David, o espírito é este mesmo!Cowboy_dgt escreveu:Bom senhores,
Fiquei um bom tempo sem postar nada, mas não parei os trabalhos. Eis que o P-47D está finalizado![]()
![]()
![]()
![]()
Bom, nada de mais foi feito, além da aplicação da Future, depois os decais, depois outra mão de Future, um wash com tinta a óleo bem diluída nas cores preto para a parte superior, e na cor terra de siena na parte inferior para efeito de contraste com o cinza. Depois foi feito um "chipping" com espuma e tinta acrílica vallejjo aluminium para fins de desgasta (acho q em alguns pontos eu apliquei demais....mas só depois é percebi isso e ja era tarde) e depois a aplicação de sujeira, e fuligem com pigmentos da easy-collors, e por fim, uma camada de verniz fosco da acrilex (tirei ele da lata e diluí com água raz da acrilex mesmo e apliquei com o aerógrafo).
Bom, espero que gostem do resultado, outras montagens serão melhores, afinal é a prática que um dia leva a perfeição, então, bora caçar outro modelo pra montar....hahahahahaha
Bom, é isso aí, espero que gostem, por favor, se houver erros, me digam onde para que não os cometa da próxima montagem, digam o que pode melhorar, se quiserem perguntar algo também, estou à disposição.
Antes que eu me esqueça, o cannopi levou um banho de Future (por isso o brilho e tá igual vidro, esse trem faz milagre mesmo....rs...) e como não tenho a tal da Cristal Clear, ele foi fixado no local com cola branca mesmo, aplicada com a ponta de um palito de dente, então acho era isso.
Ao moderador, favor incluir o modelo na lista dos concluídos e não sei se sou eu, ou o moderado que coloca CONCLUÃDO no tópico....rs....
Um grande abraço à todos os colegas e muito obrigado pelas dicas e por acompanharem a montagem.
David Gouvêa Torres.
Os próximos serão melhores.
Mas o seu juggernaut ficou excelente!

O que eu gostei:
1) A pintura - está muito bem feita! Só vi dois probleminhas: a faixa verde do leme ficou mais fininha do que o real e os lançadores de foguete eram, na verdade, pintados em neutral grey. Isso não desmerece seu trabalho. Apenas mostra que, no plasti, é sempre bom a gente procurar referências, como fotografias.

2) As luzes de navegação nas pontas das asas - você pegou a manha do negócio!

3) O wash e as sujeiras nos pneus, na fuligem das metralhadoras, nos escapes etc...
4) O chipping feito com a esponja ficou ótimo, com apenas um porém, que você mesmo apontou. Na verdade não foi exagero, como você disse. Apenas você colocou o chipping aleatoriamente, espalhando por vários pontos da aeronave. Na verdade, o chipping é o descascado da tinta e ocorria mais nas áreas de mais atrito, como o bordo de ataque das asas, empenagem e estabilizadores, além de pontos em que o pessoal mexia muito, como as bordas dos painéis de manutenção do motor e dos painéis de acesso ao armamento, nas asas. Na raiz das asas, por exemplo, achei muito bom o efeito, pois era uma área que o pessoal de manutenção e os pilotos pisavam...
Sobre os decais... Os decais da FCM desta época eram bastante grossos e, por isso, dão mais trabalho na hora de aplicar. Na asa, por exemplo, deu silvering... O silvering acontece quando ficam micropartículas de ar entre o filme do decal e a superfície onde ele é aplicado. Para evitar isso, é preciso que a superfície esteja bem lisa. Por isso a gente usa Future, Brilho Fácil, verniz brilhante, etc. Em seguida, na hora de aplicar, é usar alguma solução para amolecer decais, como o Decal Soft da Revell. Eu uso o Microset e o Microsol, nos locais mais irregulares. Aplico o Microsset e ponho o decal em cima. Aí, aliso devagar com o cotonete ou pincel macio, para retirar as bolhas de ar. Depois, aplico o Microsol e não mexo no decal até ele se acomodar bem... Aí, aplico Microset de novo para eliminar qualquer bolha que tenha ficado. Em algum caso, até furo a bolha com uma agulha ou a ponta de um estilete. Depois, é aplicar mais verniz brilhante, Future ou Brilho Fácil, deixar secar e selar o kit com verniz fosco.
Mais uma vez, parabéns pelo P-47!