SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Material Iniciante. Está Ok?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Arthur
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Material Iniciante. Está Ok?

Mensagem por Arthur »

Olá a todos,

Em breve vou começar a montar meu primeiro kit; o modelo A320 Lufthansa, 1/144, da Revell. Comprei algum material e já tinha outros. Ainda tenho algumas dúvidas em relação a alguns deles. Gostaria que alguém pudesse me ajudar e dizer se o que tenho já está legal e adequado. De qualquer maneira, tomara que também possa servir de ajuda para outros iniciantes como eu (seja pelo que está Ok, seja pelo que não está).
Segue a lista, com os preços que paguei aqui no Rio:

- cola extra-thin Tamya ( R$ 32,00)
- massa putty basic Tamya (R$ 19,00)
- cola “A Legítima” (R$ 3, 50), para colar peças transparentes
- primer Colorgin 5300 uso geral ( R$ 15,00), para passar antes da pintura
- pincéis 2, 5, 8, 10, 12... (já tinha)
- godê de plástico bem fino (R$3,00) e forma para gelo (já tinha), para colocar as tintas
- Ecosolv Acrilex (R$ 7,00),para diluir tintas enamel (esmalte)
- álcool isopropílico, para diluir tintas acrílicas
- lixas de granulações mais finas e mais grossas (já tinha)
- alicate de unha (formato de alicate mesmo), para cortar as peças da árvore (já tinha) (serve?)
- tesoura pequena (já tinha), para cortar os decalques
- estiletes mais largos e mais finos (já tinha)
- pinça longa com ponta curva (R$ 9,00), que comprei em uma loja de material odontológico e pinça tipo sobrancelha (já tinha)
- esculpidor de dentista (R$ 2reais!) com uma extremidade mais larga e curva e outra, pontiaguda, que também comprei na loja de material odontológico
-conta-gotas
- fita crepe Aldebrás, 12mm (R$ 1, 50) e 18mm (R$3,50), com cola muito suave (pode substituir fita de mascaramento?)
- escova de dentes, 35, macia (já tinha), para lavar o kit, antes de começar a montar
- pedaços de pano e cotonetes
-Brilho Fácil incolor (R$ 6, 00), para dar polimento e antes (ou depois?) de colocar os decalques. (é isso mesmo?)
- Em relação às tintas, eu ainda tenho dúvidas (esmalte? aqua color? como saber se as cores são equivalentes nas diferentes marcas?). A respeito disso, eu abri um tópico na parte Técnicas, Tutoriais e Dúvidas- Pintura. Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Abs,
Arthur
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Re: Material Iniciante. Está Ok?

Mensagem por Hartmann »

Arthur escreveu:Olá a todos,

Em breve vou começar a montar meu primeiro kit; o modelo A320 Lufthansa, 1/144, da Revell. Comprei algum material e já tinha outros. Ainda tenho algumas dúvidas em relação a alguns deles. Gostaria que alguém pudesse me ajudar e dizer se o que tenho já está legal e adequado. De qualquer maneira, tomara que também possa servir de ajuda para outros iniciantes como eu (seja pelo que está Ok, seja pelo que não está).
Segue a lista, com os preços que paguei aqui no Rio:

