HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Tinta esmalte

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

rgflores
Membro
Mensagens: 106
Registrado em: 24 Fev 2013, 18:19
Nome: Rodrigo Flores
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Tinta esmalte

Mensagem por rgflores »

Amigos,

Uma dúvida sobre tintas esmalte.
Na montagem do meu modelo foi sugerido no manual o uso de tinta humbrol esmalte. Acontece que tenho tintas esmalte de marca Farben aqui em casa, mas o cheiro é muito forte, mesmo usando máscara. Portanto, tenho duas dúvidas:
1) a tinta esmalte Farben serve para modelismo?
2) a tinta esmalte humbrol para modelismo tem o mesmo cheiro das tintas esmalte vendidas em ferragens?
Se o número 2 for afirmativo, vou ter que procurar outras alternativas :roll:
Mais uma vez,muito obrigado pela paciência!
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Andre L B Ferro »

rgflores escreveu:Amigos,

Uma dúvida sobre tintas esmalte.
Na montagem do meu modelo foi sugerido no manual o uso de tinta humbrol esmalte. Acontece que tenho tintas esmalte de marca Farben aqui em casa, mas o cheiro é muito forte, mesmo usando máscara. Portanto, tenho duas dúvidas:
1) a tinta esmalte Farben serve para modelismo?
2) a tinta esmalte humbrol para modelismo tem o mesmo cheiro das tintas esmalte vendidas em ferragens?
Se o número 2 for afirmativo, vou ter que procurar outras alternativas :roll:
Mais uma vez,muito obrigado pela paciência!
Olá flores!
Eu pessoalmente não conheço essa farben, mas na minha pouca experiência de um ano de retorno ao plasti e só usando esmalte, posso dizer que o 'cheiro' das Humbrol não é forte não. Mas esse lance do cheiro acredito que tem muito a ver com o diluente que vc usa. Se for aguarraz ou thinner fica mais acentuado. Eu estou usando ECOSOLV, que ameniza um pouco e é bem mais 'agradável'.
Eu sou fã das esmalte Humbrol e Tamiya!! Academy vou começar a usar agora e depois digo o que achei.
Espero ter ajudado. :mrgreen:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
dharma74
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 20 Fev 2013, 16:01
Nome: giscerio brandt
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por dharma74 »

eu uso as esmalte da humbrol são ótimas , mas cheiro eu não sinto nada delas não ( e não estou gripado hehhehe ) para diluir eu uso thiner de limpeza que é bem mais fraco e ai sim da um cheirinho maior , mas nada que me encomode , pelo menos pra mim !!!
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Kyosanin »

O pessoal já respondeu quase tudo... então só para complementar...

Tintas esmalte de modelismo (Humbrol, Revell, etc..) podem ser diluidas com ECOSOLV que tem cheiro cítrico e é bem tranquilo de se trabalhar..

Mas se ainda assim você quiser odor (quase) zero utilize tintas acrílicas.. Você pode diluir elas com água, alcool, cera brilho fácil e até vidrex (limpa vidros).. além de não sofrer com cheiro forte, você vai deixar a bancada cheirosa.. :lol:
Avatar do usuário
dharma74
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 20 Fev 2013, 16:01
Nome: giscerio brandt
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por dharma74 »

particularmente eu ja tentei usar as acrilicas mas não me acerto com elas de modo algum , esmalte humbrol para mim é tudo de bom , tanto no aerógrafo qaunto no pincel.
Avatar do usuário
Marcelo Fruto
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 30 Dez 2012, 16:59
Nome: Marcelo de Andrade Fruto
Localização: Feliz Natal - MT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Marcelo Fruto »

Cara, eu nunca tinha usado tintas esmalte até uma semana atras. Usei a da Humbrol e o cheiro não me pareceu tao forte, mas o ambiente também ajuda de for um lugar bem ventilado portas e janelas abertas. Usei como diluente aguarrás mineral da acrilex, não me pergunte se já vi alguém usando pq não simplesmente estava louco pra usar as tintas e tinha essa diluente então foi ele mesmo, me pareceu muito bom não vi problemas para usar. abraços
Imagem
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Lessa »

