Página 1 de 2

USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 09 Jul 2019, 23:33
por Andre L B Ferro
Imagem

USS PINE ISLAND

O USS Pine Island (AV-12), foi um navio tênder de hidroaviões da classe Currituck, é o único navio da Marinha dos Estados Unidos a ter esse nome. O navio foi nomeado por conta da localidade de Pine Island Sound (ao largo da costa do condado de Lee, Flórida).
O Pine Island foi construído no estaleiro Los Angeles Shipbuilding & Dry Dock Company, em San Pedro, Califórnia; lançado em 26 de fevereiro de 1944, batizado pela Sra. Knefler McGinnis e comissionado na US Navy em 26 de abril de 1945, sendo seu primeieo comandante o Capt. Henry Titus Hodgskin.

O Pine Island era um tênder de hidroaviões, o que significa que era uma estação de serviço flutuante com instalações de apoio e manutenção, bem como um centro de comando para os vôos de vigilância sobre a Coréia e o continente chinês pelos aviões americanos. Havia sempre de 2 a 5 hidroaviões bimotores PBM-5 Mariner equipando o navio. Durante o tempo em que esteve no Mar da China do Norte os americanos perderam mais da metade dos aviões empregados no conflito na Coréia, algumas das perdas foram sobre o território inimigo, algumas relacionadas ao clima, algumas falhas mecânicas e outras a falhas humanas.

Imagem

De um modo geral, a descolagem e a aterragem eram feitas a sotavento de uma ilha ou em mar aberto, o que tornava a faina ainda mais difícil. Para ajudar na decolagem, a Marinha chegou a usar um dispositivo de propulsores a Jato. Na verdade, estes eram fogueted descartáveis ??que eram presos ao lado da fuselagem do hidro-avião e quando a aeronave estava fazendo a sua corrida de decolagem, os foguetes de Jato eram acionados e os foguetes auxiliares impulsionavam o avião para o ar. Esses dispositivos faziam a decolagem ocorrer em um espaço muito mais curto.

Imagem

O navio tinha uma tripulação de cerca de 1.700 homens, o que é muito para uma belonave daquele tamanho. A razão para o número era que tinha também as tripulações de voo para as aeronaves, as tripulações de manutenção de aviões, em seguida, o pessoal de navios, bem como uma equipe administrativa. Este navio era o que é utilizado como navio capitânia, o que significa que havia um almirante à bordo que supervisionava os navios e aviões envolvidos nas atividades de vigilância.

Como o navio era um navio de apoio para as operações aéreas, ele tinha muitas conveniências não encontradas em outros navios de tamanho comparável. Era equipado com um hospital de tamanho completo incluindo dentistas, 3 capelães da marinha que realizavam serviços religiosos para as várias religiões, barbearia, faxineiras e lavanderia. Filmes eram mostrados para os tripulantes no hangar do convés a cada noite.

Os dois grandes guindastes localizados no navio poderiam içar um avião para fora da água e colocá-lo no convés para manutenção e reparo. Também havia um grande número de pequenas embarcações nos conveses do navio. Estes barcos eram usados ??para transportar tripulações e suprimentos entre o navio e os aviões que estavam na água. O navio tinha o armamento similar a um destróier: 4 canhoes de 5 pol e várias armas AAe de 20 e 40mm .

Imagem

Serviço na Segunda Guerra Mundial
Partindo da Califórnia em 16 de junho de 1945, o Pine Island chegou a Okinawa. Lá ela cuidava de hidroaviões envolvidos em operações de resgate aéreo-marítimo durante as fases finais da Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, ela entrou na Baía de Tóquio e contribuiu com operações de voo de hidroaviões para a ocupação do Japão em 1945. Após ocupação do Japão, o navio conduziu operações de voo em hidroavião no rio Whangpoo, perto de Xangai, na China. Deixou o Pacífico em 1946 e navegou pelo Canal de Suez para Norfolk, Virginia.

Operação Highjump
Partindo de Norfolk em 4 de dezembro, ela cruzou o Círculo Antártico em 25 de dezembro de 1946. Carregando um helicóptero Sikorsky HO3S-1, um hidro-avião Curtiss SOC Seagull, e tendo três hidro-aviões Martin PBM-5 Mariner; contribuiu para a exploração aérea da Antártica na Operação Highjump, e salvou vários aviadores derrubados devido ao clima hostil. Além disso, uma baía na Antártica, Pine Island Bay, foi nomeada em homenagem ao navio. Uma geleira na Ilha Thurston também recebeu o nome do navio. Partindo da Antártida em março, ele aportou no Rio de Janeiro seguindo através do Canal do Panamá para San Diego, Califórnia, chegando lá em abril de 1947.
Deixando a Califórnia para o Extremo Oriente em agosto de 1947, ela passou o inverno em Tsingtao, na China, e no verão de 1948, no norte do Oceano Pacífico. Após essa viagem, ficou aguardando vaga em estaleiro para uma grande reforma em 1949, sendo descomissionado em 1º de maio de 1950.

