As armas de artilharia autopropulsadas foram pensadas e desenvolvidas a fim de permitir suporte de artilharia as unidades Panzer (Wehrmacht e Waffen SS). A ideia era fornecer fogo indireto de preparação, supressão e cobertura para o avanço das pontas de lança das unidades Panzer, entretanto poderia também ser utilizada como plataforma de tiro direto caso os alvos estivessem no campo de visão do comandante do carro.

Oficialmente o comando Alemão designava esta peça de artilharia autopropulsada como Panzerfeldhaubitze 18M auf Geschützwagen III/IV (Sf) Hummel, Sd.Kfz.165. O termo 'Hummel' significa abelha em alemão, sendo o veículo batizado com este apelido devido a sua “picada” poderosa e desagradável. Para entender melhor a lógica de denominação do veículo, o termo “Panzerfeldhaubitze” significa obuseiro blindado de campo autopropelido, já a palavra "Geschützwagen" quer dizer transportador de armas e as letras 'Sf' são abreviaturas de 'Selbstfahrlafette' (arma autopropulsada).

É importante salientar que sua função no campo de batalha não era entrar em combate direto com outros blindados, ou seja, sua blindagem fornecia proteção apenas contra armas de baixo calibre (7,62mm) e estilhaços/destroços de explosões dos projeteis inimigos, nunca fogo direto.
Veículos desta categoria são projetados para fogo indireto, assim para disparar contra um alvo eles precisam parar, posicionar, carregar e só então atirar. Como os disparos são estacionários e os alvos geralmente estão fora da vista dos artilheiros, uma equipe de reconhecimento e observação era responsável pela aquisição das coordenadas dos alvos e correção de fogo. Essas informações eram transmitidas via rádio ao comando da seção, que eram repassadas as baterias.

História
Em 25 de julho de 1942, o comando alemão, decidiu montar um canhão 15cm sFH sobre o chassi do Pz.Kpfw.III e IV, uma vez que a havia a experiencia bem sucedida de montar um canhão de 105mm em um Pz.Kpfw.II (Sd.Kfz. 124 Wespe). A responsável pelo projeto foi a Alkett, sendo o protótipo apresentado ao alto comando em outubro de 1943. O Hummel foi entregue em um chassi híbrido com base em peças do Pz.Kpfw. III e IV, a transmissão (Zahnradfabrik SSG77) foi herdada do Pz.Kpfw.III, enquanto o motor (Maybach HL 120 TRM), o sistema de refrigeração, a suspensão, e a roda tensionadora traseira vieram do Pz.Kpfw.IV. As primeiras unidades foram entregues em fevereiro de 1943 e a última em março de 1945. Os primeiros lotes foram direcionados para a planejada ofensiva de inverno (Operation Zitadelle). No total 705 unidades foram produzidas, além de 157 municiadores.
As Divisões da Wehrmacht e Panzer SS tinham sua própria bateria de artilharia pesada autopropulsada como parte de seu batalhão do Regimento de Artilharia. Assim Um batalhão de artilharia era composto por 3 baterias, uma com 6 veículos Hummel e mais duas baterias com 6 unidade Wespe cada. Ainda neste regimento havia mais dois batalhões de artilharia rebocada com obuses de 10,5 cm, 15 cm e 17 cm.

Referências
Panzer Tracts nº10-1 – Artillerie Selbstfahrlafetten from Pz.Sfl.IVb to Hummel-Wespe. Thmas L. Jentz e Hilary Louis Doyle
Panzerartillerie -Firepower for the Panzer Divisions. Thomas Anderson, Osprey 2019.
Tanks Encyclopedia.com- https://tanks-encyclopedia.com/ww2/nazi ... d-kfz-165/
O kit

O kit é o modelo da Dragon 6150 lançado em 2003... a caixa ficou guardada nas kitcumbas por mais de 7 anos, foi para a bancada por um breve tempo em 2019 e foi para o acervo de paralisados por mais um bom tempo e só agora volta para ser finalizado, até parece novela. Já estava sem os bags plásticos e com várias peças fora da árvore quando comecei a montagem em 2019 e não fotografei as sprues.
As instruções são coloridas em papel de alta qualidade, segue o link da Scalemates com as instruções de montagem.
https://www.scalemates.com/products/img ... ctions.pdf
Não fotografei as árvores, mas quem quiser dar uma olhada veja as imagens neste link.
Para melhorar o kit adicionei um canhão de metal da Voyager (PEA115) e o set de Photoetched da mesma marca (PE35174) para detalhamento.