Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

COLAS QUANDO USAR

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

fernandomachado13
Super Membro
Nome: Fernando Machado
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: COLAS QUANDO USAR

Mensagem por fernandomachado13 »

Pessoal obrigado pelas varias dicas ........
ABRAÇOS
shepard
Super Membro
Nome: shepard
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por shepard »

Saudações;

Transparências, ou qualquer outra peça que não nos permita colagem por fusão ou mesmo que emitam vapores prejudiciais a sua própria superficie e sua translucidez, devem ser coladas com colas de base branca;
Cito uma cola, facilmente achada em lojas de bijouteria ( pra colar as peças) chamada de " a legítima", nada agressiva e possui uma firmeza interessante apos secagem...

Existe uma cola chamada de GATORS GRIP que serve tanto pra transparencias e até P.Es..
Essa cola se acha no exterior, ebay por exemplo.

O cianocrilato, por sua rapidez é interessante para colagens imediatas, porém, apresenta pouca flexibilidade, sendo fácil sua quebra...

grande abraço

Shep
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Arnie
Membro
Nome: Arnaldo Brunelli Mantovani
Contato:

Mensagem por Arnie »

Pessoal,

nunca usar cianocrilato para colar transparências. Cuidado também com a máscara líquida que contenha amoníaco...
Quando colando com esse tipo de cola, algumas vezes aparece um esbranquiçado devido aos vapores dela.
Existe um produto para eliminar isso: aqui se chama "DEBONDER".
Sem querer, descobri que a acetona tem o mesmo efeito sobre o esbranquiçado. Pena que não possa ser usada sobre o plástico...
Para colar transparência mais rapidamente, costumava misturar a cola normal para plástico (Revell, Testors, etc) com um pouco de Jet.
Com isso, obtinha uma cola não tão densa quanto a Revell/Testors/etc, de fácil aplicação e sem o problema do esbranquiçado, além de ter uma secagem mais rápida.
Namastê,

Arnie
Arthur

Mensagem por Arthur »

Olá,

Acabei de chegar por aqui e também tenho algumas dúvidas em relação às colas.Não sei se isso já foi falado por aqui mas vi em um site de vendas de produtos de plastimodelismo diversos tipos de colas da Revell e agradeceria se alguém pudesse esclarecer as diferenças. Primeiro, existe alguma diferença muito importante entre a marca Tamyia e a Revell? As colas da Revell que eu vi no site foram: cola ponta de agulha, cola Revell tubo, cola liquid cement, cola contata clear, cola contata quick. Qual a diferença?
Para um inciante, qual cola seria mais interessante para comprar, seja Tamyia ou Revell?

A propósito, o amaciante de decais da Revell vale a pena?

abs,

Arthur
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Arthur escreveu:Olá,

Acabei de chegar por aqui e também tenho algumas dúvidas em relação às colas.Não sei se isso já foi falado por aqui mas vi em um site de vendas de produtos de plastimodelismo diversos tipos de colas da Revell e agradeceria se alguém pudesse esclarecer as diferenças. Primeiro, existe alguma diferença muito importante entre a marca Tamyia e a Revell? As colas da Revell que eu vi no site foram: cola ponta de agulha, cola Revell tubo, cola liquid cement, cola contata clear, cola contata quick. Qual a diferença?
Para um inciante, qual cola seria mais interessante para comprar, seja Tamyia ou Revell?

A propósito, o amaciante de decais da Revell vale a pena?

abs,

Arthur
Arthur,

Bem, em relação às marcas, é questão de preferência. Particulamente eu prefiro a Tamiya, pois vem com um pincel (tanto a normal quanto a Extra Thin). Não me adaptei a esta Contacta da Revell com a agulha na ponta porque ele entupia toda hora. A Contacta de tubo é igual, mas sem a agulha. Esta nunca usei, mas acredito que a agulha facilite o seu uso.
O que você deve procurar é uma cola especificamente para plastimodelismo, pois estas funcionam por fusão, ou seja, elas "derretem" o plástico onde são aplicadas e funde as duas peças.
A Contacta Clear eu uso. Ela serve para colar transparências. Jamais utilize a cola normal (de fusão) ou mesmo C.A. (Cianoacrilato, no Brasil conhecido por Super Bonder) pois isto danificará sua peça. Existem outras colas para transparência no mercado que funcionam da mesma forma.
A Contacta Clear nada mais é que numa cola de C.A., ou seja, é um Super Bonder.

O amaciante de decalque da Revell eu nunca usei. Eu utilizo Micro Set/Micro Sol, e são excelentes!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

bom eu uso a cola jet encontrada em qualquer loja de artigos para dentistas :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
kleverton
Super Membro
Nome: Kleverton Moises

Mensagem por kleverton »

magnetorj escreveu:bom eu uso a cola jet encontrada em qualquer loja de artigos para dentistas :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Magneto.

O tempo de cura dela é rápida? Lembra a extra thin ou a bico de agulha da Revell?
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

kleverton escreveu:
magnetorj escreveu:bom eu uso a cola jet encontrada em qualquer loja de artigos para dentistas :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Magneto.

O tempo de cura dela é rápida? Lembra a extra thin ou a bico de agulha da Revell?
rapidissima tipo extra thin :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
massruha
Membro
Nome: César Vinicíus
Curtiram: 1 vez

Mensagem por massruha »

Aproveitando.
Eu sempre utilizo a contact clear para as transparecenias, ela funfa bem e tudo, mas sempre acho ela fragil. Gostaria de saber se a tamiya, testor tem uma cola especifica, e se são boas?
Imagem
Arthur

Mensagem por Arthur »

Obrigado pelas dicas, gente.

Arthur
Responder

Voltar para “Dúvidas”