Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

diluição de tinta

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

diluição de tinta

Mensagem por Marushio »

pessoal,, que tal montarmos uma tabela de diluição confirme nossas experiências?

uso tinta tamiya, mas estou começando a usar vallejo.

atualmente uso 1 de tinta pra 2 de alcool na tamiya e a mesma proporçao de agua pra vallejo.

já o primer da vallejo eu uso direto do frasco pro aerografo, uma maravilha.

vão falando de suas experiencias pra montarmos uma tabela util, que acham? :D :D
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: diluição de tinta

Mensagem por Sekiji »

Ótima idéia Marushio!
Eu uso a mesma proporção para as tintas tamiya (1:2) , para a Hobby Cores eu aumento um pouco a quantidade de alcool, visto que são tintas mais grossas.
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: diluição de tinta

Mensagem por Marushio »

sekiji, tenho aqui mural color, é parecido com hobby cores?

A mural achei bem grossa, mas não inútil, pois dá pra fazer texturas mais rústicas
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5691
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 28 vezes
Curtiram: 9 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: diluição de tinta

Mensagem por Motta »

Eu não tenho me acertado com as Vallejo, elas descascam que nem borracha comigo!
Algumas tintas devem ser diluídas até o ponto de leite para serem aplicadas no aerógrafo. Mas o que é o ponto de leite?

Vou contar exatamente como aprendi o que é o ponto de leite, não é necessário se atentar ao detalhe inicial das proporções pq no final vcs verão que eu mesmo deixei de me importar com isso...
Eu ia iniciar a pintura do intake do meu Sea Harrier na proporção básica de 1:1 com tintas esmalte (enamel) HUMBROL. Como eu tenho um pacotão de pipetas, eu as usei. Vcs podem usar um pincel para a tinta e um conta-gotas de remédio ou uma seringa para o solvente.
Com uma pipeta eu peguei mais ou menos 2 ml de tinta e com outra peguei a mesma quantidade de solvente.
Coloquei ambos num outro potinho de vidro e estava misturando, nisso o Arnie (aqui do fórum) me chamou no skype. Aproveitei a deixa e perguntei qual era a diluícão para tintas enamel. Ele disse que era mais ou menos 75% de tinta (ou seja 3 partes de tinta para 1 de solvente), mas também disse para eu não me preocupar com isso, disse para eu usar um palito de dentes e ir acrescentando o solvente aos poucos e ir misturando e quando eu levantasse o palito a gota que se formaria não poderia cair... isso era o ponto de leite!
Como eu já estava da proporção de 50% por 50% eu já sabia de antemão que a mistura estava muito rala, então eu levantei o palito e vi que nem gota tinha!
Coloquei mais umas gotinhas de tinta misturei com o palito até perceber que estava tudo bem misturado, quando levantei o palito... nada de gota!
Mais umas gotas de tinta, misturei bem... e aí, uma gotinha quis aparecer!
Mais um pouco de tinta, misturei bem... uma gota se formou na ponta e não caiu! Aí foi colocar no aerógrafo e ser feliz... a pressão que usei foi de 10 PSI!
Para toda a tinta que aceite o ponto de leite a diluíção deve ter o mesmo procedimento, mudando apenas as quantidade, mas o teste da gota no palito de dentes é infalível (para o ponto de leite, leitoso, etc).
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: diluição de tinta

Mensagem por Marushio »

excelente hein motta :clap:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: diluição de tinta

Mensagem por magnetorj »

bom pessoal eu uso acrilex em conjunto com o alquimia do galltar sempre faço a diluição de 1:! para aero e 2 de vidrex para 1 de tinta no pincel :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: diluição de tinta

Mensagem por fleite »

Eu no começo era todo encanado com proporções!
Até que descobri que cada marca de tinta e seu diluente tinha uma proporção diferente. E mais, cada cor, da mesma marca, pode ter uma proporção diferente.
Estou com o Motta nessa. Vou adicionando o diluente até achar que a tinha esta no ponto de leite. Mas que diabo é o ponto de leite?
Não sabia da dica que o Motta deu e fiz da seguinte forma para descobrir o ponto: Coloque um pouco de leite no potinho onde faço a mistura! :lol: :lol:
Fiquei mexendo o leite pra lá e pra cá e estudando o seu comportamento (que marcas deixava na parede do pote, como ele se comportava quando escorria do palito que usei para mistura e etc). Depois disso tentei na tinta. E deu certo!! :clap: :lol: :lol:
Agora só faço a diluição no olhômetro.
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: diluição de tinta

Mensagem por shepard »

Vallejo model air nada de diluição.. direto no aero...

Cuidem da pressão do compressor..... muitas vezes nos esquecemos disso e achamos que tudo se trata de diluição...

maior pressão a tinta escorre ( aranha).. menor pressão a tinta chega seca na superfície... fica granulada e necessitamos lixar pra uma uniformidade na pintura...

[]s

Shep

BTW.... uso acrilicas.. ok
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: diluição de tinta

Mensagem por fleite »

shepard escreveu:Vallejo model air nada de diluição.. direto no aero...

Cuidem da pressão do compressor..... muitas vezes nos esquecemos disso e achamos que tudo se trata de diluição...

maior pressão a tinta escorre ( aranha).. menor pressão a tinta chega seca na superfície... fica granulada e necessitamos lixar pra uma uniformidade na pintura...

[]s

Shep

BTW.... uso acrilicas.. ok
Shep,

Fui usar minha Vallejo Model Air e não saiu nada nem com reza braba. Botei 30 psi e nada. Tive que diluir um pouco.
Que será que tem de errado?
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
kiosanim
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 13 Mar 2013, 13:37
Nome: Fábio Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: diluição de tinta

Mensagem por kiosanim »

Marushio escreveu:pessoal,, que tal montarmos uma tabela de diluição confirme nossas experiências?

uso tinta tamiya, mas estou começando a usar vallejo.

atualmente uso 1 de tinta pra 2 de alcool na tamiya e a mesma proporçao de agua pra vallejo.

já o primer da vallejo eu uso direto do frasco pro aerografo, uma maravilha.

vão falando de suas experiencias pra montarmos uma tabela util, que acham? :D :D
Olá, o álcool que você utiliza é o normal ou o isopropílico ?

Abc.
--
Fábio Sartori
Responder

Voltar para “Pintura”