Próximos Eventos Programados:
[Concluído] Camaro Z/28 1969 - A reconstrução (Concluído 21/07/2014)
Moderador: Moderadores GT
- silasaria
- Super Membro
- Nome: Silas Renato Silva
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Re: Camaro Z/28 1969 - A reconstrução
Fala Night!
Uma pena mesmo ter dado zica, mas tudo bem, pois assim vou melhorar algumas partes da carroceria que apresentaram defeitinhos após a pintura.
Um detalhe, não é verde, mas sim um azul bem clarinho . . . rsrs . . . meio esverdeado . . . rsrsrs
Sobre a pasta de dente, ela vem após todo o processo de lixamento no primer, é apenas um arremate final para alisar ainda mais a carroceria para a pintura . . . ajuda bastante!
Valeu!
Uma pena mesmo ter dado zica, mas tudo bem, pois assim vou melhorar algumas partes da carroceria que apresentaram defeitinhos após a pintura.
Um detalhe, não é verde, mas sim um azul bem clarinho . . . rsrs . . . meio esverdeado . . . rsrsrs
Sobre a pasta de dente, ela vem após todo o processo de lixamento no primer, é apenas um arremate final para alisar ainda mais a carroceria para a pintura . . . ajuda bastante!
Valeu!
Abraços!
Silas
Silas
- Henricão
- Super Membro
- Nome: Henrique Afonso Rodrigues
- Agradeceu: 1 vez
- Curtiram: 53 vezes
Que legal, Silas.
Na minha opinião não fugiu muito da cor antiga,
Então...prá mim está filé,
Manda brasa por aí.
Abraço.

Na minha opinião não fugiu muito da cor antiga,

Então...prá mim está filé,

Manda brasa por aí.
Abraço.

- silasaria
- Super Membro
Fala Henricão!
Valeu pela visita!
Vamos ver como vai ficar a mistura clássica com alguns pontos agressivos.
Valeu pela visita!
Vamos ver como vai ficar a mistura clássica com alguns pontos agressivos.
Abraços!
Silas
Silas
- silasaria
- Super Membro
Fala Pessoal!
Como havia dito, ocorreu uma zica quando fui aplicar o verniz, então vou recomeçar tudo. A boa notícia, é que assim posso acertar alguns errinhos que tinham na pintura anterior, aprofundar os baixos relevos para facilitar a aplicação do wash e praticar mais.
Para remover a tinta, o método que acho mais simples é usar removedor à base de acetona. Este ai da foto:

03 por silasaria, no Flickr
Mergulho o carro de um lado e deixo por uns dois minutos e viro, e começo a passar uma escova de dentes para retirar os resíduos da tinta:

01 por silasaria, no Flickr

02 por silasaria, no Flickr
Atenção!!!! Você plastimodelista que usa esmalte nas unhas (que não é o meu caso), deve tomar cuidado nesta parte do processo, pois pode haver danos a pintura de suas unhas . . . rsrsrsrsrs
Aproveitando que estava com a mão na massa, eu havia iniciado um Belair 57, mas interrompi a montagem para fazer este Camaro, mas como fui aproveitar o verniz e apliquei nele também, sobrou a zica e então tive que retirar a tinta dele também . . . olha ele no banho:

05 por silasaria, no Flickr
E depois de deixar secar a acetona, passar uma água para lavar. Eis o resultado:

06 por silasaria, no Flickr
Este processo todo deve ter durado de 15 a 20 minutos . . . é bem rápido!!!
Ontem mesmo já mexi bastante na carroceria de ambos, e hoje devo aplicar a primeira demão de primer e começar a sessão lixa.
Valeu por acompanharem!!!
Como havia dito, ocorreu uma zica quando fui aplicar o verniz, então vou recomeçar tudo. A boa notícia, é que assim posso acertar alguns errinhos que tinham na pintura anterior, aprofundar os baixos relevos para facilitar a aplicação do wash e praticar mais.
Para remover a tinta, o método que acho mais simples é usar removedor à base de acetona. Este ai da foto:

Mergulho o carro de um lado e deixo por uns dois minutos e viro, e começo a passar uma escova de dentes para retirar os resíduos da tinta:

