Master-Model

Próximos Eventos Programados:

O que estou montando? Compressor de ar!!

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Roland
Super Membro
Nome: Vinicius Roland
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes
Contato:

O que estou montando? Compressor de ar!!

Mensagem por Roland »

Amigos, conhecidos ou nem tanto, quero expressar minha gratidão pelo acompanhamento de vcs no que se refere à minha saga relacionada à montagem de compressores.
Aos que não criticaram, por favor, deem palpite, isto ajuda no aprendizado.
Houve quem jogou areia e, das grossas, nas minhas montagens... isto só serviu como incentivo, aprendi mais ainda, melhorei mais ainda, obrigado!!
Não é fácil manter o hobby, o trabalho, a família, o lazer e outras coisas mais que a gente sempre inventa.
Mas precisamos organizar as prioridades. Pelo menos a gente tenta.

Desta vez, aproveitando a necessidade de um colega, aqui do PlastiBrasil, vou postar a montagem de um compressor de ar indicado a modelista, como a maioria aqui neste forum se consagra.

De um ou dois anos para cá aprendi e continuo a aprender.
Tive problemas que hoje não o são mais. Me enrolei com uma benedita válvula de alívio do pressostato Margirius (fabricante de pressostato) ao usar motor de geladeira em meus compressores. Deixei de usar esta válvula até agora e por causa de um problema encontrado e de um artista necessitando de um compressor, resolvi encarar o problema de frente e, agora, se a Margirius quiser, eu vou lá dar uma aula sobre como fazer um pressostato em que a válvula de alívio funcione com qualquer motor!!

Este momento é de apresentação. Tenho 2 reservatórios, R22, que pretendo fazer deles apenas 1 compressor e outro reservatório, extintor de incêndio e dele farei um outro compressor, tipo bem grandinho, pelo menos na altura.
Como a necessidade de meu amigo PlastiBrasil é "X", farei o extintor de incêndio primeiramente. Se ele aceitar esta opção, beleza... se não aceitar, azar dele!!

Aviso antecipadamente que o que verão ao final da montagem não existe à venda... pelo menos por enquanto.
Depois do que eu postar, ficará fácil alguém fazer igual e dizer o que bem quiser.

Obrigado.
:thumbup:

Vinicius Roland
Editado pela última vez por Roland em 17 Fev 2014, 21:11, em um total de 1 vez.
Sandro
Novato
Nome: Sandro Iriam di Salvi
Curtiram: 0

Re: O que estou montando? Compressor de ar!!

Mensagem por Sandro »

Legal !!!! Vou acompanhar atentamente. Eu cheguei a montar um compressor com motor de geladeira e reservatório feito de extintor de incêndio também. Funciona, mas ainda está sem suporte e para mudar ele de lugar é um tormento :mrgreen: e ainda tem que ficar virando o extintor para decantar a água :mrgreen: :mrgreen:
Não consegui fazer a válvula de alívio do pressotato funcionar, quem sabe agora com alguma dica sua pelo menos isso eu resolva :mrgreen:
Roland
Super Membro
Contato:

Mensagem por Roland »

Sandro

Ficarás pasmo após eu explicar como resolver o problema da válvula de alívio!!
O plastimodelismo tem participação na solução deste problema, separe um pedacinho, um centímetro de comprimento, de plastico da árvore de algum kit, um pedacinho meio que grosso, fino não serve. Mais adiante te passo a dimensão correta.

Hoje peguei o extintor, lavei o interior, limpei a parte do gatilho e passagem de ar. Verifiquei as passagens de ar para o manômetro e saída de ar para o filtro regulador de ar.

Apliquei líquido conversor de ferrugem, como preventivo da corrosão, no interior do reservatório.
Fiz um furo com 5 mm e, a seguir, trocando a medida da broca, fiz no mesmo furo o alargamento para 12 mm de diâmetro na parte mais baixa do extintor. Retirei o máximo de limalha de ferro, resultante da furadeira.
Olhei o interior, analisando o estado geral.
Estando bom, a coisa segue.

Próximo passo, soldar um "niple" RR 1/4" neste furo.

Vinicius Roland
Yamamoto
Super Membro
Nome: Lucas

Mensagem por Yamamoto »

Como sou muito curioso eu vou acompanhar com certeza! :mrgreen: :thumbup:
Roland
Super Membro
Contato:

Mensagem por Roland »

Yamamoto

Garanto que vc vai gostar, também.
Obrigado pela presença.
Yamamoto
Super Membro
Nome: Lucas

Mensagem por Yamamoto »

Roland escreveu:Yamamoto

Garanto que vc vai gostar, também.
Obrigado pela presença.
:saudacao: :saudacao: :thumbup: :thumbup:
Roland
Super Membro
Contato:

Mensagem por Roland »

Furo 12 mm na base da garrafa:

Imagem

Posicionamento do niple:

Imagem

O niple 1/4" deverá ser inserido no furo conforme demonstrado no desenho:

Imagem

Antes de fazer a soldagem do niple ao fundo da garrafa, este niple deverá ser cortado em "cruz" 90º, fazendo um pequenino corte no inicio da rosca, 1,5 mm já é suficiente para a finalidade desejada. Observe a imagem e perceba que o niple não será rosqueado totalmente, apenas o suficiente para que o rasgo, o corte em cruz, fique para dentro da garrafa + a espessura do metal.

Imagem

Imagem

O niple no fundo da garrafa destina-se à colocação de uma válvula, sendo esta conhecida a partir de agora como VÁLVULA DRENO.
Um outro furo 12 mm será feito na lateral da garrafa, sendo nele soldado outro niple 1/4", desta vez rosqueado até o "talo", se for possível, recebendo após isto, a solda. Este niple será destinado à entrada de ar no reservatório.

Para que tenham ideia do tamanho da garrafa:

Imagem

A saída pequena do gatilho será destinada ao manômetro de conteúdo, apenas ele será conectado nesta saída!!

Imagem

O gatilho terá funcionalidade prática ao final da construção. Será usada a trava original ou algo semelhante. Ele travado é operacional; ele sem a trava, não permitirá saída de ar para o filtro regulador. Nesta posição, destravado, vc pode fazer, por exemplo, a troca do filtro regulador sem susto, o ar ta preso!!

Imagem

Imagem

Boa noite!!
:saudacao: :saudacao:

Vinicius Roland
Dougvoador
Super Membro
Nome: Douglas Torres de andrade
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35

GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.

Mensagem por Dougvoador »

Meu amigo, parabéns pela aula, muito bem explicado e ilustrado, isso sim e uma boa aula, informações que até quem nunca apertou um parafuso na vida consegue entender.

Plastiabraço amigo Roland.
Roland
Super Membro
Contato:

Mensagem por Roland »

Um bom dia a este minerin.
Tua simpática presença nesta montagem é muito bem vinda.
Obrigado.
:thumbup: :thumbup:

Vinicius Roland
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

acompanhando por aqui :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”