SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Hawker Typhoon MK-1b - 1/72 - Academy

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Gharou
Novato
Nome: Nilton C. Poletto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Hawker Typhoon MK-1b - 1/72 - Academy

Mensagem por Gharou »

Vou iniciar meu primeiro GT.
Esta sera minha segunda montagem, que tenho certeza que cometerei menos erros do que a primeira, mas com certeza não faltarão, montando e aprendendo.

Vou apresentar primeiro o Avião.....

O Hawker Typhoon (Tiffy na gíria da RAF), foi um caça-bombardeiro britânico produzido pela Hawker Aircraft. Foi desenhado para ser um caça de altitude média-alta, como um substituto para o Hawker Hurricane, mas vários problemas de projeto foram encontrados e nunca serviu a este propósito.
O Typhoon foi projetado para suportar 12 metralhadoras ter um motor de 2000cv. Seu inicio de operações em meados de 1941 foi marcado por problemas e por vários meses a aeronave enfrentou um futuro duvidoso. Quando a Luftwaffe trouxe o formidável Focke-Wulf Fw 190 em serviço em 1941, o Typhoon era a única aeronave da RAF capaz de captura-lo em baixas altitudes, como resultado, conseguiu um novo papel como um caça de baixa altitude.
Através do apoio de pilotos como Roland Beamont, foi muito utilizado em missões noturnas e de longo alcance.
Desde o final de 1942, o Typhoon foi equipado com bombas e foguetes e a partir do final de 1943, foguetes RP-3 foram adicionados ao seu arsenal. Usando essas duas armas, o Typhoon tornou-se um dos aviões de ataque ar-terra de maior sucesso da Segunda Guerra Mundial.

Este caça foi utilizado pelos seguintes países:
Inglaterra
Canada
Australia
Belgica
Nova Zelandia

Atualmente há somente 1Hawker Typhoon completo existente (serial MN235), esta em exposição no museu da RAF em Hendon, North London. (abaixo)
Imagem

Especificações:
Imagem

Crew: Um
Comprimento: 9,73 m
Wingspan: 12,67 m
Altura: 4,66 m
Área da asa: 29,6 m²
Peso vazio: 4,010 kg
Peso carregado: 5,170 kg
Max. peso de decolagem: 6.010 kg
Motor: 1 × Napier Sabre IIA, IIB ou IIC motor de pistão refrigerado a líquido H-24, 2.180, 2.200 ou 2.260 hp (1.626, 1.640 ou 1.685 kW)
Hélices: 3 ou 4 lâminas
Velocidade máxima: 663 km / h a 5.485 m com hélice de 4 pás
Velocidade de Stall: 142 km / h IAS com abas para cima
Alcance: 821 km
Teto de serviço: 10.729 m
Taxa de subida: 13,59 m / s
Carregamento da asa: 223,5 kg / m²
Energia / massa: 0,33 kW / kg

Armamento
Metralhadora: 4 x 20 mm Hispano Mk II
Rockets: 8 × foguetes RP-3 não guiados ar-terra.
Bombas: 2 × 227 kg ou 2 × 454 kg
Gharou
Novato

Re: Hawker Typhoon MK-1b - 1/72 - Academy

Mensagem por Gharou »

E segue o Kit.

Caixa
Imagem

Manual e adesivos.
Imagem
Achei melhor detalhado em comparação com o Supermarine da Revell que montei, talvez a Revell Alemã tenha melhor apresentação. Estou pegando, na medida do possível, um kit de cada fabricante para ver qual que gosto mais.

Sprues
Imagem
Vi alguns kits aqui no fórum que possuem paines de instrumentos e cockpits com mais detalhes, imagino que dependa do fabricante.

Imagem
vou usar a opção de 4 hélices.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Dos que já montei:
- Revell ruim
- Academy bom custo benefício e cada vez melhor
- Tamiya excelente.

Acompanhando!
Nerum
Super Membro
Nome: Nerum Mortagua
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Nerum »

Opa chegando para acompanhar ... :thumbup:
Imagem
Gharou
Novato

Mensagem por Gharou »

Primeiras ações do dia.
Pintar e montar as partes do acento e cockpit.

As partes que estarão parcialmente expostas após a montagem.
Imagem
Tentei detalhar o que estava em alto relevo, mas sem usar drybrush, técnica que ainda tenho que praticar. Pintei com pincel fino e até que ficou com.

O painel
Imagem
com o close-up da para ver o quando borrei a pintura... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: reparei depois que vi a foto, parecia tão bom a olho nu. (sim, teria que usar óculos, mas sou teimoso).

O banco e a parte que vai no nariz do avião.
Imagem
A primeira arriscada de drybrush no chão do cockpit (segunda na verdade, tive que repintar depois da primeira), motivo que ainda tenho que praticar isso.
Primeira vez que tento imitar um cinto de segurança. Usei a embalagem de um remédio que vem em alumínio. Não é tão detalhado.....engana.

A carcaça colada, depois tento tirar fotos mais próximas.
Imagem

Imagem

por hoje é só. Manda bala em conselhos., sugestões, reclamações (para este tem que pegar senha e a maquina que distribui quebrou)....por mais que eu fique xeretando o fórum, sempre escapa alguma coisa.

Obrigado :aeee: :aeee: :aeee:
cesar2b
Super Membro
Nome: Cesar Vieceli

Mensagem por cesar2b »

Opa to de.olho,gosto do avião, agora sobre seu progresso está espestacular,sendo seu segundo kit!
Alguns detalhezinhos que podem melhorar a qualidade do seu kit e o local do dry-brush,tente fazelo onde normalmente ou relevo a desgaste por exemplo vi q você fez um pouco no lado esquerdo do cockpit no chão(não sei se foi tentado acertar o fio ou fazendo o desgaste mesmo)
Mais se for pelo desgaste, pense que é difícil o pé de alguém chegar lá ou seja menos contato o qie deixa a tinta inteira
Outra coisa o painel, ficou legal mais da uma olhada em fotos e tenta fintar os instrumentos das cores certas
Esses detalhes não precisa se preocupar agora com o tempo tu acerta,mais estou vendo seu esforço e acho que da pra destacar isso que nas suas próximas montagens vai melhorar!!
Gharou
Novato

Mensagem por Gharou »

Obrigado César.
O desgaste do chão não foi proposital... falta de expertise mesmo Rsrsrs.. Tentava pintar as partes em alto relevo (obrigado pela sugestão, não tinha pensado em desgastar mais nas partes com mais uso pelos pilotos)..
Gharou
Novato

Mensagem por Gharou »

Com muito sono...mas a empolgação da chegada das brocas me deixou acordado por mais alguns minutos.
Agora fiz a furação para encaixar os foguetes das asas...

Imagem

Imagem
preciso limpar melhor os furos....

Imagem

A próxima etapa é montar as asas, encaixar mais algumas partes.......outras partes.....partes aqui ....ali.....
AEBell
Super Membro
Nome: Anthony Bell

Mensagem por AEBell »

Muito bom!
gostei do plainel...nessa escala não é fácil esses detalhas! :clap:
Gharou
Novato