Atenção!!!! Você plastimodelista que usa esmalte nas unhas (que não é o meu caso), deve tomar cuidado nesta parte do processo, pois pode haver danos a pintura de suas unhas . . . rsrsrsrsrs
Aproveitando que estava com a mão na massa, eu havia iniciado um Belair 57, mas interrompi a montagem para fazer este Camaro, mas como fui aproveitar o verniz e apliquei nele também, sobrou a zica e então tive que retirar a tinta dele também . . . olha ele no banho:

E depois de deixar secar a acetona, passar uma água para lavar. Eis o resultado:

Este processo todo deve ter durado de 15 a 20 minutos . . . é bem rápido!!!
Ontem mesmo já mexi bastante na carroceria de ambos, e hoje devo aplicar a primeira demão de primer e começar a sessão lixa.
Valeu por acompanharem!!!
Abraços!
Silas
Silas
- silasaria
- Super Membro
Re: Camaro Z/28 1969 - A reconstrução (Atualizado 07/05/2014
Fala Pessoal,
Mais uma pequena atualização, desta vez consegui colocar uma atualização antes mesmo de comentarem a anterior . . . rsrsrs . . . 3estou animado!
Ontem lixei a carroceria a seco e mandei o primer:

Após o lixamento encontrei alguns pequenos defeitos e passei uma massa para corrigir e tome mais lixa!!

E agora já está pronto para a próxima demão de primer. Serão no mínimo 3 demãos:

04 por silasaria, no Flickr
A lixa que uso é uma esponja abrasiva, que é excelente, pois ela se molda as curvas do modelo. Isso pode ser adquirido em lojas de tintas automotivas:

Uma observação interessante. Meu pai trabalhou durante 30 anos na empresa que fabrica esta esponja!!!
Olha uma foto do trio de ferro . . . quer dizer . . . trio de plástico que estou trabalhando. Todo o processo de primer, lixa, massa, lixa fiz também no Bel Air:

E ontem também comecei a mexer no assoalho / chassis. O que quero mostrar foi a ideia que tive para revestir os dutos de linhas de freio e combustível, usando cola tenaz e papel alumínio. Vejam este vídeo de um modelista brasileiro chamado Tulio esplicando a técnica. https://www.youtube.com/watch?v=u272UnjzpcU Acho que com o envelhecimento que sempre faço nesta área do modelo, vai ficar legal. O que você acham? Por enquanto fiz apenas de um lado:

07 por silasaria, no Flickr
Por hora é isso!
Valeu pessoal.
Críticas, sugestões, deboches, etc são bem vindos!
Mais uma pequena atualização, desta vez consegui colocar uma atualização antes mesmo de comentarem a anterior . . . rsrsrs . . . 3estou animado!
Ontem lixei a carroceria a seco e mandei o primer:

Após o lixamento encontrei alguns pequenos defeitos e passei uma massa para corrigir e tome mais lixa!!

E agora já está pronto para a próxima demão de primer. Serão no mínimo 3 demãos:

04 por silasaria, no Flickr
A lixa que uso é uma esponja abrasiva, que é excelente, pois ela se molda as curvas do modelo. Isso pode ser adquirido em lojas de tintas automotivas:

Uma observação interessante. Meu pai trabalhou durante 30 anos na empresa que fabrica esta esponja!!!
Olha uma foto do trio de ferro . . . quer dizer . . . trio de plástico que estou trabalhando. Todo o processo de primer, lixa, massa, lixa fiz também no Bel Air:

E ontem também comecei a mexer no assoalho / chassis. O que quero mostrar foi a ideia que tive para revestir os dutos de linhas de freio e combustível, usando cola tenaz e papel alumínio. Vejam este vídeo de um modelista brasileiro chamado Tulio esplicando a técnica. https://www.youtube.com/watch?v=u272UnjzpcU Acho que com o envelhecimento que sempre faço nesta área do modelo, vai ficar legal. O que você acham? Por enquanto fiz apenas de um lado:

07 por silasaria, no Flickr
Por hora é isso!
Valeu pessoal.
Críticas, sugestões, deboches, etc são bem vindos!
Abraços!
Silas
Silas
- lucas_pls
- Membro
- Nome: Lucas Paulo Leite da Silva
Re: Camaro Z/28 1969 - A reconstrução (Atualizado 08/05/2014
E ai Silas ... blz ???
Agora q to vendo seu post, correria esses dias .... vi que vc ja pintou e repintou ...
Trabalhera boa essa sua ....
Esse video com a tecnica do papel aluminio, seria tipo baremetal..... só q bem mais barato .... vou testar.... bem interessante.... vc ja fez ?? como é a fixação ??? pode mandar o verniz por cima tb né ????
Outra coisa... como vc fez pra desmontar ?? Tipo eu tenho um kit q fiz faz um tempinho, na epoca nao tinha aerografo... queria reformar ele, fazer a pintura denovo.. mas ta colado...essa cola de plastimodelismo funde os plasticos.... to com medo de quebrar.... como faço pra desmontar ele sem q estrague muito ??? uma coisinha ou outra sempre tem né.... mas danos pequenos !!!!
Continue com sua reconstrução ai que ta indo bem ...
Abraço
Agora q to vendo seu post, correria esses dias .... vi que vc ja pintou e repintou ...

Trabalhera boa essa sua ....

Esse video com a tecnica do papel aluminio, seria tipo baremetal..... só q bem mais barato .... vou testar.... bem interessante.... vc ja fez ?? como é a fixação ??? pode mandar o verniz por cima tb né ????
Outra coisa... como vc fez pra desmontar ?? Tipo eu tenho um kit q fiz faz um tempinho, na epoca nao tinha aerografo... queria reformar ele, fazer a pintura denovo.. mas ta colado...essa cola de plastimodelismo funde os plasticos.... to com medo de quebrar.... como faço pra desmontar ele sem q estrague muito ??? uma coisinha ou outra sempre tem né.... mas danos pequenos !!!!
Abraço
- silasaria
- Super Membro
Fala Lucas!lucas_pls escreveu:E ai Silas ... blz ???
Agora q to vendo seu post, correria esses dias .... vi que vc ja pintou e repintou ...![]()
![]()
![]()
Trabalhera boa essa sua ....![]()
Abraço
Então . . . a técnica para desmontar o modelo é a seguinte:
1- coloque o modelo em uma caixa de acrílico para exposição;
2- não o prenda com nada na base do expositor;
3- abra a tampa do expositor;
4- passe a base do expositor com o modelo sem estar preso para a mão de seu tio;
5- não o avise sobre o fato do modelo estar solto;
6- ele vai derrubar o modelo o chão;
7- é só recolher os pedaços espalhados pelo chão e pronto!
rsrsrsrs
Na verdade eu não desmontei . . . foi um acidente que o modelo teve e ele se espatifou no chão . . . rsrsrs . . . então resolve remontá-lo pois estou participando de um grupo de montagens em outro forum que participo também, além de ter gostado muito de montar este kit e acho que ele merece um a segunda chance.
Sobre a técnica é exatamente para substituir o bare metal . . . ainda fiz poucos testes, mas já vi que a técnica é muito boa para linhas retas, mas para algumas curvas não . . . mas acho que com a prática isso melhore.
O que pretendo fazer é usar os dois, partes mais difíceis uso o bare e partes mais retas o papel de alumínio.
Creio que não haja nenhum problema usar o verniz, embora pelo vídeo ele já estava na última etapa da montagem, pois o modelo já estava com as transparências, motor, etc.
Valeu por acompanhar!!!
Abraços!
Silas
Silas
- NightRider
- Conselheiro
- Nome: Luis
- Agradeceu: 1 vez
- Curtiram: 51 vezes
Silas, para mim pareceu ser verde, talvez seja aquele famoso efeitp de que a cor pode variar segundo o ajuste do monitor. De qualquer forma, sendo verde ou azul, essa é cor é bem bacana, conforme disse antes.
Sobre usar acetona para a remoção de verniz e/ou pintura,é um método eficiente, sendo o segredo não deixar o modelo muito tempo no banho, pois a acetona resseca o plástico e o torna quebradiço. Quanto a lavar, um detalhe é deixar a acetona evaporar naturalmente e só depois lavar, para evitar reações que danifiquem o plástico (se não me falha a memória, ele fica quebradiço, da mesma forma que se ficar muito tempo de molho).
Quanto a espuma abrasiva, ainda não consegui encontrar por perto. Já ouvi falar muito bem dela e com certeza para as quinas e outras partes mais "sensíveis" ela é muito mais prática. O custo dela é muito superior ao da lixa tradicional ?
Quanto ao uso de papel alumínio e cola branca, eu havia visto o vídeo no outro forum e o resultado conseguido é realmente muito bom. Eu ainda não testei, mas te confesso que apanho muito com baremetal, então acho que vou apanhar mais um pouco, mas talvez com a prática isso melhore. Para linhas retas, fitas do tipo "skintape", usadas em tunning até funcionam, mas onde há curvas fica bem complicado.
E a oficina não para, heim ? Montando diversos modelos de épocas diferentes, isso é bem bacana, dá diversidade para a coleção. Ainda não vi você montar nenhum carro de competição. Já pensou nisso ?
Quanto a técnica de desmontagem, muito eficiente a sua (
) e o que é pior, acho que sou candidato a fazer uso dela pois meus modelos se encontram nessa mesma situação no expositor. Ainda bem que nenhum tio ainda me pediu para ver algum modelo de perto...
Um abraço !
Sobre usar acetona para a remoção de verniz e/ou pintura,é um método eficiente, sendo o segredo não deixar o modelo muito tempo no banho, pois a acetona resseca o plástico e o torna quebradiço. Quanto a lavar, um detalhe é deixar a acetona evaporar naturalmente e só depois lavar, para evitar reações que danifiquem o plástico (se não me falha a memória, ele fica quebradiço, da mesma forma que se ficar muito tempo de molho).
Quanto a espuma abrasiva, ainda não consegui encontrar por perto. Já ouvi falar muito bem dela e com certeza para as quinas e outras partes mais "sensíveis" ela é muito mais prática. O custo dela é muito superior ao da lixa tradicional ?
Quanto ao uso de papel alumínio e cola branca, eu havia visto o vídeo no outro forum e o resultado conseguido é realmente muito bom. Eu ainda não testei, mas te confesso que apanho muito com baremetal, então acho que vou apanhar mais um pouco, mas talvez com a prática isso melhore. Para linhas retas, fitas do tipo "skintape", usadas em tunning até funcionam, mas onde há curvas fica bem complicado.
E a oficina não para, heim ? Montando diversos modelos de épocas diferentes, isso é bem bacana, dá diversidade para a coleção. Ainda não vi você montar nenhum carro de competição. Já pensou nisso ?
Quanto a técnica de desmontagem, muito eficiente a sua (

