tb !!!

Porém eu tenho uma dúvida !!!

Eu uso o verniz da suvinil, esses de spray , aperto o jato dele em um copinho e quando junta a quantidade que eu quero eu diluo com tinner na proporção de 1x1.
O que acontece,
Quando eu estou aplicando o verniz com aerógrafo cria uma névoa e fica colando no kit como se fosse uma poeira esbranquiçada,

Então gostaria de saber se alguém sabe pq isso acontece, ou se tem alguma dica !!!

Abraços a todos
Avatar do usuário
Emerson Lyra
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Set 2013, 20:10
Nome: Emerson Lyra
Localização: Maceió -AL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz Acrilex com Brilho Fácil

Mensagem por Emerson Lyra »

Outra coisinha, alguém manda uma foto ou algum link do que seria esse BF, pq fui no mercado e não vi nada com esse nome !!!

Valeu, Abs a tds
Responder

Voltar para “Pintura”