Imagem

A guerra da Coréia
O USS Pine Island foi recomissionado em 7 de outubro de 1950 em Alameda, Califórnia e com o início da Guerra da Coréia, partiu para o Pacífico Ocidental em dezembro. Cuidava dos hidroaviões que operavam em missões sobre territórios controlados pelo inimigo na Coréia, até retornar a San Diego em setembro de 1951. O navio esteve da Califórnia nas instalações do WestPac de Janeiro a Setembro de 1952, fevereiro a setembro de 1953, janeiro a agosto de 1954, e fevereiro a agosto de 1955. Designado para o WestPac em junho de 1956, ela visitou Brunei/Bornéu, em Agosto, antes de retornar a San Diego em dezembro.
De abril a dezembro de 1957, voltou a operar no WestPac retornando em maio de 1958, escalou Bangcoc/Tailândia, e esteve em Kaohsiung/Taiwan, durante a Segunda Crise do Estreito de Taiwan. Retornou para San Diego em Dezembro, e partiu para o WestPac em junho de 1959. Durante 1960 e 1961, ela continuou suas missões no Pacífico.

Imagem

De volta ao WestPac entre janeiro e junho de 1962, o navio embarcou em março pessoal de mídia de vários países em conexão com o exercício da SEATO "Tulungan". Retornou ao Pacífico em março de 1963 o USS PINE ISLAND operou a partir de Okinawa, recebeu visitantes em Chinhae, na Coreia, em junho, e entregou água potável para Hong Kong em agosto, antes de voltar a San Diego em setembro. Em janeiro de 1964 partiu de San Diego para as Ilhas Galápagos, onde prestou assistência aos cientistas antes retornando a San Diego em fevereiro.

Guerra do Vietnã
De volta ao WestPac em junho de 1964, o Pine Island serviu em Da Nang, no Vietnã do Sul, em agosto. Em setembro de 1965, conduzindo operações de hidroaviões em Cam Ranh Bay, no Vietnã do Sul, e participou das festividades do aniversário de 1966 do Coral Sea na Austrália e Nova Zelândia antes de retornar a San Diego em junho.

Imagem

Descomissionado no Estaleiro Naval de Puget Sound em 16 de junho de 1967, o Pine Island entrou para a Frota de Reserva de Defesa Nacional da Administração Marítima, na Baía de Suisun/CA, onde permaneceu até o dia 1º de fevereiro de 1971, e depois foi vendido para a Zidell Exploration de Portland, Oregon, em 7 de março de 1972 para ser desmantelado.

Imagem

Características gerais
Classe e tipo: Tênder para hidroaviões da classe Currituck
Deslocamento: 14.000 toneladas (carga total)
Comprimento: 164,72 m
Boca: 21,11 m
Calado: 6,78 m
Propulsão:
Turbinas a vapor
4 caldeiras / 2 eixos
12.000 shp
Velocidade: 18 nós (33 km / h)
Tripulação: 162 oficiais e 1,085 praças
Armamento:
4 Canhões de 5 pol/38 DP
3 Canhões AAe Quadruplos de 40 mm
4 Canhões AAe Duplos de 40 mm
20 canhões AAe de 20 mm

Breve seguirá apresentação do Kit !

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 09 Jul 2019, 23:42
por Rafael Guerra
Primeirooooo!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re: USS Pine Island

Enviado: 09 Jul 2019, 23:46
por Andre L B Ferro
Rafael Guerra escreveu:Primeirooooo!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Abri o tópico porque senão fecha o GT !!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 09 Jul 2019, 23:52
por Rafael Guerra
Andre L B Ferro escreveu:
Rafael Guerra escreveu:Primeirooooo!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Abri o tópico porque senão fecha o GT !!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Boa!
O legal desse kit que você escolheu é que, além do navio ser bonito, também é inusitado. Pelo menos eu nunca tinha visto uma montagem dele...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 10 Jul 2019, 09:43
por leaopersico
Acompanhando!

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 10 Jul 2019, 11:44
por alvarenga
Opa, cheguei também.
De olho André.
Boa montagem.
Abraços

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 10 Jul 2019, 13:02
por Flying Pancake
Acompanhando com certeza. Bela escolha, um navio bem incomum :thumbup:

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 11 Jul 2019, 22:40
por Andre L B Ferro
Bem pessoal, vamos apresentar o kit !

Esse kit fui comprando em fascículos de uma coleção chamada "NAVIOS E VELEIROS" há uns 10 ou 12 anos (mais uma 'premonição' de que eu voltaria ao hobby !!)
A coleção também tinha outros dois navios que já vendi ! Era essa aqui:
Imagem

Como não tem caixa, fui pesquisando na internet (São Google) achei a caixa desse kit da Revell:

ARTBOX:
Imagem

SPRUES: Tudo ensacado ainda...
Imagem
Imagem

MANUAL DE INSTRUÇÕES:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem que eu tinha de referência dele montado:
Imagem

Buscando mais referências na internet, achei essas imagens fantásticas que me animaram a tentar montar esse kit numa base !! :shock: :o
Imagem
Imagem
Imagem

Vamos ver no que vai dar !! :silent: :silent:

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 12 Jul 2019, 15:04
por Flying Pancake
Bem legal o kit, não conhecia essa edição por fascículos. Qual o tamanho final? Uns 35 - 40 cm?

Re: USS Pine Island "AV-12" - Revell - 1/426

Enviado: 15 Jul 2019, 12:17
por Rafael Guerra
Cara, o navio é bonito mesmo!!! :agitado: