Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
Deodato Souza
Acabei de Chegar
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Abr 2021, 21:24
Nome: Deodato Guilherme Santos Souza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por Deodato Souza »

Tenho já 60 anos que monto modelos plásticos, principalmente aviões e helicópteros. Nos últimos 10 anos tenho praticado modelismo com mais frequência, e comecei a ficar curioso sobre qual o destino que dei a meus modelos. Quando casei e tive filhos, não preciso dizer que foi o mesmo que contratar uma equipe de recicladores k k k . Antes, eu curtia tocar fogo neles (os modelos, não os filhos!) e ficar olhando (o Steven Spielberg também curte isso). E vocês? Não gostariam de contar o que acontece com os modelos de vocês?
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1479
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 12 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por Correia »

Já pensei nisso. Tenho menos de 30 modelos montados. Alguns eu coloquei como presente para meu filho. Acredito que quando for adulto, leve com ele. Os demais, minha esposa já selou; "jogo tudo no lixo".
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por pgplasti »

Kkk a minha tb já disse que na minha falta eles não farão falta. Até o momento tenho 40 montados somente militaria, ficam num espaço somente p eles. Ainda não cogitei o que será deles pois estou no começo do hobby apenas 5 anos. Então vou encher a prateleira e esvaziar um pouco a carteira. Quem sabe faça quadros dos melhores e de de presente. Ou venda
Mas fiquei curioso em saber o que os demais tem de ideia
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 56 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Eita!

Ponto muito interessante!

Tenho 1 ano de hobby e os modelos ainda estão se amontoando pelas prateleiras que tem livres em casa.

Dei uns pro meu filho de 4 anos, mas de tanto eu falar pra ele não mexer nos “meus”, ele tem pena de brincar com os que dei pra ele kkkkk

Mas sou um infante no plasti, pelo jeito… ainda vou pensar mais a respeito.

A idéia piromaníaca parece boa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1636
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 315 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por marcio bernardi »

só monto aviação 172 então é mais tranquilo para guardar e transportar, no meu caso desde meu início no hobby nos anos 90 fiz 2 mudanças, na primeira acabei deixando com meu genro que morava perto e mesmo assim quebraram vários, na segunda foi mais próximo e eu tomei alguns cuidados, quebraram apenas alguns pequenos detalhes.

tenho bastante coisa montada no momento e na próxima mudança não vai ser fácil, vou ter que pensar bem o que fazer, a idéia de queimar tudo da um aperto. :chorando:
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por TioDrakul »

Pois olha, eu tenho vários kits esperando para montar que são deliberadamente "substituições" de montagens anteriores que eu não gostei do resultado e eu não faço idéia do que eu vou fazer com os substituídos depois de eu montar as novas versões.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por Chicabum »

Não sei não...

Como todos os meus kits de infância e adolescência tiveram um final trágico, não sobrando nenhum, sou meio que apegado aos meus modelos da segunda fase. Vou fazer um expositor para eles pois não tenho mais onde colocar os kits montados.

Depois que eu for embora, não estarei preocupado com o fim deles não... Tenho um filho que está gostando de montar... então e capaz dele não deixar minha esposa dar outro trágico final para a maioria deles onde ela guardaria um ou 2 apenas. Ele vai querer deixar o expositor cheio.

Mas aí, já não irá mais importar para mim.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3384
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por Flying Pancake »

Eu ainda tenho um único kit de quando eu era criança, que na época eu considerava o "mais bem montado", um Su-47 1/144 da Revell com camuflagem de inverno, está aqui junto com meus outros kits montados.

Quanto minhas montagens de adulto, tenho guardado meus kits 1/72 no móvel com porta de vidro que eu guardo meus CDS, Discos e livros... Como 90% dos meus kits possuem base ou vinhetinha, no caso de uma mudança, envio, doação, ou afins acredito que fique fácil não destruir nada pois acaba virando um "bloco" ao invés de um kit solto...

