HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Aerografo "Bebendo" muita tinta

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Walter
Novato
Nome: Walter Mundstock
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Aerografo "Bebendo" muita tinta

Mensagem por Walter »

Bom dia.
Estou com dúvida sobre o consumo de um aerógrafo. Estou usando um aerógrafo badger 150, com a agulha fina.
Estou achando que tá consumindo muita tinta. Estou pintando um avião (1/48) e já foi 2/3 do vidro de tinta (modelmaster enamel) em umas 3 demão de tina. Pior que ainda não preencheu direito. Vai precisar de mais uma ou duas passadas. Como é o rendimento de vocês?

Por mais contraditório que pareça, será que to botando pouco diluente?
Alguma relação com a pressão?
Idéias?

Obrigado!
Walter
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Aerografo "Bebendo" muita tinta

Mensagem por Lessa »

Olha Walter, se a pressão estiver muito alta, o copo esvazia rapidinho mesmo. Quando você tem usado de pressão? Talvez você possa diluir um pouco mais a tinta e diminuir um pouco a pressão.
Abraço.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Walter
Novato

Mensagem por Walter »

Na verdade, estou usando um cilindro de CO2, e ele tem somente o medidor em kgf/cm2. Estou regulando 0.7 kgf/cm2 que segundo meus calculos dá uns 10 psi.
Lessa
Super Membro
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Os 10 PSI não devem ser o problema. Qual proporção você tem usado para diluir suas tintas? A que distância do kit você tem aplicado? :pensando:
O potinho é de 15 ml? Porque estes kits maiores realmente consomem bastante tinta... Então uns 2/3 disto até que não é algo muito fora do esperado não. O que me deixa intrigado é sua insatisfação com a cobertura dela, que pode ser causado pela diluição.
Que cor você está usando? Passou primer? Que cor era ele?
Abraço!

Imagem
Walter
Novato

Mensagem por Walter »

Oi.
É um pote de 15 ml sim.
Sobre a cobertura, não usei primer. Eu fiz um pre-shade com aerografo e tinta preta nos panel lines, e na verdade o que eu continuo vendo é o pre-shade por baixo da tinta.

To começando a achar que tá normal então...

Obrigado.
Walter
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Acho que está normal Walter.. o que acontece é que se o pré-shading foi feito "muito escuro" fica mesmo difícil minimizar o efeito.. principalmente se a cor da cobertura foi muito clara..

Com o que você está diluindo? Ecosolv?

Pra pintar com enamel eu costumo soltar baforadas de tinta com o aero de uma distancia média e depois usar o próprio ar do aero como um secador, até perceber que a tinta está "mudando de cor"... então consigo dar outras demãos leves e acabo por pintar tudo de uma única vez, sem precisar ficar remisturando ou diluindo a tinta..

Não sei se fui muito confuso acima, mas se for testar faça na garrafa PET. :thumbup:

Boa sorte com sua montagem e se der posta uma fotos aí pra gente. 8-)
Lessa
Super Membro
Contato:

Troféus:

Mensagem por Lessa »

Walter escreveu:Oi.
É um pote de 15 ml sim.
Sobre a cobertura, não usei primer. Eu fiz um pre-shade com aerografo e tinta preta nos panel lines, e na verdade o que eu continuo vendo é o pre-shade por baixo da tinta.

To começando a achar que tá normal então...

Obrigado.
Walter
Pode ser Walter. Se você achar que o pre-shadding ainda está muito aparente, tente dar uma demão de tinta na cor final exatamente sobre este efeito, para minimiza-lo um pouco. Dependendo da cor que você estiver passando por cima, realmente você pode estar tendo esta impressão. Se você quiser, poste uma foto aqui para darmos uma olhada.

Às vezes se diluímos mais tinta do que o necessário, boa parte dela acaba indo embora entre uma limpeza e outra. Se isto estiver acontecendo, pode ser que um potinho de 15 ml vá bem mais rápido do que o esperado mesmo. Mas em geral, 3 demãos é mais do que o suficiente. Pelo menos eu nunca precisei de mais.

Abraço!

Imagem
Walter
Novato

Mensagem por Walter »

Oi Lessa!
Obrigado pelas dicas.

Eu acho que já dei umas 4 demãos. Passei mais uma agora de tarde, vou ver quando secar. Mas eu desconfio que estou botando solvente demais mesmo.
Me falta experincia para achar o ponto. Não estou medindo, mas acho que tá uma proporção de 2:1 talvez até 3:1 (mais solvente que tinta). Sei que não tem um ideal, mas será que estou mto fora?

Quando secar, se ainda estiver ruim, vou postar uma foto.

Obrigado
Walter
Lessa
Super Membro
Contato:

Troféus:

Mensagem por Lessa »

Walter escreveu:Oi Lessa!
Obrigado pelas dicas.

Eu acho que já dei umas 4 demãos. Passei mais uma agora de tarde, vou ver quando secar. Mas eu desconfio que estou botando solvente demais mesmo.
Me falta experincia para achar o ponto. Não estou medindo, mas acho que tá uma proporção de 2:1 talvez até 3:1 (mais solvente que tinta). Sei que não tem um ideal, mas será que estou mto fora?

Quando secar, se ainda estiver ruim, vou postar uma foto.

Obrigado
Walter
Não Walter, não está fora não. Eu também faço a diluição totalmente a olho, nem sei ao certo quando dá de proporção, mas é por aí. Se você estivesse diluindo demais, iria provavelmente notar que a tinta "foge" do alvo, não se aderindo à superfície. Tudo indica que deve ser mesmo só impressão sua: você poderia estar esperando uma cor mais escura, ou a necessidade de menos demãos, etc...

Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”