Marcelo Fruto escreveu:Cara, eu nunca tinha usado tintas esmalte até uma semana atras. Usei a da Humbrol e o cheiro não me pareceu tao forte, mas o ambiente também ajuda de for um lugar bem ventilado portas e janelas abertas. Usei como diluente aguarrás mineral da acrilex, não me pergunte se já vi alguém usando pq não simplesmente estava louco pra usar as tintas e tinha essa diluente então foi ele mesmo, me pareceu muito bom não vi problemas para usar. abraços
Marcelo, aguarrás é talvez o diluente mais utilizado com as tintas esmalte. Mas muita gente, tem utilizado Ecosolv no lugar da aguarrás, pois o cheiro é melhor. Bom não é, mas é melhor.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Hartmann »

dharma74 escreveu:eu uso as esmalte da humbrol são ótimas , mas cheiro eu não sinto nada delas não ( e não estou gripado hehhehe ) para diluir eu uso thiner de limpeza que é bem mais fraco e ai sim da um cheirinho maior , mas nada que me encomode , pelo menos pra mim !!!
Thinner de limpeza a que você se refere é o Removedor Varsol?
Eu uso Thinner 206 (que é forte e tem vapores nocivos, por isso sempre aplico com máscara, mesmo minha bancada sendo em local aberto e arejado) para automotivas e aguarraz Innovation da Luksnova, que é perfumada, para tintas esmalte (enamel) Humbrol e Testors da linha Modelmaster, que são as que mais uso. Não fica cheiro forte, apesar de minha esposa sempre reclamar, mesmo ela estando um andar abaixo (minha bancada fica numa área coberta em L, no terraço, mas aberta na lateral que fica para dentro do terraço)... :mrgreen:

Também uso o Thinner 206 da Luksnova para limpar o meu aerógrafo de tempos em tempos. Após o uso com alguma cor eu limpo com a aguarraz mesmo... Coloco um pouco de aguarraz e libero o ar até sair todo resquício da cor, coloco um pouco mais de aguarraz e limpo o copinho com papel toalha e, por último, coloco mais aguarraz até o jato soprado sobre papel toalha sair sem qualquer resquício da cor usada... :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
filipe2583
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Jul 2014, 17:28
Nome: Filipe Carvalho Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por filipe2583 »

Poderiam me explicar quais as medidas para diluição de tinta esmalte, as proporções? Outra coisas, como se aplica com pincel, é do mesmo jeito que as acrílicas?
Avatar do usuário
Saturn
Membro
Mensagens: 115
Registrado em: 22 Abr 2014, 14:45
Nome: Yan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta esmalte

Mensagem por Saturn »

Esmalte sintético é tudo igual. Pode usar da Humbrol, Revell, Tamiya, Coralit, Anjo, Suvinil, qualquer um. Não tem mistério. É a tinta mais fácil de usar que existe. Para diluir utiliza-se aguarrás (thiner é errado -- pode até 'funcionar' mas não é o correto).

O ponto de diluição para aerógrafo é contextura de leite (um pouco menor ralo do que água). Para usar no pincel tem que ser mais grosso. Quando eu usava esmalte no pincel a quase uns 40 anos atrás ia da lata pro kit direto. Mas acho que se diluir fica melhor, no entanto COM CERTEZA a diluição será menor do que a usada para aerógrafo.

Mas na boa... não vejo porque razão o modelista atual deveria usar pincel (a não ser em se tratando de pintura de figuras pequenas). Antigamente o motivo era o custo do equipamento de aerografia que era muito alto, mas hoje em dia não faz o menor sentido ficar sofrendo com uma qualidade final baixa. Na minha opinião até tinta spray é melhor. Já tive algumas experiências positivas na pintura de cascos de naves espaciais com Colorgin. Mas pincel, definitivamente não.

;)
~ Jamais discuta com um idiota pois um observador poderá não conseguir distinguir quem é quem. ~
Responder

Voltar para “Pintura”