HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por BVila »

Intemperismo com tintas óleo (weathering):

Esse é mais um tutorial básico de como eu faço os efeitos de intemperismo em meus modelos, lembrando que essa técnica não é uma criação minha apenas vou tentar mostrar como eu faço.

1. O modelo tem que estar pintado, como os decais no lugar e pelo menos uma mão de verniz protegendo tudo, pois usa-se solvente nessa técnica e não queremos que ele reaja com a pintura do modelo. Dica: Eu uso a cera Brilho Fácil no lugar do verniz sem problema nenhum;
Imagem

2. Aconselho a fazerem os efeitos de descascado e riscados antes de iniciar o Intemperismo, com o verniz bem seco você pode começar. As cores que normalmente uso são o Branco Titânio, Amarelo Cádmo, Amarelo Ocre, Azul, Terra de Siena Queimada, Sombra Queimada e Preto e o solvente Terebentina. Dica: Quem tiver problema com cheiro, como eu, pode usar o Ecosolv a Acrilex que muito mais tranqüilo;
Imagem

3. Com um pincel fino, vá fazendo pequenos pontos alternando as cores, fassa um lado de cada vez. Com um pincel maior, molhe no solvente e passe no modelo de cima para baixo, o solvente diluirá a tinta e criará o efeito. Dica: Na primeira passa do pincel com solvente, não deixe o pincel encharcado, molhe no solvente e bata o pincel num papel toalha para retirar o excesso com isso você não vai correr o risco de retirar toda a tinta de uma vez nem deixar escorrer para lugares indesejados;
Imagem
Imagem

4. Se o intemperismo ficar muito carregado é só passar o pincel com solvente para diminuí-lo;
Imagem

5. Deixe secar por pelo menos 24 horas.

Espero que ajude a vocês.

Abraços,
Bruno
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por kleverton »

Bruno.

Perfeito!!

Era realmente o que necessitava aprender para aplicar nos meus subs. :clap: :clap:

Valeu a dica.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por fleite »

Valeu Bruno! Fantástico!
Seu talento é incentivador!
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Kyosanin »

Valeu mano Vila!

Estava curioso pra aprender essa depois que vi na sua montagem. Obrigado mesmo. Vai dar um UP no meu próximo blindado!
Avatar do usuário
Erick_Fernandes
Super Membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 08 Jun 2012, 10:57
Nome: Erick Rosa Fernandes
Localização: São Caetano do Sul
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Erick_Fernandes »

Cacildis!!!!

Super simples e dá um resultado muito bonito!!!
Valeu por compartilhar!

Abraço!
"...E o fascismo é fascinante, e deixa gente ignorante fascinada"
Imagem

Na bancada: TPz-1 Fuchs ABC A6 | A-4M Skyhawk MB
Concluído: Mig-21 PF | Panzer IV Ausf. H | Ferrari F2005 | Concorde | Polikarpov I-16 | Su-34

Se beber, não digite!
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Até que enfim alguem mostrou no passo a passo a técnica do "Fadding". Valeu! Só um detalhe muito importante: Não aplique a tinta óleo diretamente no kit. ponha um pouquinho de tinta numa base ou potinho e pingue algumas gotas de secante de cobalto, senão o Óleo não seca nunca. Aí aplique com um palito. como diluente dá pra usar Terebentina, Ecosolv ou Varsol. Jamais use Isa-Raz.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8452
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por NightRider »

Grande BVila ! Uma explicação simples, clara e prática. Pode ter certeza que vai ser útil para muitos, ainda complementada pelo Paulão. Parabéns !
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por BVila »

:clap: :clap: :clap:

Obrigado a todos pelos elogios e espero realmente que essa técnica ajude vocês!!
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por BVila »

Paulão - Tchwrma escreveu:Até que enfim alguem mostrou no passo a passo a técnica do "Fadding". Valeu! Só um detalhe muito importante: Não aplique a tinta óleo diretamente no kit. ponha um pouquinho de tinta numa base ou potinho e pingue algumas gotas de secante de cobalto, senão o Óleo não seca nunca. Aí aplique com um palito. como diluente dá pra usar Terebentina, Ecosolv ou Varsol. Jamais use Isa-Raz.
Um agradecimento especial ao Paulão por suas dicas valiosas!! :clap: :clap:

Pergunta:
O nome correto é "Fadding"?
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Andre L B Ferro »

Sensacional !!! Obrigado por compartilhar !!
Vai me ser útil quando eu retomar os 'navais'... :)
Abçs
Andre
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “Pintura”