Agora daqui 20 ou 30 anos o que será desses kits eu não faço idéia :lol: :lol:
Avatar do usuário
sergiopla
Membro
Mensagens: 937
Registrado em: 29 Mar 2013, 20:46
Nome: Sergio Luiz Cordeiro
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por sergiopla »

Comigo está acontecendo algo parecido.
Comecei a pensar o nisso ha um tempinho atrás e me deu uma desanimada geral pra voltar pra bancada. Este ano só finalizei um.
Tenho montados mais de 120 modelos e umas 30 caixas fechadas.
Eu fiz um expositor enorme com 5 metros e estão todos lá no sótão.
A minha angústia aumentou muito porque resolvi vender a casa onde moro! É muito grande pra eu sozinho...
Tive uma ideia esses dias atrás e até que motivou um pouquinho: vou construir uma casa pra morar com meu irmão e daí poder levar tudo pra lá. Vai uma grana que eu não tenho ainda mas há esperanças.
Nós dois estamos iniciando a 3a idade e a casa vai ser a penúltima morada. Quando eu estiver na última os modelos não terão mais importância - podem ir pro aterro :lol:
visite meu blog e veja minha coleção completa ==> http://sergiolcmodelista.blogspot.com.br

Imagem
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: QUE FIM LEVAM OS NOSSOS MODELOS?

Mensagem por LHC »

Esse tópico é muito interessante, já me peguei inúmeras vezes pensando sobre isso..
Vou ampliar um pouco a discussão para incluir não só os modelos prontos, como também o resto da parafernalha.
Acredito que a história de muitos de nós aqui é parecida: praticamos o hobby desde moleques e, entre idas e vindas, amealhamos um certo patrimônio modelístico. No meu caso, são mais de 35 anos (tenho 46 e pretendo seguir enquanto os olhos e as mãos permitirem). Não tenho mais nada das priscas eras.. mudei de casa e de cidade diversas vezes, e só tive condições ($$) de comprar o que queria (nem tudo, claro) depois de começar a trabalhar.
Hoje devo ter uns 20 modelos montados e mais uns 70 no estoque, sou daqueles que mais compra do que monta.. infelizmente (ultimamente não tenho comprado nada, pois os preços subiram demais, e o salário não).
Uma vez fui visitar o museu da TAM em São Carlos e logo na entrada vi diversos modelos expostos, todos doados por quem os montou, o que achei de uma abnegação e generosidade exemplares.. sem dúvida foi uma 'saída honrosa' para aquela coleção. Como o museu fechou, espero que não tenha ido tudo para o lixo.
Nosso hobby é muito individualista, por essência.. na quase totalidade das vezes, os modelos prontos ficam visíveis somente para nós mesmos (quando ficam), à exceção de um ou outro encontro que conseguimos ir, e mesmo assim é difícil levar mais do que meia dúzia de kits (e olhe lá) ... a logística não permite. E outra coisa, o que tem valor para nós, como aquele modelo que custou caro, foi difícil de achar, cheio de afters e etc.. para os outros não vale nada, em especial se não houver ninguém na família que seja do ramo. Esse é o meu caso, tenho uma filha pequena, que muito provavelmente não vai querer saber de nada; minha mulher, muito menos.. o que eu pude fazer, para tentar evitar que ela jogue tudo fora, foi listar o que eu tenho e colocar os preços em dólar, anotados na parte de dentro da caixa, para que ela tenha uma noção do quanto vale (isso em relação aos kits; os modelos montados não valem nada, como disse, por mais caro que tenham custado, seria quase impossível vendê-los).
Uma ideia que me passou pela cabeça seria bolar uma espécie de "testamento" para que, na hipótese de saída abrupta deste plano, alguém pudesse herdar minhas ferramentas, tintas, insumos, cabine de pintura, expositor, kits montados, enfim, tudo que seria difícil vender, por se tratar de itens usados. Os itens novos até podem ser vendidos, mas isso também precisaria ficar bem combinadinho com a esposa.. até já conversei isso com ela algumas vezes, mas ainda não cheguei a um planejamento concreto.
Sei lá,.. deixo aqui meu pensamento e, como o meu amigo Érico disse um pouco acima, eu mesmo não vou me importar com esse patrimônio depois de partir, mas tenho certeza que isso poderia render alguma felicidade e incentivar alguém no hobby.

Vida longa ao plasti! :bow:
LHC
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”