Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Retirar tinta Acrilex

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

distraido
Membro
Nome: Diego Munhoz
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ghostbusters Ecto-1A - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-WING - Revell - Escala 1/112

Retirar tinta Acrilex

Mensagem por distraido »

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Eu estou com uma dúvida em relação à retirada de tinta de peças. No meu caso eu passei uma mão de Primer Acrilex antes e depois pintei com as tintas Acrilex também!

Tentei com álcool mas não está dando certo. Alguém sabe me dizer o que retira as tintas das peças?

Eu pensei em colocar as peças no thinner, mas como elas são bem pequeninas e fininhas estou com medo de estragar de algum jeito, por isso preferi perguntar aqui antes!

Brigadão!

Um abraço

Diego
Novato e empolgado!!!

Imagem
masm
Novato
Nome: Marco Antonio Silva Massière

Re: Retirar tinta Acrilex

Mensagem por masm »

Boas, Diego.

Tenta colocar de molho em água com sabão em pó. Geralmente funciona e também não estraga o kit.

MASM
distraido
Membro
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ghostbusters Ecto-1A - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-WING - Revell - Escala 1/112

Mensagem por distraido »

Brigadão pela dica Marco, tentarei fazer isso!!!!
Novato e empolgado!!!

Imagem
Darth_Tyranus
Membro
Nome: André Marcuzzo

Mensagem por Darth_Tyranus »

Pra remover tanta acrílica não tem nada melhor que soda caustica. Enche um recipiente com água, coloca um pouco de soda caustica e deixa as peças mergulhadas de um dia pro outro. Não precisa se preocupar que não agride o plástico. Tome cuidado ao manusear, use luvas e evite contato com a pele e os olhos.

O que torna sabão e pó bom pra retirar a tinta é o pouco de soda caustica que tem na composição do sabão em pó.

Como tu usou primer, a tinta adere melhor a superfície e será mais difícil de retirar. Será preciso, possivelmente, repetir o processo. Se caso não saia a tinta em algumas partes, pode-se usar acetona, mas tome cuidado, use pouco porque agride o plástico.
Pausa para melhorar bancada.
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 51 vezes

Mensagem por NightRider »

A tinta acrilica da Acrilex, se não tiver sido envernizada - e no seu caso acredito que não tenha sido - é facílima de tirar: deixe de molho em água e sabão. O que não sair de imediato, você pode retirar usando uma escova de dentes velha. A indicação do Darth Tyranus é válida para situações mais "graves", o que acredito não seja o caso. Um abraço !
distraido
Membro
Contato:

Troféus:

Mensagem por distraido »

Consegui tirar a tinta com a dica do sabão em pó, deu certo, saiu rapidinho, nem precisei deixar do dia pro outro, estava ansioso pra pintar as partes, ontem mesmo consegui... ficou umas horinhas de molho e já saiu...

Brigadão pela ajuda!!!
Novato e empolgado!!!

Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”