É a primeira vez que eu trabalho com um kit da Fujimi e posso dizer já desde este primeiro dia que é o melhor kit com que eu já trabalhei. Até então eu só tinha trabalhado com kits Revell e Tamiya, mas este aqui está me surpreendendo positivamente.
O kit Fujimi é extremamente detalhado e desafiador. A quantidade de pecinhas minúsculas é enorme. Parece que eu já fiz um monte de coisa, mas ainda não fiz nem a metade.
O plástico japonês é mais macio que o da Tamyia. Isso é ótimo por um lado, porque preciso lixar menos para conseguir o resultado desejado, mas por outro lado é perigoso porque rapidamente perdemos o ponto. Por isso resolvi adotar apenas as lixas #400, #600 e #1200.
Também por conta do kit da Fujimi ser muito bem detalhado eu tomei duas decisões:
- 1. Resolvi lixar apenas as onde fosse necessário, para não estragar nenhum detalhe da peça
2. Não estou cobrindo as marcas de injeção onde eu já sei que ficará coberto ou será colada alguma peça por cima. Assim eu não perco tempo com coisas desnecessárias
Bom, vamos começar.
Antes de qualquer coisa eu tive que pesquisar quais tintas são usadas verdadeiramente para o KIT. Como a Fujimi usa Gunze Sangyo e está tudo perfeitamente em japonês, eu tive que procurar umas tabelas de referência para tintas acrílicas (Tamiya) e esmalte (Humbrol e Revell). Achei nas referências que eu já tinha e com as tintas que eu tinha eu decidi usar as tintas Humbrol, para variar um pouco das tintas Tamyia que usei nas minhas duas últimas montagens.
Vejam:

Agora a lista de tintas que eu escolhi:

Tendo já me certificado de que eu tenho todas as tintas nas cores corretas conforme indicado pelo Kit, vamos à limpeza das peças.
Pra variar, eu não costumo seguir o manual para montagem. Pego as peças para tirar do sprue e lixar conforme acho que é importante e tentando, na medida do possível, juntar em grupos para ir montando o que for possível antes de pintar, desde que tenham as mesmas cores.
Uma coisa que eu achei impressionante nesse kit até o momento: não teve nenhuma peça em que eu precisei aplicar o Putty. As peças são montadas de forma que as marcas de junção não fiquem aparentes, aí você não precisa aplicar o corretivo para tirar aquela divisão. Achei isso muito inteligente e interessante. Vamos ver se com o restante da montagem esse panorama continua.
Vamos às fotos:

Antes mesmo de tirar o fundo do sprue já dá pra notar a quantidade de detalhes que as peças da Fujimi tem. Se comparar com as peças da Tamyia é notória a diferença.
Não fiz muita coisa nessa peça. Só, depois de tirar do sprue, lixei para deixar a peça limpa e separei.
Depois fui lixar o bloco que recebe o cockpit. Mais uma vez só tirei do sprue, lixei para deixar a peça lisa onde ela foi cortada e pronto. Separei, fiz um teste de montagem com o fundo e deixei separada.

Fiz o mesmo com a lateral do carro que fica embaixo do chassis. Vocês vão perceber como a peça ficou brilhando, mas é porque eu não lixei ela no meio. Isso está me incomodando um pouco, porque estou inseguro com relação à aderência do primer. De qualquer forma prefiro arriscar isso do que lixar e arriscar perder os detalhes da peça.

Bom, fiz alguns testes de montagem para ver como as peças se encaixavam. Uma coisa que achei bom também é que as peças da Fujimi tem uns pinos de encaixe para que você não erre o local da montagem. Achei isso muito bom. E os pinos são tão juntos que se eu quisesse nem usaria cola.

Depois disso passei para o motor. Sempre gosto de montar o motor primeiro porque tem várias peças e muitas delas com a mesma cor. Assim eu consigo montar as peças o máximo possível antes de pintar. Isso é muito bom porque as peças encaixam muito melhor e ficam bem mais juntas. E, quando possível, tiro as marcas de junção em peças que teoricamente deveria ser única. A boa surpresa, neste caso, é que todas as marcas de junção ficam escondidas ou serão escondidas por peças que serão coladas posteriormente. Vejam:

Duas imagens do motor antes de começar a montagem. Vejam a quantidade de detalhes nele... Simplesmente não dá pra lixar.
Vejam também que o motor, internamente, tem os pinos de junção. É assim com todas as peças.

Atenção nessa imagem acima. Olha só o detalhe da peça onde aparece o RENAULT. Essa peça será um desafio extremo, porque o fundo é preto, as letras são prata e os fios são amarelos. Imagina pintar tudo isso... Mas acho que tenho uns truques na manga que vou mostrar depois para vocês.

Depois disso parti para algumas peças secundárias para descartar alguns sprues vazios. Lateral, aerofólio dianteiro e freios dos pneus.

Um detalhe para os freios do pneu. No kit Tamyia os freios dos penus é uma peça única, somente pintada com cores diferentes. No kit da Fujimi são literalmente peças diferentes. E a foto abaixo mostra o que é necessário para montar as peças que irão compor os freios do carro.

Bom pessoal, por hoje é só. Amanhã tem mais limpeza das peças.