Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

começando com tamiya acrilica e model air vallejo

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

ajcmac
Super Membro
Nome: António Machado
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: começando com tamiya acrilica e model air vallejo

Mensagem por ajcmac »

Sekiji escreveu:se não me engano é alcool isopropilico sim que vem nos vidros de diluente da tamiya, o Cassio se não me engano falou isso hehe
Bem, a composição do diluente da Tamiya é Queroseno (78%) e DecalHidroNahpthalene (22%). Não percebo nada de produtos químicos :oops: mas é isto que vem escrito no frasco. Não sei se algum destes produtos corresponde ao álcool isopropílico.

Quem tem acompanhado as minhas montagens sabe que uso quase exclusivamente tintas Tamiya. Apenas uma ou duas vezes utilizei tintas Gunze (tenho algumas essencialmente para comparar as tintas gunze com as misturas que faço com as tintas Tamiya) e só nos interiores. Não acerto muito bem com as tintas semibrilhantes e brilhantes.

Já tentei diluir as tintas com o álcool mas não gostei. Quanto pintei com o aerógrafo criou uma espécie de pó na superfície do modelo. Já diluí com água e não gostei. Como já aqui foi dito, usam álcool isopropílico mas atenção na diluição porque fica esbraquiçada. Ora com o diluente próprio da Tamiya isso não acontece. Uso normalmente uma proporção de 40% de diluente para pintar o modelo. Nunca tive esse problema. Dou luzes e sombras (post-shading) em que faço uma diluição com cerca de 80% de diluente e nunca a tinta ficou esbranquiçada. Será que o diluente da Tamiya é mesmo álcool isopropílico?

Já li neste fórum problemas com outras tintas que, felizmente, nunca tive com as Tamiya.

Para mim um dos grandes defeito das tintas Tamiya será a reduzida gama de tintas específicas tanto para carros de combate (tem para os modelos Alemães) como para os aviões, apesar que, com o lançamento dos modelos na 1/32, esse problema está sendo atenuado. Já tem as tintas específicas para os modelos Japoneses e ingleses :clap: .

Espero ter ajudado

Um abraço

ajcmac
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

opa valeu as dicas ajmac obrigado :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
sprue_tiger
Membro
Nome: Nilton

Mensagem por sprue_tiger »

ajcmac escreveu:
Bem, a composição do diluente da Tamiya é Queroseno (78%) e DecalHidroNahpthalene (22%). Não percebo nada de produtos químicos :oops: mas é isto que vem escrito no frasco. Não sei se algum destes produtos corresponde ao álcool isopropílico.

Quem tem acompanhado as minhas montagens sabe que uso quase exclusivamente tintas Tamiya. Apenas uma ou duas vezes utilizei tintas Gunze (tenho algumas essencialmente para comparar as tintas gunze com as misturas que faço com as tintas Tamiya) e só nos interiores. Não acerto muito bem com as tintas semibrilhantes e brilhantes.

Já tentei diluir as tintas com o álcool mas não gostei. Quanto pintei com o aerógrafo criou uma espécie de pó na superfície do modelo. Já diluí com água e não gostei. Como já aqui foi dito, usam álcool isopropílico mas atenção na diluição porque fica esbraquiçada. Ora com o diluente próprio da Tamiya isso não acontece. Uso normalmente uma proporção de 40% de diluente para pintar o modelo. Nunca tive esse problema. Dou luzes e sombras (post-shading) em que faço uma diluição com cerca de 80% de diluente e nunca a tinta ficou esbranquiçada. Será que o diluente da Tamiya é mesmo álcool isopropílico?

Já li neste fórum problemas com outras tintas que, felizmente, nunca tive com as Tamiya.

Para mim um dos grandes defeito das tintas Tamiya será a reduzida gama de tintas específicas tanto para carros de combate (tem para os modelos Alemães) como para os aviões, apesar que, com o lançamento dos modelos na 1/32, esse problema está sendo atenuado. Já tem as tintas específicas para os modelos Japoneses e ingleses :clap: .

Espero ter ajudado

Um abraço

ajcmac
Mestre António, você é referência para mim em termos de pintura, sabe tudo e mais um pouco! :thumbup:

Só estranhei o seguinte, eu comprei um pote de 250 ml de thinner da Tamiya, mais especificamente:
Tamiya Color - Acrylic Paint X-20A Thinner

A composição indicada no pote é N-Propanol e Butyl Alchohol.

Por isso achei estranho esta composição que você citou... :?

Um abraço!
Nilton
ajcmac
Super Membro
Nome: António Machado

Mensagem por ajcmac »

sprue_tiger escreveu:
Mestre António, você é referência para mim em termos de pintura, sabe tudo e mais um pouco! :thumbup:

Só estranhei o seguinte, eu comprei um pote de 250 ml de thinner da Tamiya, mais especificamente:
Tamiya Color - Acrylic Paint X-20A Thinner

A composição indicada no pote é N-Propanol e Butyl Alchohol.

Por isso achei estranho esta composição que você citou... :?

Um abraço!
Nilton
Achei estranho e pensei que tinha tirado a fórmula do X-20. Afinal não me enganei. É mesmo a fórmula que vem indicada no X-20A.

Imagem

Imagem

Continuo a achar que o ideal é mesmo usar o diluente próprio de cada marca.

Um abraço

ajcmac
sprue_tiger
Membro

ajcmac escreveu:
Achei estranho e pensei que tinha tirado a fórmula do X-20. Afinal não me enganei. É mesmo a fórmula que vem indicada no X-20A.

Continuo a achar que o ideal é mesmo usar o diluente próprio de cada marca.

Um abraço

ajcmac
Mestre António, eu concordo também com você, o diluente é a melhor opção!

Mas o mistério da sua composição continua.
Segue abaixo foto do meu diluente, comprado pela internet de Hong Kong, produzido para o mercado norte-americano:
Imagem

Imagino que devido a restrições legais de cada país, a Tamiya possa ter desenvolvido fórmulas diferentes do produto.

Resta saber se na prática seu funcionamento é realmente igual... :?

Abraço,
Nilton
sprue_tiger
Membro

Mais um com os mesmos ingredientes do meu:
http://mfpilot.com/index.php?main_page= ... ts_id=1632

:? :? :? :?
fleite
Super Membro
Nome: Fernando Leite

Mensagem por fleite »

Estranho...
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Adriano Souza
Membro
Nome: Adriano Souza

Mensagem por Adriano Souza »

Só completando as informações: As tintas Tamiya acrílicas podem ser duluídas perfeitamente com álcool isopropílico. Se achar fácil e barato o diluente daTamiya, ótimo, caso contrário pode ir de álcool isopropílico que faz o mesmo serviço. Já as as Vellejo o diluente é bem mais barato e fácil de se encontrar: ÁGUA ! :D
sprue_tiger
Membro

ajcmac escreveu: Uso normalmente uma proporção de 40% de diluente para pintar o modelo. Nunca tive esse problema. Dou luzes e sombras (post-shading) em que faço uma diluição com cerca de 80% de diluente e nunca a tinta ficou esbranquiçada.
Ajcmac, apenas para ter certeza, 40% de diluente quer dizer 10 partes de tinta + 4 partes de diluente?
E 80% de diluente, 10 partes de tinta + 8 partes de diluente?

Obrigado!
Nilton
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Acho que 40% é 6:4.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2
Responder

Voltar para “Pintura”