SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

tintas prontas p usar no aerografo

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por grifhter »

Boa tarde novamente pessoal,hoje tô inspirado em fazer perguntas um tanto quanto malucas( ou n).
A dúvida dessa vez é; é possivel preparar as tintas (diluir) e acondicioná-las em reservátórios iguais ou parecidos com os originais que elas vem p uso posterior ?
Deixa eu tentar ser mais claro, tenho tintas de várias marcas aqui,ammo mig,ak,vallejo,humbrol e acrilex e até mesmo umas esmalte sintético que comprei a um bom tempo de um camarada no mercado livre.
Se ñ me engano ,dessas que eu citei a única que já vem em pronto p usar no aerografo e algumas que tenho da linha vallejo model air,as outras acho que tenho que diluir se quiser usar no aerografo.
Gostaria de saber então se é possivel eu diluir essas outras tintas e já deixa-las preparadas p o aerofrafo.
Elas correm o risco de acontecer algo de errado,ou vai ser sempre assim;se tiver própria p aerografo usa,se n~tem que diluir toda vez que for colocar no aerografo.?
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1636
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 315 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por marcio bernardi »

eu faço isso com as mr color da gunze e nunca tive problema, o único inconveniente é que o thinner evapora um pouco se demorar muito da diluição para o uso, sendo necessário adicionar mais um pouco para dar o ponto.

ps.: uso frascos conta gotas de remedio que encontra para comprar em casa de produtos químicos.
ps2.: é bom por uma esfera de ano inox dentro para facilitar a diluição.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por anghinoni »

acrilex e revell eu prefiro nao diluir, porque a consistencia pastosa delas faz com que os pigmentos nao se solidifiquem no fundo, é uma das coisas que as acrilicas sao melhores que as outras, nao tem separacao dos componentes, nao precisa mexer.
as outras tintas se diuir faciita que os pigmentos se solidifiquem no fundo, muitas vezes estraga a tinta.
nao vejo necessidade de fazer isso poque todas as tintas eu diluo no olho, nem sei a proporcao exata, coloco umas gotas de diluente no aerograco e com um pincel, pipeta, colher da tamiya vou colocando tinta. basta ter frascos pissete com os diluentes sempre a mao. porque alem disso depois de pintar vc vai precisar do diluente pra limpar imediatamente o aerografo
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3384
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por Flying Pancake »

marcio bernardi escreveu:eu faço isso com as mr color da gunze e nunca tive problema, o único inconveniente é que o thinner evapora um pouco se demorar muito da diluição para o uso, sendo necessário adicionar mais um pouco para dar o ponto.

ps.: uso frascos conta gotas de remedio que encontra para comprar em casa de produtos químicos.
ps2.: é bom por uma esfera de ano inox dentro para facilitar a diluição.
Exatamente isso.

Eu deixo primer pronto em frascos de 100ml, mas sempre preciso adicionar algumas gotas de thinner no aerógrafo. Usando o diluente próprio para tinta não tem problema em deixar pronto.

Se for fazer isso com acrílica pura, não utilize água da torneira. Use Vidrex, por exemplo, ou então água destilada (água de radiador).
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por Sekiji »

olha, até onde eu sei não se deve diluir tintas e guardá-las, pois estraga com o tempo, principalmente se você for utilizar um thinner diferente, tipo alcool isopropilico, vidrex, future, cuspe, etc.
Agora se você vai dulir a tinta com o proprio diluente, talvez não tenha problema, mas é só uma coisa que já tinham me dito!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1636
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 315 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por marcio bernardi »

Sekiji escreveu:olha, até onde eu sei não se deve diluir tintas e guardá-las, pois estraga com o tempo, principalmente se você for utilizar um thinner diferente, tipo alcool isopropilico, vidrex, future, cuspe, etc.
Agora se você vai dulir a tinta com o proprio diluente, talvez não tenha problema, mas é só uma coisa que já tinham me dito!
misturo mr color com anjo eco 2900 a uns 2 anos e nunca tive problema :thumbup:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por anghinoni »

marcio bernardi escreveu:
Sekiji escreveu:olha, até onde eu sei não se deve diluir tintas e guardá-las, pois estraga com o tempo, principalmente se você for utilizar um thinner diferente, tipo alcool isopropilico, vidrex, future, cuspe, etc.
Agora se você vai dulir a tinta com o proprio diluente, talvez não tenha problema, mas é só uma coisa que já tinham me dito!
misturo mr color com anjo eco 2900 a uns 2 anos e nunca tive problema :thumbup:
mr color é laca nitrocelulose :-)
anjo 2900 é thinner para laca nitrocelulose
:mrgreen:
entao ta diluindo com o diluente proprio
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1636
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 315 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por marcio bernardi »

anghinoni escreveu:
marcio bernardi escreveu:
Sekiji escreveu:olha, até onde eu sei não se deve diluir tintas e guardá-las, pois estraga com o tempo, principalmente se você for utilizar um thinner diferente, tipo alcool isopropilico, vidrex, future, cuspe, etc.
Agora se você vai dulir a tinta com o proprio diluente, talvez não tenha problema, mas é só uma coisa que já tinham me dito!
misturo mr color com anjo eco 2900 a uns 2 anos e nunca tive problema :thumbup:
mr color é laca nitrocelulose :-)
anjo 2900 é thinner para laca nitrocelulose
:mrgreen:
entao ta diluindo com o diluente proprio
:pensando:

:thumbup:
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por grifhter »

marcio bernardi escreveu:eu faço isso com as mr color da gunze e nunca tive problema, o único inconveniente é que o thinner evapora um pouco se demorar muito da diluição para o uso, sendo necessário adicionar mais um pouco para dar o ponto.

ps.: uso frascos conta gotas de remedio que encontra para comprar em casa de produtos químicos.
ps2.: é bom por uma esfera de ano inox dentro para facilitar a diluição.
Obrigado pela dica,a propósito, tenho comprado as esferas e colocado dentro de cada frasco de tinta que tenho.
É ,nesse caso n sei se é viável diluir todas as tintas até porque tenho um monte e praticamente nunca usei nenhuma
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: tintas prontas p usar no aerografo

Mensagem por grifhter »

anghinoni escreveu:acrilex e revell eu prefiro nao diluir, porque a consistencia pastosa delas faz com que os pigmentos nao se solidifiquem no fundo, é uma das coisas que as acrilicas sao melhores que as outras, nao tem separacao dos componentes, nao precisa mexer.
as outras tintas se diuir faciita que os pigmentos se solidifiquem no fundo, muitas vezes estraga a tinta.
nao vejo necessidade de fazer isso poque todas as tintas eu diluo no olho, nem sei a proporcao exata, coloco umas gotas de diluente no aerograco e com um pincel, pipeta, colher da tamiya vou colocando tinta. basta ter frascos pissete com os diluentes sempre a mao. porque alem disso depois de pintar vc vai precisar do diluente pra limpar imediatamente o aerografo
Obrigado mais uma vez pelas informações
Responder

Voltar para “Dúvidas”