Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

[Expositor]  Team Lotus 97T Renault - Fujimi 1/20.

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

Léo Schneider
Membro
Nome: Leonardo Schneider
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Team Lotus 97T Renault - Fujimi 1/20.

Mensagem por Léo Schneider »

Pessoal, post rápido.

Concluindo as atividades do dia eu fiz mais algumas peças do motor. Agora os tubos de escapamento e seus anexos.
Essas são as menores peças do kit, bem detalhadas e bem complicadas de limpar, mas acabou dando certo. Como as 4 peças do conjunto tem as mesmas cores eu resolvi colar tudo desde já.

Segue o antes e depois.

Imagem

Imagem

Moedinha de R$ 0,10 para escala.

Amanhã tem mais.
Arturius
Super Membro
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Contato:

Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48

GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24

Mensagem por Arturius »

Jesus, o tamanho do negocio... :o
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Léo Schneider
Membro

Pessoal,

Mais uma pequena atualização depois de revisar as fotos da minha revista de referência. A lateral do monocoque possui furos dos dois lados para a passagens de cabos do carro.
Obviamente no modelo estes furos não existem, então eu resolvi fazê-los por conta própria já que eu pretendo fazer a passagem dos fios no acabamento do carro.

Segue foto de referência:

Imagem

E agora as fotos antes e depois do monocoque:

Imagem

Imagem

Depois de pronto pretendo fazer a passagem dos cabos e vou colocá-los através deste furo. Ficará bem legal.
silasaria
Super Membro
Nome: Silas Renato Silva

Mensagem por silasaria »

Fala Léo!

Trabalho minucioso!

Estou acompanhando e curtindo muito!
Abraços!

Silas
Arturius
Super Membro
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Contato:

Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48

GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24

Mensagem por Arturius »

esta e ficará excelente! :thumbup:
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Léo Schneider
Membro

Pessoal,

Hoje é um post importante, porque é o post onde eu finalizo a primeira etapa desta montagem que, desde já, está bem desafiadora.

Começando o dia de hoje eu resolvi pegar numa peça que eu já sabia que teria algum trabalho: o assento do cockpit.

Vendo algumas fotos de referência (exemplo abaixo) eu percebi que o assento possui furos para a passagem do cinto de segurança.

Imagem

Porém no kit da Fujimi esses furos não existem. Entendo isso como um erro de projeto da Fujimi, mas de qualquer forma agora eu teria que fazer alguma coisa quanto a isso.
Veja como é o assento originalmente:

Imagem

Tendo feito a limpeza superficial da peça resolvi fazer um furo na lateral esquerda do cockpit para que eu possa incrementar o fio que irá passar nele e também fiz três furos no assento, onde vão passar os cintos de segurança. O resultado é este aqui:

Imagem

Imagem

Confesso que achei que demoraria mais fazendo essa peça, mas consegui chegar num resultado aceitável logo.

Depois disso resolvi pegar o restante das peças do cockpit que são o volante, o painel e o controle de velocidade.

Imagem

Depois disso para algumas peças secundárias do motor e uma peça que foi a que definitivamente me deu mais trabalho até agora: o triângulo (roll-bar) que fica acima da cabeça do piloto. Essa peça deveria ser uma peça só, mas veio em três partes sabe-se lá porquê.

Peças do motor:

Imagem

Imagem

Peças do roll-bar antes e depois:

Imagem

Imagem

Tendo finalizado essa peça, que me deixou exausto, parti para os aerofólios acima do chassis do carro e aproveitei para, no final do processo, já colá-lo no chassis.

Imagem

Imagem

Imagem

Finalizando isso parti para a etapa final, que foi limpar as peças das rodas. Foi um trabalho super fácil porque serão peças que ficarão escondidas, então não durou mais do que 5 minutos.

Imagem

Imagem

Tendo isso finalizado fico feliz em dizer que esta primeira etapa do trabalho está concluída.

Próximos passos:
  • 1. Limpeza das peças
    2. Secagem das peças
    3. Aplicação de primer em todo o kit
    4. Pintura das peças
    5. Decais
Espero que estejam gostando até aqui. Agora começaremos a parte mais divertida deste trabalho.
Léo Schneider
Membro

Team Lotus 97T Renault - Fujimi 1/20.

Bom pessoal,

Para concluir o dia de hoje mostro a vocês uma etapa que é bem curta, mas extremamente importante para que os próximos passos sejam feitos da melhor maneira possível: a lavagem das peças.

Essa etapa consiste em dar um banho nas peças com água quente e muito detergente para que qualquer resíduo de pó gerado pela lixa saia e para que também toda a gordura (seja a gordura natural do plástico, seja da sua mão, do ambiente, etc.) seja eliminada. Fazer esse passo irá lhe garantir uma pintura muito melhor do que se não fizesse.

Recomendo à todos para que antes de iniciar a pintura façam a lavagem de suas peças.

