HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

O que aconteceu com a minha tinta?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Darth_Tyranus
Membro
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

O que aconteceu com a minha tinta?

Mensagem por Darth_Tyranus »

Se vocês olharam minha assinatura, irão notar que estou montando um F-16. Entre as cores que uso, está o cinza gunship da Model Master.

Segui o ritual de sempre, agitei e misturei bem a tinta, diluí e joguei no kit. Eu já havia pintado, mas na minha manipulação do kit acabei arrancando um pouco de tinta e queria repintar algumas partes. Aconteceu que o tom estava diferente de quando pintei anteriormente, estava mais claro. Achei estranho. meti a espátula misturada de tinta no fundo e percebi que tinha um coisa dura lá no fundo do pote, puxei e me deparei com isso.

Imagem

Parece que a tinta secou dentro do pote. Nunca deixei o bote aperto, só tiro a tinta e fecho novamente. O que seria isso? Já aconteceu com alguém?
Editado pela última vez por Darth_Tyranus em 02 Nov 2013, 14:29, em um total de 1 vez.
Pausa para melhorar bancada.
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Re: O que aconteceu com a minha tinta.

Mensagem por Andre L B Ferro »

Meu palpite, xará, é que o pigmento sedimentou.
Com as minhas Humbrol Enamel acontece isso. Só agitar o pontinho não basta.
Eu mexo bem com uma espátula ou colherzinha de café até não sentir mais resistência no fundo.
Conheço gente que coloca uma esfera pequena de rolamento para ajudar a misturar.
Posso estar errado, mas.....

Abraço.
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Nas minhas tintas humbrol que ficam muito (muito!) tempo paradas, acontecem isto. Achei que era normal, até porque já me ocorreu com tintas novas também, mas não posso afirmar.
Eu repito o processo de mexer com a espátula, fechar o potinho e agitar por várias vezes até que a tinta fique bem homogênea.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Com tintas enamel (esmalte sintético) isso acontece depois de muito tempo abrindo e fechando o potinho. Mas, com acrílicas, é a primeira vez que vejo... :pensando:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Fernando
Super Membro
Nome: Fernando R Camargo
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72

GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72

Mensagem por Fernando »

Apesar de usar muito acrilicas, eu ainda tenho algumas enamel da humbrol e acontece isso, recentemente comprei um misturador de tinta na Hobbyeasy, e resolveu o problema.

Abs
Jeofton
Novato
Nome: Jeofton Costa Melo

Mensagem por Jeofton »

Cara, a tinta parece ter decantado.
Usa um misturador. Tem um tutorial no site spmodelismo.com.br.
Vale a pena conferir.
Darth_Tyranus
Membro
Nome: André Marcuzzo

Re: O que aconteceu com a minha tinta?

Mensagem por Darth_Tyranus »

Parece que de alguma forma a tinta estragou. Não usei nem 10% da tinta.

Eu misturei tudo o mais bem misturado possível, aquela "gosma" sumiu, ficou bem diluído, mas estranhamente, a cor parece que continuou mais clara. Olhem só essa foto, a cor geral da asa é a cor Cinza Gunship FS36118 que pintei a alguns meses atrás, a cor da ponta é onde pintei hoje, com exatamente o mesmo pote de tinta.

Imagem

A cor é totalmente diferente. Essa cor se parece com a da parte inferior do F-16, para efeitos de comparação, é a mesma daquele negócio ali do lado onde vai o míssil que eu esqueci o nome :oops: se eu contiuasse a pintura, teria ficado da mesma cor. O tom mudou totalmente.

ps. algumas partes parecem mais reflexivas pq eu fiz a mesma coisa anteriormente, quando o pote estava com aquela gosma estranha, só que passei verniz depois pra ver se alcançava o mesmo tom, mas não deu muito certo. :chorando:

Acho que vou precisar de um pote novo, sendo que esse não usei quase nada.
Pausa para melhorar bancada.
sucateiro
Membro
Nome: Hamilton Magalhaes

Re: O que aconteceu com a minha tinta?

Mensagem por sucateiro »

Essa tinta é acrílica e não esmalte, se você jogou thinner dentro deixe decantar e tire com uma seringa ou uma pipeta. O indicado é o diluente da Model Master.
Responder

Voltar para “Dúvidas”