- cola extra-thin Tamya ( R$ 32,00)
- massa putty basic Tamya (R$ 19,00)
- cola “A Legítima” (R$ 3, 50), para colar peças transparentes
- primer Colorgin 5300 uso geral ( R$ 15,00), para passar antes da pintura
- pincéis 2, 5, 8, 10, 12... (já tinha)
- godê de plástico bem fino (R$3,00) e forma para gelo (já tinha), para colocar as tintas
- álcool isopropílico, para diluir tintas acrílicas
- lixas de granulações mais finas e mais grossas (já tinha)
- alicate de unha (formato de alicate mesmo), para cortar as peças da árvore (já tinha) (serve?)
- tesoura pequena (já tinha), para cortar os decalques
- estiletes mais largos e mais finos (já tinha)
- pinça longa com ponta curva (R$ 9,00), que comprei em uma loja de material odontológico e pinça tipo sobrancelha (já tinha)
- esculpidor de dentista (R$ 2reais!) com uma extremidade mais larga e curva e outra, pontiaguda, que também comprei na loja de material odontológico
-conta-gotas
- fita crepe Aldebrás, 12mm (R$ 1, 50) e 18mm (R$3,50), com cola muito suave (pode substituir fita de mascaramento?)
- escova de dentes, 35, macia (já tinha), para lavar o kit, antes de começar a montar
- pedaços de pano e cotonetes
-Brilho Fácil incolor (R$ 6, 00), para dar polimento e antes (ou depois?) de colocar os decalques. (é isso mesmo?)
- Em relação às tintas, eu ainda tenho dúvidas (esmalte? aqua color? como saber se as cores são equivalentes nas diferentes marcas?). A respeito disso, eu abri um tópico na parte Técnicas, Tutoriais e Dúvidas- Pintura. Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Abs,
Arthur
Arthur, acho que, para começar, está bem legal. Mas você vai pintar no pincel, é isso?
Se for este o caso, pratique bastante em uma garrafa PET limpa e seca. Resista à tentação de tentar cobrir de uma vez a superfície. Dê várias demãos, diluindo o máximo possível a tinta, para não perder detalhes do Kit. Sugestão: vá no GT "Pendurados no Pincel" e veja os trabalhos postados lá. Aprenda as técnicas e veja os problemas que tiveram e como fizeram para contornar/solucionar.
Sugiro retirar o Primer da lata de Spray. Para fazer isso existe uma técnica, que é explicada aqui no Fórum. Se quiser aplicar do spray, também tem tutorial de como fazer isso, de modo a não deixar uma camada grossa no kit e, mais uma vez, perder detalhes da superfície.
Em relação ao material listado, no que se refere a fita para mascaramento, não conheço a marca citada. Um tipo de economia que você não deve fazer é tentar substituir a fita de mascaramento da Tamiya. É mais cara, mas ainda não inventaram coisa melhor. Quem já usou, diz que a Blue Tape da 3M chega bem perto… :thumbup:
No que se refere a tintas e cores, eu uso principalmente enamel (esmalte sintético) das marcas Revell, Humbrol, Testors e Modelmaster. Confesso que não me dei bem com as acrílicas da Acrilex. Sei que elas devem ser diluidas com limpa-vidros Vidrex. Tintas Tamiya Acrilicas ou Vallejo, se dão melhor com o diluente da própria marca. Mas, com relação às Tamiya, dizem que diluem até com cuspe… :lol:
Eu nunca tentei. Já diluí com a mesma aguarraz usada nas enamel e funcionou na boa. Mas uso aerógrafo.
O negócio é testar mesmo, na garrafa PET, e praticar.
Eu não começaria com um kit fodão como o Airbus que você comprou. Compraria uns kits baratinhos, 1/72, de 30 ou 40 reais, no máximo.
Quando juntasse uma graninha, e já tivesse dominado a pintura no pincel, compraria um conjunto aerógrafo+compressor. Suas montagens dariam um grande salto de qualidade no acabamento. :D
Sobre o processo dos decais: a sequência é brilho fácil-decais-brilho fácil de novo (para selar o kit). Se for avião comercial, com pintura brilhante, terminaria aí. Se for avião militar, camuflado ou não, a pintura é fosca ou semi-brilho e, neste caso, seria necessário aplicar um desses dois vernizes (a Acrilex tem verniz fosco, semibrilho e brilhante, de boa qualidade). Cuidado para mascarar antes as peças transparentes, se for aplicar verniz fosco. Senão o canopy fica fosco também… :chorando:
Sobre cores, tintas de marcas diferentes irão, de modo geral, apresentar a mesma com variações. não tem jeito.
Espero ter sido útil. Boa sorte e, qualquer dúvida, é só perguntar! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Arthur

Mensagem por Arthur »

Obrigado pelas dicas, Hartmann. Foram muito úteis, sim, e vou seguir. Só não dá mais para devolver o kit do A320 rsrsrs Ainda assim , eu pesquisei bastante antes de comprar e acho consegui um preço legal no kit, considerando que comprei aqui no Brasil.

abs,

Arthur
Hartmann
Super Membro

Mensagem por Hartmann »

Arthur escreveu:Obrigado pelas dicas, Hartmann. Foram muito úteis, sim, e vou seguir. Só não dá mais para devolver o kit do A320 rsrsrs Ainda assim , eu pesquisei bastante antes de comprar e acho consegui um preço legal no kit, considerando que comprei aqui no Brasil.

abs,

Arthur

Não disse para devolver.
Deve ser um kit legal. O que sugeri foi vc comprar outro kit, baratinho, como um caça da Segunda Guerra 1/72 de 30 ou 40 reais, para ir testando suas habilidades e deixar o do Airbus para mais adiante. :thumbup:
Editado pela última vez por Hartmann em 08 Dez 2013, 14:17, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Assino embaixo do que o Hartmann disse!

