SemperFi

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Mitsubishi A6M3 Zero (Hamp)- Tamiya - 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Gui Monteiro
Membro
Nome: Guilherme N. Monteiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Mitsubishi A6M3 Zero (Hamp)- Tamiya - 1/48

Mensagem por Gui Monteiro »

Boa noite pessoal, mais um zero para nosso esquadrão, com certeza a responsabilidade aumenta estando no meio de tantos Ases do plastico... :thumbup:

Vamos a diversão.

O kit escolhido foi o Mitsubishi A6M3 Zero (Hamp)- Tamiya na escala 1/48, um pouco da historia:

O Mitsubishi A6M Zero foi o principal caça da marinha japonesa durante toda a Segunda Guerra Mundial.

Ganhou reputação de invencível no início da participação nipônica no conflito, com poder de manobra, alcance e razão de subida inigualáveis por qualquer caça ocidental, tanto de terra quanto embarcado. Foi também o avião usado tanto por Hiroyoshi Nishizawa o maior piloto japonês desta guerra; quanto por Saburo Sakai, o maior ás japonês que sobreviveu ao conflito.

Tinha um defeito fundamental: para que pudesse ter a leveza e o poder de manobra que tinha, era privado de blindagem em relação à cabine do piloto e ao tanque de combustível, o que a exemplo de outros aviões de guerra japoneses do início do conflito, o tornava extremamente vulnerável ao fogo inimigo. Vulnerabilidade esta, típica desses vários modelos de aviões de combate japoneses, responsável pela morte de muitos tripulantes que ao longo do conflito fizeram falta pela sua quantidade e experiência em momentos críticos para o Japão.

Embora insuperável no combate individual, os aliados ainda em 1942 desenvolveram táticas de combate aéreo em grupo que cedo começaram a anular tal vantagem. E logo que modelos aliados equivalentes ou mais aperfeiçoados começaram a entrar em serviço ao final de 1943, foi superado, sendo porém mantido como principal caça nipônico na linha de frente por falta de uma política industrial que produzisse em grande escala algum de seus substitutos que já estavam disponiveís em meados de 1944, como entre outros o Kawanishi N1K ou Shiden (também apelidado pelos pilotos ocidentais de ``George´´). O Zero foi muito famoso também por ter sido o principal avião utilizado pelos Kamikazes, sendo considerado ainda hoje uma obra incrível de engenharia que marcou o início da tecnologia de alta precisão japonesa. Criado por Jiro Horikoshi.2 3

A sigla significa:

A = Combatente
6 = 6º Modelo
M = Mitsubishi
----------------------------------------------------
Vamos ao kit.

Box art

Imagem

Manual bem legal, aqui já comecei a perceber a diferença pro kit da Revell que havia montado, um abismo de qualidade.

Imagem

Imagem

Sprues

Imagem

Não tenho ainda muita experiencia com kits, mas achei muito bom, relevos bem feitos e mais peças para montar. Algumas possibilidades de scrach vem no manual, bacana.

Mãos a obra:

Comecei com o cockpit, furação do acento:

Imagem

Como ainda não comprei o conjunto de furação com as brocas foi na agulha do x-acto mesmo:

Imagem

Continua...
Na bancada: nada....
Na espera para montar: nada tbém....

Pia da cozinha: chapada de coisa...
Gui Monteiro
Membro
Contato:

Re: Mitsubishi A6M3 Zero (Hamp)- Tamiya - 1/48

Depois de uma lixada pra dar um acabamento resolvi já pintar o cockpit, nesse dia ainda não tinha comprado o aerografo e tentei fazer a mistura com acrilex acrilica, não ficou boa a cor, a pintura até que ficou, mas depois do aerografo vou refazer tudo. Alguem sabe como tirar a tinta acrilica do plastico?

Imagem

Cor mais próxima que consegui chegar, não gostei e vou tirar.

Imagem

Como a cor era a mesma resolvi pintar a parte interna tbem, resultado no pincel... será td refeito.

Imagem

Estou me acertando com o aerografo e esse fds continuo a pintura... uma ajuda, depois de usar o aerografo e limpar, apenas com agua consigo limpar o interior dele??? (encho o potinho e aperto até acabar a agua).

ajcmac
Super Membro
Nome: António Machado

Mensagem por ajcmac »

Gui Monteiro escreveu:Depois de uma lixada pra dar um acabamento resolvi já pintar o cockpit, nesse dia ainda não tinha comprado o aerografo e tentei fazer a mistura com acrilex acrilica, não ficou boa a cor, a pintura até que ficou, mas depois do aerografo vou refazer tudo. Alguem sabe como tirar a tinta acrilica do plastico?

Imagem

Cor mais próxima que consegui chegar, não gostei e vou tirar.

Imagem

Como a cor era a mesma resolvi pintar a parte interna tbem, resultado no pincel... será td refeito.

Imagem

Estou me acertando com o aerografo e esse fds continuo a pintura... uma ajuda, depois de usar o aerografo e limpar, apenas com agua consigo limpar o interior dele??? (encho o potinho e aperto até acabar a agua).
Gui

Pode limpar as peças com Álcool Etílico 96º. Basta praticamente um ligeira passagem que a tinta começa a sair. Para o aérografo procedo da mesma maneira. Para o aerografo também o limpo com o álcool.

Um abraço

ajcmac
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Que tinta está usando?
Se for acrilex pode ser usado Vidrex Azul se for Tamiya Álcool Isopropílico.

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Gui Monteiro
Membro
Contato:

galttar escreveu:Que tinta está usando?
Se for acrilex pode ser usado Vidrex Azul se for Tamiya Álcool Isopropílico.

Fala Galtar, eu havia comprado um set de acrilex tipo pasta de dente, mas to vendo que só da pra usar no pincel, no aerografo não consigo dar o ponto nela... no aerografo estou usando humbrol e tamiya acrilicas, muito boas... acabando de pintar então posso encher de alcool isopropilico o potinho e borrifar tudo? O alcool não resseca as borrachas dele Galtar?

Pra diluir a tinta estou usando 50% vidrex azul e 50% alcool isopropiloco, sensacional... fica perfeita a camada de tinta.

Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Para a limpeza, coloco um pouco de Isopropílico no copo e o limpo com pincel. Com cotonete embebido limpo o bico puxando a agulha toda. Depois borrifo, coloco mais um pouco e borrifo novamente.

Uma vez por mês eu desmonto para limpar.

Gui Monteiro
Membro
Contato:

galttar escreveu:Para a limpeza, coloco um pouco de Isopropílico no copo e o limpo com pincel. Com cotonete embebido limpo o bico puxando a agulha toda. Depois borrifo, coloco mais um pouco e borrifo novamente.

Uma vez por mês eu desmonto para limpar.

Em relação ao o-rings de borracha que tanto li na net, só thinner que detona eles?

Nerum
Super Membro
Nome: Nerum Mortagua
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Nerum »

Chegando para acompanhar ... :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Yamamoto
Super Membro
Nome: Lucas

Mensagem por Yamamoto »

Acompanhando! :thumbup: :bala:
Gui Monteiro
Membro
Contato:

Pessoal, duas duvidas sobre aerografo:

1 - Imagine que fizemos a tinta e colocamos no aerografo, só que na hora de sair ela entope o aerografo, posso diluir um pouco mais ali mesmo no potinho ou é melhor tirar a tinta e limpar o aerografo pra depois pintar novamente??
2 - O que fazer com a tinta diluída que sobra?? Da pra guardar? Ainda to apanhando na qtde de tinta e ta sobrando um monte as vezes.

:thumbup:

Responder

Voltar para “Aviação”