Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Dúvida quanto ao primer e detalhes do modelo.

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Pollux
Acabei de Chegar
Nome: Claudio Marcelo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dúvida quanto ao primer e detalhes do modelo.

Mensagem por Pollux »

Oi pessoal, minha primeira dúvida , depois de muitas leituras não cheguei a uma conclusão.
Estou aplicando primer da acrilex em um modelo, utilizando aerógrafo e diluindo em vidrex.
Irei pintar com tintas acrilex em sua maioria e uma ou outra parte com tinta para modelismo mesmo.

Ontem tive minha primeira experiência com o aerógrafo e achei relativamente fácil passar a primeira demão, porém surgiram as dúvidas após o processo:
Apliquei bem pouquinho para não cobrir os detalhes dos sulcos do modelo, rebites e tudo. É um modelo 1/72 então acho que primer mais tinta pode acabar encobrindo os detalhes.
Isso é normal? Devo passar mais uma demão e deixar mais grosso o primer? Passei só o suficiente pra ficar áspero.
Vi um modelo pintado e tudo estava visível.

Testando o aerógrafo , pintei uma tampa de pote de sorvete e um daqueles tubos de DVD. Pra ver como ficava, depois até passei tinta também. Mas hoje fui ver o pote e apesar de firme ao toque, passando a unha tudo saiu, tinta e tudo. Acho que isso não deveria acontecer, certo?

Também passei primer sobre algumas peças ainda na árvore. Alguém mais faz assim?

Por fim,lendo outro tópico , li sobre lixar o primer antes da pintura. Notei que o primer deixa áspero ao toque mas não sei se devo lixar.

Qualquer dica é bem-vinda. :thumbup:
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Dúvida quanto ao primer e detalhes do modelo.

Mensagem por Kakadu »

Antes de pintar a superfície, tente lixar levemente com lixa d'água 600, apenas o suficiente parar tirar o brilho da superfície e depois dê uma lavada com água e detergente. A tinta vai aderir melhor. Da mesma forma, após aplicado o primer, de uma lixada com lixa 600 e lave novamente. Eu prefiro pintar as peças fora da árvore, a não ser que sejam muito pequenas. Abraços.
Pollux
Acabei de Chegar

Mensagem por Pollux »

Legal, é que realmente tem umas peças muito pequenas, achei mais fácil passar o primer ainda na árvore, depois vou pintar com pincel as peças menores.
Mas e quanto a sair o primer se vc arranhar é normal? Estou com receio de perder os detalhes dos rebites também, não sei se é prática comum reforçar esses detalhes.
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Mensagem por Kakadu »

Dependendo da força aplicada, a tinta pode sair sim, é difícil dizer se é normal ou não. O melhor teste que vc pode fazer e usar uma fita de mascaramento. Bote a fita na área pintada e puxe-a. Se a tinta sair, então é problema sim. Ou tente lixar levemente com a lixa 600, a tinta não pode descascar. Em relação aos detalhes,eu recomendo não passar muitas demãos de tinta ou eles realmente vão sumir. É prática comum reforçar os detalhes sim, é o chamado "wash". Provavelmente o modelo que vc viu usou está técnica. Abraços.
Pollux
Acabei de Chegar

Mensagem por Pollux »

Bom, dei uma segunda demão de primer, acho que ficou bem bom, não escondeu os detalhes. acho que já peguei o jeito com o aerógrafo. Vamos ver...
Responder

Voltar para “Pintura”