Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Possível entupimento e patas de aranha

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Barão
Membro
Nome: barão
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Possível entupimento e patas de aranha

Mensagem por Barão »

Estou com um problema, estou fazendo o pré-sombreamento de um F-100 1/48 com tinta tamiya preto brilhante diluída da seguinte forma: 1 parte de tinta e 2 de diluente.
No início tudo certo, mas após uns 2 min de aplicação da tinta com aerógrafo, percebi que ele entupia ao tentar fazer uma linha fina (puxando o gatilho somente um pouco para trás), a pressão está em 15 psi. Caso eu puxe o gatilho totalmente, a tinta é espirrada e respinga tudo, parece que desentupiu, dai se eu continuar a fazer a linha fina do pre-shading, a quantidade de tinta que sai é grande, mesmo puxando pouco o gatilho, forma uma linha com as patas de aranha, ou seja, toda escorrida.

Não entendi nada, se está escorrendo deveria ser por conta da pressão de 15 psi e da diluição, mas ai não deveria entupir :? :pensando:

Bom, neste dia desisti de continuar e lavei bem o aerógrafo, também deixei de molho para garantir que ficasse bem limpo. Ontem parti para uma segunda tentativa, pensei que ia dar certo uma vez que o aerógrafo estava bem limpo, mas o problema se repetiu. O estranho é que com a cor verde fosca misturada com um pouco de branco, com a mesma diluição e pressão, eu fiz aplicações em pequenas áreas do compartimento do trem de pouso (luzes e sombras), acionando o gatilho da mesma forma e deu tudo certo.
Correia
Super Membro
Nome: Ronaldo Magalhães
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 52 vezes

Re: Possível entupimento e patas de aranha

Mensagem por Correia »

Pelo que você relatou, o problema é com a tinta. Será que ela não está com pequenos grumos?
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
acidburner
Membro
Nome: Gabriel Pavlov

Mensagem por acidburner »

Barão,

você está diluindo a tinta com qual solvente?

abs.
Barão
Membro

Mensagem por Barão »

Diluo com o solvente apropriado da Tamiya, X-20A, até hoje foi perfeito.

Agora, o que são pequenos grumos?
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Já tive esse problema.
Está usando Thinner Tamiya?

Quando acontecer, pegue um cotonete umidecido com álcool isopropílico e limpe a ponta da agulha com cuidado e faça uma retro lavagem bem de leve.

Para evitar esse problema use Thinner Tamiya com Paint Retarder Tamiya.

O que pode ser também é sujeira no interior do bico, bem difícil de limpar. Deixe o bico de molho por alguns minutos em álcool isopropílico e chuche a agulha carinhosamente raspando a mesma nas paredes e girando o bico.

Depois monte o aerógrafo e proceda com a retro limpeza e limpeza normal.

Abraço.
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

galttar escreveu:Já tive esse problema.
Está usando Thinner Tamiya?

Quando acontecer, pegue um cotonete umidecido com álcool isopropílico e limpe a ponta da agulha com cuidado e faça uma retro lavagem bem de leve.

Para evitar esse problema use Thinner Tamiya com Paint Retarder Tamiya.

O que pode ser também é sujeira no interior do bico, bem difícil de limpar. Deixe o bico de molho por alguns minutos em álcool isopropílico e chuche a agulha carinhosamente raspando a mesma nas paredes e girando o bico.

Depois monte o aerógrafo e proceda com a retro limpeza e limpeza normal.

Abraço.
assino em baixo as palavras do galttar :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Barão
Membro

Mensagem por Barão »

Ainda não tive tempo de testar, hoje a noite acho que vai dar, ai eu digo o resultado.

Muito obrigado!
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Eu tive exatamente esse problema com o Evolution que é agulha de 0.2.

O Paint Retarder funciona bem.

Você está diluindo com o que a Tamiya?
sucateiro
Membro
Nome: Hamilton Magalhaes

Mensagem por sucateiro »

A que distância está pintando? Se for muito grande e a diluição pouca, a tinta está secando antes de alcançar o kit. Tive esse problema com Mr.Color. Quanto a limpar o aerógrafo álcool isopropílico é muito volátil, taca logo thinner nele que sai limpando tudo. E faça a diluição no famoso ponto de leite.
Barão
Membro

Mensagem por Barão »

Bom, limpei tudo muito bem conforme os colegas sugeriram, desmontei até nozzle, que não gosto de fazer pois já quebrei uma vez.

Hoje fui adiantar os kit que estou montando (F-100 1/48 e o barquinho da minha filha) e só me incomodei, o aerógrafo começou a espirrar tinta a vera depois de uns 5 min de uso.
Desconfiei que podia ser água, bom, desmontei tudo, limpei novamente e abri o suspiro abaixo do reservatório de ar, caramba, saiu muita água (está úmido aqui em Brasília), desmontei o filtro, sequei e esperei 1h para que o reservatório de ar ficasse bem escorrido.
Imagem
Imagem

Montei tudo novamente e testei. Deu para pintar uns 2 min e começou a espirrar tinta novamente, ai, desisto... :palavrao:
Responder

Voltar para “Dúvidas”