Próximos Eventos Programados:
Como remover a cola de um kit?
Moderador: Moderadores Tecnicas
- Radioatividade
- Novato
- Nome: Ana Carolina Garcia Botelho
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Como remover a cola de um kit?
Olá pessoal tudo bem?
Ando sumida aqui no fórum por causa dos estudos.
Eu tenho uma dúvida bem simples de nível novato: Como eu posso retirar a cola de um kit montado? Estou no processo de restauração do kit AMT/ERTL Galaxy-class quero tirar totalmente a cola, deixando ela desmontada, fluído de freio tira?
Grata.
Eu tenho uma dúvida bem simples de nível novato: Como eu posso retirar a cola de um kit montado? Estou no processo de restauração do kit AMT/ERTL Galaxy-class quero tirar totalmente a cola, deixando ela desmontada, fluído de freio tira?
Grata.
- Lessa
- Super Membro
- Nome: Fabio Lessa
-
Contato:
- Troféus:
Re: Como remover a cola de um kit?
Boa pergunta... eu já até simpatia para isto, mas nada funcionou. O que faz sentido, pois a cola derrete o plástico e une as partes por fusão. Assim, elas se tornam uma peça só.
É mesmo necessário descolar?
É mesmo necessário descolar?
- Radioatividade
- Novato
- Nome: Ana Carolina Garcia Botelho
- Marushio
- Super Membro
- Nome: Marushio Desu
- Curtiram: 1 vez
-
Contato:
- Troféus:
- Hartmann
- Super Membro
- Nome: Alexandre Fontoura
Fluido de freio só descola o que for colado com cianoacrilato (Superbonder e similares). Mas essa é uma cola que não deve ser usada nas montagens de kits, mas somente para colar peças em P.E. (Photo-Etched Parts ou peças em fotogravura), pois com o tempo as peças coladas ficam quebradiças nas junções. Também não se deve colar partes transparentes ou colar pesos de chumbo com cianoacrilato, pois essa cola libera vapores que mancham os acrílicos transparentes e reagem com o chumbo, amolecendo o plástico e o deformando.Radioatividade escreveu:Olá pessoal tudo bem?
Grata.
Para colar as peças do kit, somente a cola apropriada ou então as alternativas, como JET (Acrílico auto polimerizante) ou Cloreto de Metileno, que fundem as peças, ao reagir com o estireno.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
- acidburner
- Membro
- Nome: Gabriel Pavlov
Eu consegui descolar colocando o kit no freezer e deixando lá por 1 dia... funcionou... confesso que algumas peças eu tive que forçar um pouco para descolar, mas funciona...
- Marushio
- Super Membro
- Nome: Marushio Desu
-
Contato:
- Troféus:
Interessante!acidburner escreveu:Eu consegui descolar colocando o kit no freezer e deixando lá por 1 dia... funcionou... confesso que algumas peças eu tive que forçar um pouco para descolar, mas funciona...
Mas é nas áreas fundidas?
- BVila
- Super Membro
- Nome: Bruno Vila
Certa vez, deixei um kit de molho na água com sabão em pó por mais de uma semana. Quando me lembrei dele...
...além da tinta as peças também tinham se soltado e as não se soltaram no enxague se descolaram ao menor toque.
Não seu se tem fundamento, mas vale tentar...se não descolar pelo menos vai ficar limpinha...

Não seu se tem fundamento, mas vale tentar...se não descolar pelo menos vai ficar limpinha...

- acidburner
- Membro
- Nome: Gabriel Pavlov
Marushio escreveu:Interessante!acidburner escreveu:Eu consegui descolar colocando o kit no freezer e deixando lá por 1 dia... funcionou... confesso que algumas peças eu tive que forçar um pouco para descolar, mas funciona...
Mas é nas áreas fundidas?
Olá Marushio,
sim, inclusive nas partes fundidas... dá uma olhada na montagem do meu MiG-15 (o link tá na assinatura), foi uma "montagem reforma", eu tinha começado o kit, mas não gostei de como tinha ficado e descolei... lá dá até pra ver as fotos do processo... qualquer coisa é só falar que se eu puder ajudar estou a disposição!
abraços,
-
- Membro
- Nome: Giancarlo Valente