Bom, sendo assim a primeira coisa que eu fiz foi mergulhar as peças numa solução de água quente e (muito) detergente. Deixo as peças de molho por 20 a 30 minutos.

Imagem

Depois que passo este tempo eu retiro as peças uma a uma e dou uma escovada muito de leve com uma escova de dentes macia. Essa escovação serve para retirar qualquer partícula que ainda possa estar presa nas peças. Vou tirando peça a peça, escovando e jogando água fria corrente para tirar a solução de água + detergente.

Quando todas as peças estão lavadas eu coloco na própria caixa do kit, com papel toalha por baixo, para que elas sequem naturalmente.

Imagem

Cubro as peças também com papel toalha para que nenhuma partícula que esteja no ar caia e prenda nas peças. Todo cuidado é pouco.

Imagem

Com isso o trabalho do dia está finalizado. Agora é só deixar as peças secarem naturalmente e a partir de amanhã, com as peças totalmente secas, será hora de passar o primer.

OBS: é muito importante deixar claro que as peças tem que ser secas naturalmente. Não tente passar um pano, papel higiênico, nem nada. Você correrá o risco de quebrar alguma peça, no pior caso, ou deixar a peça suja de novo com os pelos seja lá do que você for passar.

Por hoje é só.
Editado pela última vez por Léo Schneider em 14 Jan 2015, 23:25, em um total de 1 vez.
denis bonetti
Super Membro
Nome: denis pace bonetti
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por denis bonetti »

Léo Schneider escreveu:Bom pessoal,

Para concluir o dia de hoje mostro a vocês uma etapa que é bem curta, mas extremamente importante para que os próximos passos sejam feitos da melhor maneira possível: a lavagem das peças.

Essa etapa consiste em dar um banho nas peças com água quente e muito detergente para que qualquer resíduo de pó gerado pela lixa saia e para que também toda a gordura (seja a gordura natural do plástico, seja da sua mão, do ambiente, etc.) seja eliminada. Fazer esse passo irá lhe garantir uma pintura muito melhor do que se não fizesse.

Recomendo à todos para que antes de iniciar a pintura façam a lavagem de suas peças.

Bom, sendo assim a primeira coisa que eu fiz foi mergulhar as peças numa solução de água quente e (muito) detergente. Deixo as peças de molho por 20 a 30 minutos.

Imagem

Depois que passo este tempo eu retiro as peças uma a uma e dou uma escovada muito de leve com uma escova de dentes macia. Essa escovação serve para retirar qualquer partícula que ainda possa estar presa nas peças. Vou tirando peça a peça, escovando e jogando água fria corrente para tirar a solução de água + detergente.

Quando todas as peças estão lavadas eu coloco na própria caixa do kit, com papel toalha por baixo, para que elas seguem naturalmente.

Imagem

Cubro as peças também com papel toalha para que nenhuma partícula que esteja no ar caia e prenda nas peças. Todo cuidado é pouco.

Imagem

Com isso o trabalho do dia está finalizado. Agora é só deixar as peças secarem naturalmente e a partir de amanhã, com as peças totalmente secas, será hora de passar o primer.

OBS: é muito importante deixar claro que as peças tem que ser secas naturalmente. Não tente passar um pano, papel higiênico, nem nada. Você correrá o risco de quebrar alguma peça, no pior caso, ou deixar a peça suja de novo com os pelos seja lá do que você for passar.

Por hoje é só.
Vivendo e aprendendo...

Esse procedimento é uma novidade para mim, Léo, mas me pareceu bem lógico e no mínimo útil. E parabéns para clareza da apresentação.

Pergunto o óbvio: A partir de agora a montagem será com luvas cirúrgicas? Se sim, até o final?

Abraços
Léo Schneider
Membro

denis bonetti escreveu:Vivendo e aprendendo...

Esse procedimento é uma novidade para mim, Léo, mas me pareceu bem lógico e no mínimo útil. E parabéns para clareza da apresentação.

Pergunto o óbvio: A partir de agora a montagem será com luvas cirúrgicas? Se sim, até o final?

Abraços
Fala camarada. A partir de agora eu não encosto mais nas peças. Uso luvas para todo o restante do procedimento. Assim garanto que não vou mais passar gordura dos meus dedos para as peças.

Às vezes é mais chato de manipular, mas acaba sendo melhor como resultado final. Além do que eu também não fico me sujando de tinta à toa.
Léo Schneider
Membro

Pessoal,

Hoje vou passar o primer nas peças. Espero conseguir cobrir todas num único dia.

Mas antes eu precisei retirar o primer da minha lata de spray, já que eu prefiro aplicar com o aerógrafo, então resolvi fazer um tutorial sobre isso para quem não conhece o procedimento.

Vocês podem encontrá-lo aqui: [Tutorial] Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mais tarde teremos mais.
Responder

Voltar para “Veículos”