Além disto, as cores brilhantes são mais difíceis de se pegar o jeito no começo... as foscas tendem a ocultar melhor algumas pequenas falhas. E isto é bastante útil quando estamos iniciando no plastimodelismo para não perder a motivação.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Arthur

Mensagem por Arthur »

Vou seguir esta sua sugestão também, Hartmann. Mas tenho uma dúvida: como gosto mais da aviação civil, penso em utilizar um modelo civil em vez do militar. Pode funcionar também como um bom teste?

Obrigado também, Lessa. Como vou usar pincel acho que é melhor ter cuidado mesmo.

Arthur
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Mensagem por Lessa »

Arthur escreveu:Vou seguir esta sua sugestão também, Hartmann. Mas tenho uma dúvida: como gosto mais da aviação civil, penso em utilizar um modelo civil em vez do militar. Pode funcionar também como um bom teste?

Obrigado também, Lessa. Como vou usar pincel acho que é melhor ter cuidado mesmo.

Arthur
Sem dúvida, meu amigo. Se você fizer isto, vai se achar o pior plastimodelista do mundo... isto não é nada bom! :lol:
Eu também sou completamente apaixonado pela aviação civil. Talvez você possa achar um outro kit (embora a maioria seja jatos comerciais), no entanto, eles ainda mantém o aspecto brilhante.
Você não gosta de aeronaves da segunda guerra, mesmo as mais clássicas? :pensando: Temos ótimas opções no mercado e facílimas de se encontrar.
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
galvaofs
Membro
Nome: Fernando Galvão

Mensagem por galvaofs »

Concordo com o Lessa e o Hartmann, eu iniciei no plastimodelismo com um Kit de carros, o que gosto muito, porem as tintas são brilhantes o que ja me fez remove-las 2 vezes, ai o que fiz, guardei o kit por um tempo e comecei a montar militaria, 1/76 1/72, para pegar o jeito mesmo, ja estou indo para o terceiro e na minha humilde opinião, a cada um vou melhorando, o porque disso as tintas foscas são mais faceis para trabalhar e escondem mesmo besteiras que eu possa fazer na pintura.
Espero ter ajudado com a minha opinião

Boas montagens
Imagem ImagemImagem
philip
Conselheiro
Nome: Luiz Felipe Mattos

Mensagem por philip »

Arthur escreveu: -
-
Cara, quando ao Ecosolv, já usei, mas tive problemas com ele.
veja o tópico da pintura do meu F-5
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... 4&start=30

O ecosolv não é exatamente um solvente, mas sim um diluente, o que eu fiz foi fazer a pintura com tinta esmalte, na hora de passar o verniz também com esmalte, usei ecosolv para diluir, então ele reagiu com a camade de verde que eu tinha e com a camada de marrom que estava abaixo e deu aquilo que você está vendo na pintura.

ouvi falar que alguns plastimodelistas tiveram problemas também.

então mudei para Aguarrás mineral, essa aqui:
Imagem

Boa sorte em suas pinturas! :thumbup:
Hartmann
Super Membro

Mensagem por Hartmann »

philip escreveu:
Arthur escreveu: -
-
Cara, quando ao Ecosolv, já usei, mas tive problemas com ele.
veja o tópico da pintura do meu F-5
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.p ... 4&start=30

O ecosolv não é exatamente um solvente, mas sim um diluente, o que eu fiz foi fazer a pintura com tinta esmalte, na hora de passar o verniz também com esmalte, usei ecosolv para diluir, então ele reagiu com a camade de verde que eu tinha e com a camada de marrom que estava abaixo e deu aquilo que você está vendo na pintura.

ouvi falar que alguns plastimodelistas tiveram problemas também.

então mudei para Aguarrás mineral, essa aqui:
Imagem

Boa sorte em suas pinturas! :thumbup:
Na verdade, o solvente ideal para tintas enamel é a aguarraz mesmo.
Não é tão perigosa de respirar como o Thinner usado como solvente das automotivas Duco, mas o problema é que fede. Por isso, eu uso uma aguarraz da Luksnova, chamada Innovation, que é levemente perfumada com lavanda. :D
Apesar de eu dizer que não é tão perigosa de respirar, ao usar no aerógrafo, sempre coloco EPI. No caso, uma máscara para vapores orgânicos.

A minha é deste tipo:
Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “Dúvidas”