Senhores,
Os pontos históricos e abordagens técnicas são muito interessantes e resolvi postar aos poucos pela enorme quantidade obtida.
Neste caso, atendendo a pedidos, segue continuação agora com a montagem inicial do kit!
Recomendo a leitura!
PRIMEIROS CORTES (INTRODUÇÃO):
Essa fôrma de kit 1/48 do Mi-24 foi usada inicialmente pela Monogram e depois a Revell adquiriu os direitos. Independente disso, para sua época, o kit era considerado “TOP†com muitos detalhes e consideravelmente realista para o objetivo final.
Realmente, vemos ótimos trabalhos feitos no padrão OOB que mostram um HIND realista...
Kit Revell/Monogram montado no padrão OOB por um excelente modelista Japonês...
Com o advento da WEB, o modelista mais preocupado em detalhar pontos inexistentes no kit dispõe de informações bem mais precisas sobre o aparelho real, podendo optar por modificar muitas partes do modelo para adequá-lo a uma retratação mais precisa do original. Isso fora os sets de resina que melhoram visivelmente alguns pontos como cabine e armamentos...
Mas como todos já sabem
não uso tais “recursos†nas minhas montagens, pois tento mostrar que é possível obter um bom resultado só usando materiais “alternativos†e adaptações diversas.
Meu Kit Monogram 1/48 do Bell UH-1B finalizado sem usar quaisquer adendos de resina ou photo-eatcheds...
Neste modelo do HIND, optei por incorporar melhorias e ajustes seguindo o mesmo padrão usado no meu último modelo, mas para isso é necessário aplicar muitos cortes de forma a adequar e facilitar as mudanças que estão por vir.
Primeiramente, a versão do kit é um Mi-24D (ou “HIND Eâ€) que possui uma metralhadora móvel numa torreta localizada no queixo e minha preferência é criar uma versão “P†(ou “HIND F†– depois vou explicar detalhadamente as diferenças de nomenclatura desse helicóptero) valendo pois, aplicar várias alterações no kit. Alguns podem achar “absurdo†pegar um kit e modificá-lo tanto, mas meus últimos trabalhos visam o “desafio†e a conversão é um dos melhores termômetros para se medir a capacidade do modelista em inovar...
PRIMEIROS CORTES (EXECUÇÃO):
Portas móveis, portas de manutenção, vigias e compartimento do motor são um dos pontos a se criar, visto que o kit apresenta apenas a porta do piloto, escotilha do artilheiro e porta direita do compartimento de carga/passageiros como opcionais para se deixar abertas ou fechadas.
Comecei pela porta esquerda do compartimento de carga/passageiros, removendo-a via corte...
Removi também o primeiro conjunto de portas de acesso ao motor (parte superior) e a porta de acesso à munição, destinada ao canhão lateral...
Removi a porta de acesso ao sistema de Ar Condicionado...
Mas espere aí... AR CONDICIONADO? Mas todo mundo fala que é um absurdo o HIND não ter ar condicionado e ter que usar aqueles ventiladores nas cabines para refrescar...
Pois é! O HIND
tem sim um sistema de AR CONDICIONADO para as duas cabines (piloto e artilheiro) bem como é distribuído para o compartimento de carga/passageiros! Os tais ventiladores nas cabines são usados para outra finalidade que explicarei oportunamente...
Esse detalhe do ar condicionado também será acrescido aos detalhes desse modelo!
Aproveitei para cortar alguns pontos na cauda que são cobertos por telas metálicas (visando melhor realismo)...
Por fim, removo as portas superiores que dão acesso ao compartimento do motor...
E uma pequena porta de acesso aos aviônicos e sistemas diversos presente na parte de baixo da raiz da cauda...
O resultado geral desta primeira bateria de cortes pode ser vista nas próximas fotos...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...