Um abraço !
- SimonBelmont
- Membro
- Nome: Carlos Augusto Lins Reis
Poxa Silas, eu gostei, e muito do "verde azulado" ou "azul esverdeado"... aliás, consultando aqui meu guia de pinturas (Gran Turismo 6) essa (Ou quase essa) é uma das cores que esse Camaro usava e tem tudo a ver com essa época, quando as ruas tinham vida e não era só preto, cinza e branco como hoje
Manda bala ai que ta show!

Manda bala ai que ta show!
- silasaria
- Super Membro
NightRider escreveu:Silas, para mim pareceu ser verde, talvez seja aquele famoso efeitp de que a cor pode variar segundo o ajuste do monitor. De qualquer forma, sendo verde ou azul, essa é cor é bem bacana, conforme disse antes.
Quanto a técnica de desmontagem, muito eficiente a sua () e o que é pior, acho que sou candidato a fazer uso dela pois meus modelos se encontram nessa mesma situação no expositor. Ainda bem que nenhum tio ainda me pediu para ver algum modelo de perto...
Um abraço !
Fala Night!
São tantos assuntos . . . rsrsrs
Sobre a espuma abrasiva. Eu consegui comprar esta em uma loja de tinta que fica ao lado da estação Carandirú do metro. Se não me falha a memória o nome da loja é Diamante Tintas.Vale a pena ir até a comprar!!!
Sobre montar carros de competição, ainda não me atrevi. Tenho um F1 Ferrari de 2005 na escala 1/24, mas ainda não tive a vontade de montar . . por enquanto gosto mais dos modelos de rua.
Sobre a técnica do papel aluminio, quero praticar bastante, pois vale a pena, pois é muito mais barato! Recebi uma sugestão e vou experimentar neste camaro, que é aplicar a parte fosca do papel alumínio no tanque de combustível . . .vamos ver o que vai dar.
Quando for usar a técnica "Olha que bonito tio!!" de desmanchar o modelo, lembre-se apenas d escolher bem o modelo a ser desmanchado . . . pois depois dá um trabalhão para recomeçar . . . rsrsrs
Valeu amigo!
Abraços!
Silas
Silas