Bem, a composição do diluente da Tamiya é Queroseno (78%) e DecalHidroNahpthalene (22%). Não percebo nada de produtos químicosSekiji escreveu:se não me engano é alcool isopropilico sim que vem nos vidros de diluente da tamiya, o Cassio se não me engano falou isso hehe

Quem tem acompanhado as minhas montagens sabe que uso quase exclusivamente tintas Tamiya. Apenas uma ou duas vezes utilizei tintas Gunze (tenho algumas essencialmente para comparar as tintas gunze com as misturas que faço com as tintas Tamiya) e só nos interiores. Não acerto muito bem com as tintas semibrilhantes e brilhantes.
Já tentei diluir as tintas com o álcool mas não gostei. Quanto pintei com o aerógrafo criou uma espécie de pó na superfície do modelo. Já diluí com água e não gostei. Como já aqui foi dito, usam álcool isopropílico mas atenção na diluição porque fica esbraquiçada. Ora com o diluente próprio da Tamiya isso não acontece. Uso normalmente uma proporção de 40% de diluente para pintar o modelo. Nunca tive esse problema. Dou luzes e sombras (post-shading) em que faço uma diluição com cerca de 80% de diluente e nunca a tinta ficou esbranquiçada. Será que o diluente da Tamiya é mesmo álcool isopropílico?
Já li neste fórum problemas com outras tintas que, felizmente, nunca tive com as Tamiya.
Para mim um dos grandes defeito das tintas Tamiya será a reduzida gama de tintas específicas tanto para carros de combate (tem para os modelos Alemães) como para os aviões, apesar que, com o lançamento dos modelos na 1/32, esse problema está sendo atenuado. Já tem as tintas específicas para os modelos Japoneses e ingleses

Espero ter ajudado
Um abraço
ajcmac