HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Ajuda com a primeira pintura

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Carlosp
Membro
Nome: Carlos Eduardo Passuello Lima
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com a primeira pintura

Mensagem por Carlosp »

Nathilds escreveu:Olá!!

Esses dias comprei meu primeiro modelo para montar, um F/A 18D Hornet, da Revell. Para uma iniciante até que a montagem ficou legal, tirando algumas melecas que fiz com a cola, mas então consegui estragá-lo com a pintura :( Ficou parecendo textura de parede!
Quais dicas vocês dão para que isso não ocorra novamente? Um pincel, tinta e/ou uma técnica diferente? Como posso pintar sem estragar o avião?
Enfim, quaisquer dicas para iniciante serão super bem vindas!
Obrigada e bom feriado a todos!

Foto da obra de arte:

Imagem
Olá Nath...como já devem ter dito á você...o ideal é diluir a tinta, ou afinar, seja ela a esmalte ou acrílica(atuamente uso acrílica e dá bons resultados)...a tinta esmalte dá um trampo maior pois dificilmente consegue remover...
Tente deixa-lá uniforme, não aguada mas bem diluida fica fácil para espalhar no pincel se ela estiver mais fina possível, dá uma boa cobertura...
No caso o primer também é uma boa solução, vc vai apenas "sujar" o avião com o primer(mas de maneira uniforme) e depois você pode usar as cores do avião mesmo...
...eu faço da seguinte maneira...se o kit é cinza, por exemplo, diluo branco com um pitequinho de preto mas deixo bem diluido mesmo, quase aguoso...e passo em todas as peças...isso funciona na falta de primer e por não ser tão grosso nada perde dos detalhes do kit...
espero ter ajudadO! :mrgreen:
Na Bancada:
Mig29 SMT 918 - Yemen - Revell 1/72
Grumman A-6E Intruder - Revell 1/72
M4 Bradley - Academy 1/35

Finalizados: Mig29 Fulcrum - Youguslávia - Hasegawa 1/72. - B17 -Flyng Fortress - Us navy - Hasegawa 1/72.
Carlosp
Membro
Nome: Carlos Eduardo Passuello Lima

Mensagem por Carlosp »

Nath ainda existe uma outra coisa que pode ajudar...eu pinto todas as peças ainda no Sprue(molde onde vem fixo as peças) por exemplo passando uma demão de tinta báse mais diluida em todas...no caso dos mísseis eu uso branco ou primer, porém um tantinho mais diluido com água ou cera líquida incolor(brilho fácil, BF, etc), lembre-se que a tinta acrílica normalmente vem muito encorpada.
Pinto separadamente peça por peça para ter uma uniformidade...eu já pintei depois de montado, mas sinto que isso dificulta nos detalhes, há quem faça o contrário!Vai de cada um...
Só há um detalhe...se for fazer uma camuflagem, terá que montar pelo menos o corpo e asas do avião, desenhar as manchas para facilitar a pintura...a gente fica triste pelas besteiras, mas elas são importantes para obter um bom desenpenho no próximo...se achar que vale a pena retirar a tinta(eu teria feito) vá em frente e se arrisque, senão...use como um boneco de testes...kkk...me faz falta um!
Abraço!
Na Bancada:
Mig29 SMT 918 - Yemen - Revell 1/72
Grumman A-6E Intruder - Revell 1/72
M4 Bradley - Academy 1/35

Finalizados: Mig29 Fulcrum - Youguslávia - Hasegawa 1/72. - B17 -Flyng Fortress - Us navy - Hasegawa 1/72.
ricardo_t2
Membro
Nome: Ricardo II

Mensagem por ricardo_t2 »

Poderia tentar o removedor da marca King.
Aplique em pequenas áreas, utilizando uma escova de dentes velha. Aguarde uns 30s, para que o removedor atue e basta escovar o modelo. A tinta tende a soltar como uma película. Se não utilizou primer, vai sair mais fácil ainda. No final lave bem o modelo com água e sabão, pois o removedor apresenta alguma ação no plástico, tendendo a deixa-lo esbranquiçado.
Imagem

Espero que estes videos ajudem:

Humbrol - How To Use - Flat Brushes

Andy X - Brush Painting Car Models - pt 1

Recomendo o canal do Youtube: Girl Paiting
http://www.youtube.com/user/GirlPainting
Editado pela última vez por ricardo_t2 em 26 Dez 2013, 22:31, em um total de 1 vez.
thiago_tomcather
Super Membro
Nome: Thiago de Oliveira Bernardino
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14A Tomcat Force One GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MIG 27 Flogger-D - Academy 1/72 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sikorsky CH-54 Skycrane - Revell - 1/72 (2012) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 Fishbed - Academy  - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mil-24D - Revell - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: A-6E Intruder - Tamiya - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VF-111 Sundowners" - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: EA-18G - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F-14A Tomcat "VF-1 Wolfpack" - Academy - 1/72

Mensagem por thiago_tomcather »

Olá Nath! Bem vinda! :thumbup:

No meu primeiro kit, resolvi pintar umas peças em tinta acrílica (eu não tinha as cores em esmalte, e não tinha diluente pra tinta acrílica, muito menos primer), aí o gênio aqui mandou tinta esmalte no aerógrafo e depois, pegou uma acílica da "Gato Preto" e mandou ver no pincel. Ficou centezas de vezes mais "grossa" e marcada a pintura do que o seu kit. Taquei as peças em álcool e deixei uma noite lá, resolveu! :thumbup:

Como o pessoal já explicou aí acima, o ideal seria colocar o modelo dentro de um diluente (não sei dizer o melhor pois não monto com tintas acrílicas) e deixar lá umas horas, e depois esfregar com uma escovinha de dentes, foi assim que eu removi tinta acrílica de um Intruder meu uma vez, mesmo com primer, saiu tudinho!

Boa sorte!

E vai postando suas montagens pra gente ver!

Abraço

:tchau:
Semper Fi.
Responder

Voltar para “Dúvidas”