Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

aerografo e primer

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

aerografo e primer

Mensagem por grifhter »

Finalmente depois de uns 6 anos tomei coragem p montar e tentar pintar um kit.
o kit em questão é um revell 1/48 bell huey hog.
montei o interior e estava ancioso p finalmente usar o aerografo,pois até então ñ havia pintado nada com ele,apenas aprendendo a mexer e fazendo alguns exercicios com ele.
Dai peguei o primer cinza da vallejo ,coloquei um pouco de água destilada e tb um pouco de veja e finalmente chegou o grande momento. Só que ñ !!!
Comecei a borrifar o primer no kit,mas parecia que n saia ,mas n é que estava entupido,parecia que a tinta n parava no kit, tentei deixar um pouco mais grosso e mesmo assim parece que n preenchia,interessante que tentei colocar numa superficie preta e ví a tinta . N entendi e desisti,fui p o pincel e mudei de vallejo p acrilex e acho que deixei a pintura da cabine uma m... já tava arretado e tentei colocar primer na fuselagem tb no pincel e dai foi mais m...
Fiquei meio frustrado,afinal foram longos anos lendo,vendo videos ,tutoriais etc.
Me lembrei de uma dica que ví muita gente falando que n é na primeira mão de primer ou tinta que vc irá pintar um kit,as vezes é necessario mais demãos.mesmo assim achei que poderia ter ficado um pouco melhor.
Agora n sei como,mas vou tentar ver se consigo melhorar a porcaria que fiz.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por acpalopoli »

Geralmente a primeira demao é so uma esfumaçado pras proximas de fato se fixarem.

Sou bem mais ou menos em pintura, mas pelo seu relato ou a diluição ta com muita agua ou tem algum tipo de oleosidade no kit. Vc chegou a lavar ele antes de pintar?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: aerografo e primer

Mensagem por anghinoni »

voce tentou dar cobertura com tinta a base de agua logo na primeira demao, a tinta escorre porque nao tem ancoragem.
primeira demao voce da uma esfumacada e espera secar completamente, para criar a ancoragem pras proximas demaos. segunda demao um pouco mais carregada e vai indo, sao varias demaos, sempre com o cuidado de nao saturar ou escorrer, o ponto é passar a tinta e ela nao escorrer.
na primeira demao vai parecer mesmo que nao passou tinta, mas conforme as demaos vao indo a cobertura vai aparecer.
conforme as demaos vao avancando voce vai ver que a ancoragem fica melhor e vai ficando facil pintar sem escorrer

como voce esta começando eu sugiro usar tinta de solvente pra aprender ou diluir apenas no vidrex, sem agua.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por acpalopoli »

anghinoni escreveu:voce tentou dar cobertura com tinta a base de agua logo na primeira demao, a tinta escorre porque nao tem ancoragem.
primeira demao voce da uma esfumacada e espera secar completamente, para criar a ancoragem pras proximas demaos. segunda demao um pouco mais carregada e vai indo, sao varias demaos, sempre com o cuidado de nao saturar ou escorrer, o ponto é passar a tinta e ela nao escorrer.
na primeira demao vai parecer mesmo que nao passou tinta, mas conforme as demaos vao indo a cobertura vai aparecer.
conforme as demaos vao avancando voce vai ver que a ancoragem fica melhor e vai ficando facil pintar sem escorrer

como voce esta começando eu sugiro usar tinta de solvente pra aprender ou diluir apenas no vidrex, sem agua.
Opa, boa tarde.

As tintas acrílicas a base de água como Revell você recomenda diluir com o que? Ando diluindo com água mesmo e não acho os resultados satisfatórios.

Recentemente segui uma dica que vc deu em outra postagem de que o ponto do leite não vale pra tinta acrílica, onde vc disse que era pra deixar a tinta mais grossa e usar mais pressão e realmente melhorou a qualidade.

Obrigado!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: aerografo e primer

Mensagem por anghinoni »

usa vidrex que fica mais facil pra voce.
revell, acrilex, vallejo, humbrol, mig sao tudo igual hehe
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por acpalopoli »

anghinoni escreveu:usa vidrex que fica mais facil pra voce.
revell, acrilex, vallejo, humbrol, mig sao tudo igual hehe
Valeu, vou tentar de depois falo o resultado!
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por grifhter »

acpalopoli escreveu:Geralmente a primeira demao é so uma esfumaçado pras proximas de fato se fixarem.

Sou bem mais ou menos em pintura, mas pelo seu relato ou a diluição ta com muita agua ou tem algum tipo de oleosidade no kit. Vc chegou a lavar ele antes de pintar?
Foi o que pensei,mas ai já era tarde a m... já tava feita.
Mas obrigado.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por grifhter »

anghinoni escreveu:voce tentou dar cobertura com tinta a base de agua logo na primeira demao, a tinta escorre porque nao tem ancoragem.
primeira demao voce da uma esfumacada e espera secar completamente, para criar a ancoragem pras proximas demaos. segunda demao um pouco mais carregada e vai indo, sao varias demaos, sempre com o cuidado de nao saturar ou escorrer, o ponto é passar a tinta e ela nao escorrer.
na primeira demao vai parecer mesmo que nao passou tinta, mas conforme as demaos vao indo a cobertura vai aparecer.
conforme as demaos vao avancando voce vai ver que a ancoragem fica melhor e vai ficando facil pintar sem escorrer

como voce esta começando eu sugiro usar tinta de solvente pra aprender ou diluir apenas no vidrex, sem agua.
Pois é,vacilei feio,tentar lembrar dessa dica. O pior é que a gente fica impaciente.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por grifhter »

acpalopoli escreveu:Geralmente a primeira demao é so uma esfumaçado pras proximas de fato se fixarem.

Sou bem mais ou menos em pintura, mas pelo seu relato ou a diluição ta com muita agua ou tem algum tipo de oleosidade no kit. Vc chegou a lavar ele antes de pintar?
N lavei o kit,na verdade esse kit deve ter uns 5 ou mais anos guardado. Outra coisa que só me lembrei depois do desastre.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: aerografo e primer

Mensagem por grifhter »

anghinoni escreveu:usa vidrex que fica mais facil pra voce.
revell, acrilex, vallejo, humbrol, mig sao tudo igual hehe
vou tentar seguir a dica e usar apenas o vidrex.
Outra coisa que acho importante ressaltar,o compressor que uso é aqueles pequenos que geralmente vem junto com o aerografo da sagyma,será que a falta de pressão tb atrapalhou ? Afinal,aquele compressor tem regulagem de pressão ? Sei que ele tem um botão rosqueavel na parte superior,mas eu nunca mexi até porque como disse eesa é a primeira vez que uso o aerografo num kit,
Responder

Voltar para “Dúvidas”